Como criar artigos originais para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A maior dificuldade de TODOS os blogueiros, em qualquer nível de conhecimento, é criar conteúdo sempre original. A pior coisa que você pode fazer para seu blog é copiar conteúdo de outros. O problema é que praticamente todos os assuntos já são tratados por alguém de alguma forma. Se eu leio sobre algo em outro blog e quero escrever sobre a mesma coisa, como serei original?

Sempre escrevo aqui no [ Ferramentas Blog ] sobre a importância de se ser original e único em seu blog. Essa é a garantia de que você crescerá e terá notoriedade na blogosfera. O ponto é que nem sempre somos nós os primeiros a abordar sobre algum assunto. As vezes vemos algo que gostamos e queremos publicar no nosso blog também. Copiar, plagiar ou duplica conteúdo é algo MUITO ERRADO.

Eu já escrevi sobre dicas para ajudar você a criar conteúdo interessante em seu blog. Os passos para a elaboração de um bom texto é importante quando se quer ter um blog original:

Outro problema que já abordei aqui é sobre como se destacar frente a tantos blogs iguais, que tratam sobre os mesmos temas: Como ser original e único em meio a tantos blogs iguais.

Pense o seguinte:

Leia muito! = Só quem lê muito é capaz de escrever com qualidade e ter boas ideias que se destacam dos demais. Além disso, a boa prática da escrita só se aprende lendo com regularidade. Não fique focado em ler apenas sobre os assuntos que são de seu interesse, mas busque conhecer sobre outras coisas.

Interligar assuntos = quando você lê sobre muitos assuntos, é capaz de relacionar as informações, aprofundar os contextos e elaborar novas ideias. Para propor melhores discussões e ampliar assuntos você precisa ser capaz de ir além do óbvio. Contextualização: a relevância do Conteúdo do Blog.

Busque várias fontes = Ao encontrar alguma coisa interessante em algum site/blog que valha a pena escrever sobre no seu blog também, pare um pouco e pesquise mais, tentando encontrar novas fontes e outras opiniões/versões sobre o assunto.

No momento em que você ler outras pessoas, perceberá o que precisa ser aprofundado ou o que você prefere destacar. As vezes algo foi esquecido. O que não pode acontecer é ter pressa para querer escrever algo. A paciência e a pesquisa são suas amigas na hora de elaborar algo único.

Escreva sobre o que os outros esqueceram = Ninguém consegue abordar um assunto na sua totalidade e sempre há o ponto de vista pessoal de quem escreve. Até uma notícia, a descrição de um fato, tem o ponto de vista e a opinião do autor, por mais “imparcial” que ele queira ser.

Por isso mesmo você precisa procurar as “falhas” e lacunas deixadas pelos outros na hora de tentar elaborar algo original para seu blog, mesmo que já seja algo que dezenas de outros já escreveram sobre. É esse diferencial que chamará a atenção de quem chega ao seu blog: encontrar algo que só você percebeu ou consegue abordar.

Não tente imitar os outros = Só porque você gosta do estilo de alguém ou vê algo fazendo sucesso, não significa que dará certo para você também. Tenha seu próprio estilo e personalidade. Você pode descobrir a sua voz, seu jeito e forma de trabalhar e conquistar um espaço na blogosfera.

A originalidade de um blogueiro está em ser ele mesmo, em ter coerência e mostrar personalidade. Os assuntos podem ser os mesmos, mas a forma de abordá-los e atingir o seu público é que deve ser o diferencial.

.

69 Comentários

  1. Olá Marcos, ótimo artigo!

    Seguindo suas dicas não tem erro. Teremos um ótimo artigo! Sinceramente não entendo as pessoas que plagiam os artigos de outras pessoas, não faz sentido algum!

    Uma vez que criar artigos originais traz muito mais benefícios!

    Um abraço e sucesso!

    Responder

  2. Olá Marcos!

    Adorei seu post,gostei das dicas.
    Tem dia que eu fico sem saber o que postar,mas as leitoras do blog,enviam-me muitos e-mails,como meu blog o foco é relacionamento,as vezes repito temas mas sempre com uma abordagem original.
    Obrigada pelas dicas.

    Responder

  3. No meu caso, como tenho uma seção sobre o mundo digital, a variedade de assuntos que posso escrever é enorme, pois há novidades surgindo a todo momento. Neste caso, a leitura constante realmente é crucial para escrever artigos novos e originais.
    Agora, temas mais “estáticos” como finanças pessoais (que eu também abordo), entendo que chegará um momento em que será muito mais difícil encontrar novos assuntos para abordar de uma forma original.

    Acredito que dependendo do nicho do blog, escrever artigos originais pode ser mais fácil ou difícil, mas claro, não impossível.

    Responder

  4. Parabens pelo blog! Sempre acompanho as coisas. Tenho muito interesse em criar o meu proprio blog, mas minha preocupação é exatamente essa.. o conteudo. Do que adianta abrir um blog com um monte de coisas e depois não ter atualizações frequentes, né?? Já comecei um milhão de blogs, mas não consigo dar continuidade.

