Como configurar Feed corretamente no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das melhores formas de manter o seu público conectado constantemente com seu blog, é através de Feed e Newsletter. Ao seguir (assinar) o Feed de um blog ou site, podemos receber todas as atualizações, por isso você precisa investir nesse recurso para seu blog também. O Blogger é bem simples e prático para ativar o sistema de Feed. Se estiver configurado corretamente, pode ser uma grande fonte de tráfego e fidelização do seu público para você.

O Blogger já está pronto para funcionar distribuindo o conteúdo do seu blog via Feed e newsletter, só que o recurso precisa ser ativado e configurado. Também é preciso integrar isto com o FeedBurner da Google, que gerencia tudo isso. Uma vez feita as configurações, não há mais com o que se preocupar, pois tudo funcionará automaticamente.

Se você não sabe muito sobre Feeds, recomendo que leia também:

A primeira coisa a fazer é ativar o Feed e permitir sua publicação, selecionando as melhores opções direto no painel do Blogger: Para isso, vá ao menu “Configurações” ~> “Outro”, como na imagem abaixo.

Como configurar Feed no painel do Blogger

Note a área que diz “Feed do site”. É aí que constam três possibilidades de uso do Feed no Blogger. A primeira trata justamente das permissões. Por padrão vem “Personalizar” e as opções ficam marcadas como “Nenhum”. Isso significa que seu blog não está distribuindo nenhum Feed.

Dentro das opções de “Personalizar” você ainda pode escolher:

  • Completa = para permitir a distribuição total do seu conteúdo para os leitores de Feed. É altamente recomendável.
  • Até jump break = os leitores de Feed só poderão ver a parte do post que vai até a quebra do “Leia mais”. Para ler o restante eles precisarão acessar o seu blog.
  • Sinopse = exibirá apenas um resumo de até 400 caracteres do conteúdo publicado. O restante precisará ser lido dentro do blog.
  • Nenhum = Bloqueia por completo o Feed do Blog.

O mais recomendável é distribuir por completo o Feed do seu blog, permitindo os leitores de ver todo o conteúdo direto, por seu um público mais fidelizado. Depois de escolher a opção desejada, vamos ao último passo.

Será preciso redirecionar o Feed do seu blog para um serviço de administração de Feeds. No caso recomendamos o FeedBurner, que é da própria Google e está integrado facilmente ao Blogger.

Não é preciso fazer esse redirecionamento, pois o endereço padrão do Feed do Blogger funciona sem problemas. A dificuldade está no endereço e nas funcionalidades. O endereço é grande e estranho, além de que não há estatísticas, nem recursos de newsletter e outras melhorias.

O endereço é algo assim:

http://NOMEdoBlog.blogspot.com/feeds/posts

Nesse caso você terá de seguir um outro tutorial para criar uma conta no FeedBurner, ativar o serviço e completar o procedimento no painel do Blogger:

Se você já tem uma conta no FeedBurner redirecionando o seu Feed, então bastará adicionar a “URL de redirecionamento de Feed” no campo indicado, como no exemplo da imagem abaixo:

Claro, no exemplo da imagem está a URL do nosso Feed aqui no [ Ferramentas Blog ].

Salve as configurações clicando no botão alaranjado do canto superior direito da tela e tudo já estará devidamente configurado e funcionando para você divulgar para os seus leitores.

Todas as estatísticas e serviços voltados para Feed estarão disponíveis no seu painel do FeedBurner.

.

20 Comentários

  1. Um problema que eu acho no exibir feed completo é o limite de tamanho. Chega uma hora que o feed para pq tem muitos dados. Essa semana um blog que eu sigo parou de atualizar o feed por causa do tamanho do arquivo. Eu não gosto de feed completo por causa disso.

    Responder

    • Diana,
      Nunca vi falar de Feed parar por conta de tamanho. Acredito que o problema tenha sido outro. Conheço blogs com milhares de artigos e conteúdos, cujos Feeds funcionam perfeitamente e são mantidos pelo FeedBurner da Google.

      Responder

      • Na aba de problemas do próprio FeedBurner tem uma orientação sobre o assunto:

        “The trouble: Your Original Feed is too doggone big! FeedBurner does not process feeds that are larger than 512K. Remember, your feed is an update on your content — not an archive for it — and you should use your publishing tools’ controls to make sure your feed doesn’t grow like kudzu possessed.
        The fix: Follow this help topic to control feed file size with Blogger; other publishing tools have similar controls.”

        É esse tamanho a que eu me referia, quando eu tinha blog o feed parou por causa disso e essa semana vi acontecer em outro blog, do Blogger.

        Responder

  2. Pra mim foi de grande valia esse post, já passei algumas horas tentando arrumar o feed do meu blog e não conseguia. Sou novo na blogosfera, mas antes mesmo de iniciar meu blog eu li muito o Ferramentas Blog. Vai meus agradecimentos a Marcos Lemos, o autor, e parabéns pelo trabalho, desejo mais sucessos! Att Eurico Gomes

    Responder

  3. Estou achando estranho, pois, a algumas semanas atrás criei um novo blog [link suprimido], e se me lembro bem, o feed dele já veio automaticamente configurado com o feedburner.

    Posso estar me confundindo, mas lembro de ter ficado impressionado com o fato de finalmente a Google ter integrado de vez os dois serviços.

    Mas de qualquer forma, o post ainda é válido para blogs antigos que ainda não fizeram isso. Parabéns!

    Responder

    • Vinicius realmente o primeiro blog vem configurado, porem se você tiver mais de um blog na mesma plataforma, ou se você mudar o nome (que foi o meu caso) aí você realmente mudar conforme explica o post acima!

      Responder

  4. Não haveria uma perda de pageviews e talvez de renda no adsense se os leitores do blog não precisarem acessar o site para ler seu conteúdo? Sou novo na área e estou tentando chegar a uma conclusão sobre a vantagem do feed completo. Ao que me parece, ele desestimula a visita ao site, que é importante se há objetivo de renda.

    Responder

    • Rafael,

      O público fidelizado pelo Feed tende a voltar mais ao seu Blog, pois não perdem o contato. Eles sempre se lembrarão que seu Blog existe. Ao contrário de quem não assinou nada e não segue seu blog.

      Responder

  5. Era isso que eu tava precisando 🙂
    Já coloquei o meu feed como sinopse, assim é bom que se o leitor se interessar pelo texto ele tem que entrar no blog pra ler tudo.

    Obrigado Marcos, abraços.

    Responder

  6. Problema: Como mandar todos os posts da semana em um e-mail só. Não quero meus assinantes recebendo 7 e-mails diferentes de uma vez. Quero publicar alguns conteúdos somente na sexta-feira à noite, em um e-mail somente, mas ter a possibilidade de postar outras coisas durante a semana e enviar o e-mail, se for necessário. Grato pela ajuda. Como o Blog não está ativo ainda, tenho toda a mobilidade de mudar tudo, inclusive o Blog.

    Responder

  7. olá , não tenho experiencia com códigos html , não consigo ativar meu feed, no FeedBurner, dar esse erro. Pode me ajudar?
    O URL não está referenciado num arquivo XML válido. Encontramos o seguinte problema: Erro na linha 1: as estruturas de documentos XML devem voltar e começar dentro de uma entidade.

    não consigo resolver isso.
    paula

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.