Como conseguir interação massiva com seu blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das coisas que mais agrada um blogueiro é ver seu blog cheio de comentários, RTs no Twitter e curtidas no Facebook (claro, +1 no Google+). A interação é a melhor parte para que o blogueiro se sinta aceito. É quase um sentimento de “sou popular” do tempo de escola. Há um truque, um segredo que gera um nível massivo de interação e que dificilmente seu público leitor não fará. É possível conseguir sempre dezenas de comentários e muita interação nas redes sociais. Vou mostrar como!

Provoque e convoque as pessoas para uma ação

O segredo/truque é bem simples e vou provar meu ponto nesse artigo aqui mesmo.

Você está vendo essa barra flutuante aqui do lado esquerdo, que fica rolando com a página do Blog sempre que você mexe para cima ou para baixo? Então… clica aí!

Vai, clica num desses botões aí. Clica no botão de “Curtir” do Facebook e se você preferir, pode clicar também no de Tweet para compartilhar esse post no Twitter e nobotão do +1.

O ponto é que todo post de seu blog deve ter alguma chamada para ação. Ao pedir e instruir as pessoas para interagirem com seu blog, maiores são as chances de conseguir algo. Os artigos mais comentados desse blog são os que pedimos a opinião, solicitamos algo do público ou conversamos diretamente com ele. Provoque, questione, levante problemas ou resolva problemas que interessem seu público. Isso gerará mais comentários.

O gadget flutuante para Blogger que o Claudio criou tem mais de 290 comentários justamente porque oferece uma solução e pede a opinião das pessoas. Quando desafiei as mulheres blogueiras a mostrar a cara, o artigo recebeu mais de 150 comentários.

Uma promoção que ofereci um prêmio em troca de RTs no twitter, resultou em mais de 1.000 RTs.

A questão é: chamar seu público para uma ação, mas que seja coerente com o que se oferece. Fazer perguntas, responder os comentários, provocar no Twitter e no Facebook usando de criatividade e títulos chamativos, tudo isso amplia suas chances de interação.

O que você faz para atrair seu público?

Agora, se você só publica no Blog, sem fazer nada além disso esperando que as pessoas leiam e queiram comentar só porque viram algo, suas chances serão menores.

Mostra para os leitores e visitantes que você quer a opinião deles e que complementem as informações compartilhadas. Proponha debates e chame a curiosidade das pessoas para que queiram ir até o fim do texto e ainda compartilhar o que acabaram de ver.

As vezes um subtítulo que tenha uma pergunta, já será o suficiente para que o seu leitor queria participar. Pode parecer simples, mas é assim que funciona.

Vai comentar agora? Mas só depois de clicar em algum dos botões aí do lado, ok?

.

14 Comentários

  1. Boa Marcos, esse e um tema importantíssimo e necessário, postar conteúdo no blog, mais também divulgar seu conteúdo e interagir com o publico do blog!

    Responder

  2. Essa é uma dica importante, aliás, nenhum blogueiro gosta de ficar postando e não receber nenhum comentário. Esse post foi ótimo como todos os outros.
    É só por falar tem uma parte que está escrito assim: “Vai, clica num desses botões aí. Clica no botão de “Curtir” do Facebook e se você preferir, pode clicar também no de Tweet para compartilhar esse post no Twitter e nobotão do +1.”
    Aonde está escrito “nobotão” o certo seria “no botão”.

    Responder

  3. Uma das formas é colocar enquetes, acho importante. Mais nem todos os blogs é aconselhável Marcos. Interagir é o melhor que um blogueiro pode fazer com seus visitantes, bem como ter um conteúdo de qualidade como vc sempre indica e aconselha nos posts, abraço parceiro.

    Responder

  4. Twitei sim Marcos, porque o artigo realmente mereceu, as vezes nos temos um certo pudor que acaba atrapalhando, eu mesmo nuca tinha pensado em colocar uma frase explicita perguntando se o leitor gostou do artigo e se gostou que recomendasse, mas nos posts que coloquei, senti uma diferênça positiva, agora coloquei de forma automática, mas não consegui colocar logo no final do post, só abaixo dos botões e já senti que o resultado não é o mesmo, pois muita gente nem rola a página até o final.

    Responder

  5. Este artigo foi tão inspirador que fiz um post especialmente orientado pelas informações aqui contidas. Apesar de ainda não ter colocado em prática tudo o que aprendi aqui, pouco a pouco chego lá. Meu muito obrigado por tudo!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.