Como conseguir mais seguidores para o Twitter do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Twitter se tornou uma grande ferramenta de interação entre as pessoas e grande ajuda na troca de informações. Por isso os blogs podem ser os grandes beneficiados se conseguem um bom público os seguindo em suas contas de Twitter. Nos últimos meses passamos de poucos seguidores para mais de 4000 em nossa conta @FerramentasBlog e vou mostrar aqui como conseguir isso, sem truques e sem scripts, de forma honesta, com seguidores de verdade.

Não vou entrar aqui em detalhes sobre como usar o Twitter ou para que isso ser, pois já publiquei sobre o assunto:

Os gráficos são ótimos para mostrar evoluções em certos períodos. Em apenas 3 meses a conta do @FerramentasBlog cresceu em 2000 seguidores, sendo que em pouco mais de 6 meses de uso, já atingimos marca superior a 4000.

dados-twitter-seguidores

 

E não conseguimos isso fazendo nada além da nossa obrigação como blogueiro. As dicas que darei a seguir são bem concretas e fáceis de aplicar por qualquer pessoa. Estão em prática no meu blog desde março/2011, onde saltamos de 6 novos seguidores por dia, para receber mais de 25 novos seguidores/dia.

O que fazer para ter mais seguidores no Twitter?

A resposta é simples e passa por basicamente 3 táticas comprovadas e sem truques ou malabarismos. Você só precisa saber como divulgar e usar a sua conta do Twitter para atrair mais seguidores.

1. Chame os seguidores. As pessoas são vão saber que você tem um Twitter se divulgar isso ao máximo, diretamente dentro da página do seu blog. Cada nova visita é um seguidor em potencial.

Em praticamente todos os cantos do layout do meu blog é links, botões e sugestão para que, quem chegar até a página, veja qual é nossa arroba, clique e comece a nos seguir.

pagina-twitter-blog-links

 

Em todo o layout do meu blog espalhei 6 referências ao Twitter. Note que estão bem integrados ao layout, sendo que alguns são apenas sugestão de Retweet (RT), outros diretamente para seguir.

Não foi preciso nada grande ou muito chamativo. Desde que comecei a investir nisso, mais e mais seguidores surgem todos os dias. Cada nova visita no blog é um seguidor em potencial.

A principal tática foi colocar a sugestão de seguir o @FerramentasBlog logo no seguindo parágrafo de todos os posts do Blog. Junto a isso agreguei o fato de oferecer uma cópia gratuita do meu ebook “40 dias para salvar seu Blog”. Assim, cada RT gera um download e uma divulgação para atrair mais seguidores.

2. Produza conteúdo e interaja. Não produza conteúdo apenas no seu blog e o divulgue no Twitter. É preciso produzir conteúdo específico para quem te segue no Twitter. As pessoas querem informações, mas também precisam de interação. Converse, responda, dê RT em outros links. Mostre que a sua conta do Twitter é útil para aqueles que o seguem.

É preciso gerar a curiosidade de quem te segue e mostrar sua relevância para que eles também divulguem sua conta. Isso atrairá mais seguidores, pois gostamos de seguir as recomendações de nossos amigos.

3. Ofereça algo em troca. Dei o exemplo do ebook que dou para quem começa a nos seguir ou que dá RT num link específico de divulgação do ebook. Mas há outras forma de oferecer algo para seu público alvo.

Faça promoções, concursos e sorteios entre aqueles que seguem seu perfil. Muita gente divulgará a promoção que você estiver fazendo, atrairá curiosos e interessados, mas gerará novos seguidores também. Já fiz alguns sorteios do outro ebook “Blogar: O processo de criação de Blogs”, que geraram centenas de seguidores. Essa tática de oferecer prêmios é muito eficiente.

Você conhece outras táticas eficientes?

Compartilhe também suas táticas para gerar mais seguidores. Claro, táticas que não geram seguidores robôs ou falsos, nem que use nada que viole os termos de uso do Twitter, como scripts.

Abaixo algumas sugestões de posts que já publicamos sobre como usar o Twitter a favor do seu blog.

