Como configurar o FileZilla FTP

O Filezilla é um cliente open source de gerenciamento de arquivos via FTP, para quem usa WordPress.org por exemplo o programa é de grande utilidade, pois o utilizamos para realizar quase todos os tipos de tarefas no wordpress, desde a instalação da plataforma em si, até a adição de um novo plugin ou tema.

Portanto, neste tutorial vou mostrar alguns conceitos básicos sobre utilização do software.

Antes de iniciar-mos veja uma pequena definição Wiki  de FTP (File Transfer Protocol):

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

Para dar início as configurações será necessário que você já tenha em mãos os dados FTP do seu site ou blog geralmente fornecidos pela empresa de hosting contratada ou gratuita, e claro, o cliente Filezilla instalado no seu PC, clique aqui para fazer o download gratuito.

Após a instalação, vamos as configurações iniciais. Na barra horizontal do programa clique em “Arquivos” e “Gerenciar Sites”.

Filezilla FTP - Clique para ampliar

Em seguida você deve clicar em “Novo Sítio” para inserir os dados FTP do seu blog.

Filezilla FTP - Clique para ampliar

Após a inserção dos dados FTP basta clicar em “Conectar” e você já deve visualizar todas as pastas e arquivos do seu blog:

Filezilla FTP - Clique para ampliar

Como mostra a imagem acima, na janela [1] deve estar listado todos os arquivos e pastas do seu computador, já na outra janela [2] encontra-se os arquivos do seu blog no servidor.

Para fazer o upload (do PC para o Servidor) basta arrastar o arquivos ou pasta da janela [1] para a janela [2], e para fazer o download (do Servidor para o PC)  o caminho é o inverso.

Vale lembrar que o processo citado no tutorial acima é válido para plataforma WordPress.org e não para WordPress.com, em breve explicarei a diferença entre ambos.

Até já!

 

3 Comentários

  1. Eu gostei do artigo, porém achei que não é muito didático, já que fica parecendo que o público alvo desse texto é formado por pessoas que já possuem um certo conhecimento de programação e outras questões atinentes à transferência de arquivos pelo protocolo objeto do Filezilla.

    Eu mesmo sou um iniciante e fiquei com dúvidas como, por exemplo, quais são os tais dados FTP do seu blog, qual é a senha e o usuário/login que a pessoa deve inserir no espaço correspondente (se é do banco de dados MySQL ou do login no painel de controle no localhost), etc.

    Muitas vezes objetividade demais atrapalha e acho que isso tirou um pouco da graça do artigo.

    Enfim, parabéns de qualquer maneira, pois o site é ótimo, mas fica a minha dica para explicações um pouco mais prolixas.

    Obrigado.

    Responder

  2. Já deu uma boa cariada na mente a tempos tendo instalar uma janela Poup Up e não consigo agora vou tentar, quero ver também se consigo colocar um template com plugins no painel já que em um blog meu (wordpres

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.