Como configurar Feed corretamente no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das melhores formas de manter o seu público conectado constantemente com seu blog, é através de Feed e Newsletter. Ao seguir (assinar) o Feed de um blog ou site, podemos receber todas as atualizações, por isso você precisa investir nesse recurso para seu blog também. O Blogger é bem simples e prático para ativar o sistema de Feed. Se estiver configurado corretamente, pode ser uma grande fonte de tráfego e fidelização do seu público para você.

O Blogger já está pronto para funcionar distribuindo o conteúdo do seu blog via Feed e newsletter, só que o recurso precisa ser ativado e configurado. Também é preciso integrar isto com o FeedBurner da Google, que gerencia tudo isso. Uma vez feita as configurações, não há mais com o que se preocupar, pois tudo funcionará automaticamente.

Se você não sabe muito sobre Feeds, recomendo que leia também:

A primeira coisa a fazer é ativar o Feed e permitir sua publicação, selecionando as melhores opções direto no painel do Blogger: Para isso, vá ao menu “Configurações” ~> “Outro”, como na imagem abaixo.

Como configurar Feed no painel do Blogger

Note a área que diz “Feed do site”. É aí que constam três possibilidades de uso do Feed no Blogger. A primeira trata justamente das permissões. Por padrão vem “Personalizar” e as opções ficam marcadas como “Nenhum”. Isso significa que seu blog não está distribuindo nenhum Feed.

Dentro das opções de “Personalizar” você ainda pode escolher:

  • Completa = para permitir a distribuição total do seu conteúdo para os leitores de Feed. É altamente recomendável.
  • Até jump break = os leitores de Feed só poderão ver a parte do post que vai até a quebra do “Leia mais”. Para ler o restante eles precisarão acessar o seu blog.
  • Sinopse = exibirá apenas um resumo de até 400 caracteres do conteúdo publicado. O restante precisará ser lido dentro do blog.
  • Nenhum = Bloqueia por completo o Feed do Blog.

O mais recomendável é distribuir por completo o Feed do seu blog, permitindo os leitores de ver todo o conteúdo direto, por seu um público mais fidelizado. Depois de escolher a opção desejada, vamos ao último passo.

Será preciso redirecionar o Feed do seu blog para um serviço de administração de Feeds. No caso recomendamos o FeedBurner, que é da própria Google e está integrado facilmente ao Blogger.

Não é preciso fazer esse redirecionamento, pois o endereço padrão do Feed do Blogger funciona sem problemas. A dificuldade está no endereço e nas funcionalidades. O endereço é grande e estranho, além de que não há estatísticas, nem recursos de newsletter e outras melhorias.

O endereço é algo assim:

http://NOMEdoBlog.blogspot.com/feeds/posts

Nesse caso você terá de seguir um outro tutorial para criar uma conta no FeedBurner, ativar o serviço e completar o procedimento no painel do Blogger:

Se você já tem uma conta no FeedBurner redirecionando o seu Feed, então bastará adicionar a “URL de redirecionamento de Feed” no campo indicado, como no exemplo da imagem abaixo:

Claro, no exemplo da imagem está a URL do nosso Feed aqui no [ Ferramentas Blog ].

Salve as configurações clicando no botão alaranjado do canto superior direito da tela e tudo já estará devidamente configurado e funcionando para você divulgar para os seus leitores.

Todas as estatísticas e serviços voltados para Feed estarão disponíveis no seu painel do FeedBurner.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

20 Comentários

  1. Um problema que eu acho no exibir feed completo é o limite de tamanho. Chega uma hora que o feed para pq tem muitos dados. Essa semana um blog que eu sigo parou de atualizar o feed por causa do tamanho do arquivo. Eu não gosto de feed completo por causa disso.

    Responder

    • Diana,
      Nunca vi falar de Feed parar por conta de tamanho. Acredito que o problema tenha sido outro. Conheço blogs com milhares de artigos e conteúdos, cujos Feeds funcionam perfeitamente e são mantidos pelo FeedBurner da Google.

      Responder

      • Na aba de problemas do próprio FeedBurner tem uma orientação sobre o assunto:

        “The trouble: Your Original Feed is too doggone big! FeedBurner does not process feeds that are larger than 512K. Remember, your feed is an update on your content — not an archive for it — and you should use your publishing tools’ controls to make sure your feed doesn’t grow like kudzu possessed.
        The fix: Follow this help topic to control feed file size with Blogger; other publishing tools have similar controls.”

        É esse tamanho a que eu me referia, quando eu tinha blog o feed parou por causa disso e essa semana vi acontecer em outro blog, do Blogger.

        Responder

  2. Pra mim foi de grande valia esse post, já passei algumas horas tentando arrumar o feed do meu blog e não conseguia. Sou novo na blogosfera, mas antes mesmo de iniciar meu blog eu li muito o Ferramentas Blog. Vai meus agradecimentos a Marcos Lemos, o autor, e parabéns pelo trabalho, desejo mais sucessos! Att Eurico Gomes

    Responder

  3. Estou achando estranho, pois, a algumas semanas atrás criei um novo blog [link suprimido], e se me lembro bem, o feed dele já veio automaticamente configurado com o feedburner.

    Posso estar me confundindo, mas lembro de ter ficado impressionado com o fato de finalmente a Google ter integrado de vez os dois serviços.

    Mas de qualquer forma, o post ainda é válido para blogs antigos que ainda não fizeram isso. Parabéns!

    Responder

    • Vinicius realmente o primeiro blog vem configurado, porem se você tiver mais de um blog na mesma plataforma, ou se você mudar o nome (que foi o meu caso) aí você realmente mudar conforme explica o post acima!

      Responder

  4. Não haveria uma perda de pageviews e talvez de renda no adsense se os leitores do blog não precisarem acessar o site para ler seu conteúdo? Sou novo na área e estou tentando chegar a uma conclusão sobre a vantagem do feed completo. Ao que me parece, ele desestimula a visita ao site, que é importante se há objetivo de renda.

    Responder

    • Rafael,

      O público fidelizado pelo Feed tende a voltar mais ao seu Blog, pois não perdem o contato. Eles sempre se lembrarão que seu Blog existe. Ao contrário de quem não assinou nada e não segue seu blog.

      Responder

  5. Era isso que eu tava precisando 🙂
    Já coloquei o meu feed como sinopse, assim é bom que se o leitor se interessar pelo texto ele tem que entrar no blog pra ler tudo.

    Obrigado Marcos, abraços.

    Responder

  6. Problema: Como mandar todos os posts da semana em um e-mail só. Não quero meus assinantes recebendo 7 e-mails diferentes de uma vez. Quero publicar alguns conteúdos somente na sexta-feira à noite, em um e-mail somente, mas ter a possibilidade de postar outras coisas durante a semana e enviar o e-mail, se for necessário. Grato pela ajuda. Como o Blog não está ativo ainda, tenho toda a mobilidade de mudar tudo, inclusive o Blog.

    Responder

  7. olá , não tenho experiencia com códigos html , não consigo ativar meu feed, no FeedBurner, dar esse erro. Pode me ajudar?
    O URL não está referenciado num arquivo XML válido. Encontramos o seguinte problema: Erro na linha 1: as estruturas de documentos XML devem voltar e começar dentro de uma entidade.

    não consigo resolver isso.
    paula

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.