.

22 Comentários

  1. Tenho que me acostumar muito com o Twitter, antes de lançar o meu blog. Não sou acostumado com essa rede social, mas acredito que é uma das melhores, se não a melhor, para qualquer blog/blogueiro interagir com seu publico/leitor.

    Acho um pouco confuso, mas com um pouco de prática tudo fica simples para nós. São dicas boas, já que muitos utilizam códigos, scripts e até macumba pra elevar o número de seguidores.

    Parabéns pelo blog e por mais esse artigo de qualidade. Abraços. Felipe Silva.

    Responder

  2. Sempre boas dicas né Marcos, a pucos dias fiz o twitter do Jadsonet mas ainda não divulguei ele, como você enfatizou a divulgação começa promeiro em casa digo no layout.

    Estou preparando para migrar para plataforma WP, só que ainda estou buscando um template que seja ideal ao perfil do blog, mas pelo visto vou ter que comprar um. Para a partir dai divulgar dentro do layout o twitter do jadsonet e atrair mais seguidores.

    Prefiro dizer, que depois do google o twitter e o melhor e mais dinâmico agregador de conteudo e divulgação de blogs e sites.

    Abraço

    Responder

  3. Olá Marcos, Grande abraço a você!! Gostei do post e fiquei com interesse no sistema que você usou para trocar o seu e-book por seguir seu twitter. Tentei me cadastrar no sistema Oferecida pelo “Tweet2Download” mas achei complicado. Poderia fazer um tutorial aqui com passo-a-passo. Valeu!!!

    Responder

    • Isso é verdade.

      Me lembro da hashtah #menoscormaisrock. Na época fiz uma critica ao Rock in Rio desse ano e postei no Twitter com essa hashtag e me lembro que em menos de uma hora ganhei cerca de 15 seguidores. Mas não é fácil encontrar uma hashtag relevante para usar, devemos tomar muito cuidado.

      Outra coisa que deu resultado é o botão Follow do Twitter. Coloco ele no topo do meu blog e tem me dado ótimos resultados.

      Responder

  4. Pingback: Qual o melhor horário para divulgar seu blog no Twitter? | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: As 5 formas mais eficientes de gerar visitas em massa para o Blog | [ Ferramentas Blog ]

  6. Eu acho que esse tutorial ajuda se a ideia agradar o público. Mesmo sendo um blog interessante, mas se não cair nas graças do povo ele fracassará.

    Responder

  7. Queria fazer uma pergunta.
    Porque usar o seu poder de alavancagem para o twitter especificamente e não para criar uma lista de emails? A questão é que a lista de emails é sua, se o twitter se chatear contigo, vc perde os contatos.
    Estou perguntando porque a maioria dos grandes “gurus” americanos batem muito nessa tecla, de que você tem que ter uma lista de emails…

    Responder

    • Ana,

      Essa é uma questão excelente para levantar. Ainda posso escrever um post mais completo sobre isso.
      São questões de estratégias na ação. Acredito que a interação multilateral e a amplitude das redes sociais seja mais eficiente para os objetivos de um blogueiro que é ter sua opinião lida e multiplicada.
      A newsletter é muito oficiente é gerar tráfego e manter o interesse do público alvo, mas é uma ação linear, unilateral e rígida. É boa para campanhas, divulgações específicas. Perde em agilidade e há o risco de provocar SPAM.

      Além disso as redes sociais ajudam em SEO e aproximam o público. Gosto de manter o foco no Twitter, Facebook e Google+ por todos esses aspectos e outros. Não posso esquecer que meu público também é mais atuante nas redes sociais e menos ligados a Feed e Newsletter. Nessa caso tenho que manter estratégias diferentes para cada uma dessas atuações. Entender o público alvo e como ele usa a internet também é importante na hora de se saber onde e como atacar.

      Bom. A questão é um pouco mais complexa que isso e há outros elementos a serem analisados, mas basicamente é isso.

      Responder

  8. Pingback: Quantos seguidores Fake e inativos existem no seu Twitter? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.