    Responder

  5. Olá Marcos,

    Já li em outros blogs sobre o mesmo assunto que você escreveu neste artigo, mas as suas colocações, apesar de se assemelharem com as de outros blogs, são totalmente originais e muito mais completas. Também escrevo em meu blog sobre assuntos que outros inúmeros blogueiros já escreveram, mas sempre busco inserir informações adicionais e relevantes das quais não encontrei nos mesmos, assim como, procuro abordar o mesmo assunto de forma diferente e um pouco mais rica em detalhes. Artigo muito bom.

    Até mais e boas postagens!!!

    Responder

  6. caro Marcos,
    tenho um blog sobre música desde 2009 e todo o conteudo é copiado e colado de outros sites, nunca de outros blogs, sempre foi desde o inicio, coloco no final da postagem a fonte e na verdade sempre achei que isso estivesse em conformidade com a lei. Não ganho absolutamente nada com o blog mass gosto muito pois é fonte de informação pra mim e pros amigos. Vendo sua reportagem decidi que não quero estar em dissonância com o correto e por isso passo a postar conteúdo próprio a partir de agora. minha dúvida é: e o posts antigos posso mante-los no blog???? abraço.

    Responder

    • Seria importante você consultar se os sites de quem você copiou conteúdo têm alguma restrição a isso. Pode ser que algum permita cópias com citação do link original.
      Para todo o restante, é recomendável excluir o que foi copiado ou deixar apenas o título, um pequeno parágrafo e o link do original.

      Responder

  7. Concordo com todas as dicas do Marcos, e mostro como executá-las na prática no meu ebook “Escrita Eficiente sem Plágio” (cliquem no meu avatar). Lá tem uma seção sobre o significado da originalidade que pode ajudar muita gente a sair desse dilema, de como ser original num mundo em que tudo parece que já foi dito… E tem a técnica passo-à-passo também, lógico!
    Só estou citando o ebook porque acho que tem tudo a ver com o artigo, e pode ser uma contribuição legal aos interssados (o ebook é gratuito).
    Abçs.

    Responder

  8. Marcos, interligar assuntos é um problemão porque muitas vezes você fala algo achando que o leitor vai entender, quando interliga fatos principalmente quando envolve disciplinas diferentes, mas ele não entende por não ter o mesmo conhecimento que o seu.
    Quanto aos outros itens você está perfeito sem uma boa leitura não se escreve um bom texto e no caso da interligação de assuntos a diversidade é mais importante ainda.

    Um abraço

    Responder

  9. Diante destes comentários uma coisa é certa: interligar assuntos é difícil, pois teremos que realmente saber de forma aprofundada o tema principal e transversal e também se colocar sucintamente tomando o devido cuidado, para que o leitor possa entender.
    Fiz uma ligação entre caixa decorada , valor cultural e filosofia(Martin Buber). Só não sei se houve um entendimento por parte dos leitores, mas fiz todo o possível para que houvesse. http://lizamaatelier.blogspot.com.br/2009/06/valor-cultural.html

    Responder

  10. Pingback: Por que o seu blog não atrai a atenção de ninguém? | [ Ferramentas Blog ]

  11. Pingback: Podemos copiar ideias de outros Blogs e Sites? | [ Ferramentas Blog ]

  12. Marcos seu artigo está impecável como sempre. Só quero acrescentar uma dica. Primeiro escreva sua postagem sem pesquisar, depois pesquise e arrume o que faltou.Essa pode ser uma ótima estratégia, porque assim quem escreveu não vai tentar copiar dai depois é só adaptar o artigo com as coisas que faltaram. Até mais.

    Responder

  13. Olá Marcos, boa tarde!
    Muito bom seu artigo.
    Para quem está querendo começar a escrever esse é um sério problema, ainda mas para gente como eu que sei muita coisa, mas não consigo expor meus pensamentos de uma forma que flua.
    Se conseguisse expor o que sei em palavras acredito que teria um público bacana me acompanhando pois leio muito, muito mesmo e estudo bastante.
    80% do que vejo em grandes sites e blogs são coisas que já sei mas não sei como expressa-las em texto.
    Sou apaixonado por empreendedorismo e carreira, são temas que seria meu foco.
    Vou continuar buscando informações, e começar a escrever pois acredito que só assim a coisa vai fluir, pois com a prática vem a perfeição.
    Abraço!

    Responder

  14. Para mim, todos os blogueiros devem ter um certo conhecimento a respeito do que está sendo tratado, em seus posts. Antes de mais nada, é fundamental que procuremos oferecer algo de bom aos leitores, tentar ajudá-los, de alguma maneira.

    Responder

  15. Olá,

    Gostei muito do seu artigo está realmente muito completo, e desde quero lhe dar os parabéns pelo seu artigo está realmente muito bom.

    Eu gostei muito da forma como foi escrito está realmente muito explicativo

    Parabéns

    Nilton Falé

    Responder

  16. Excelente o que você escreveu aqui!

    Eu por exemplo, tenho algumas referências do meu nicho e através deles que eu crio os meus artigos, outro ponto importante que vejo é o que a minha audiência esta pedindo, esse é um ponto que deve ser levado em consideração.

    Responder

  17. A dica sobre escrever sobre o que os outros esqueceram foi muito boa. De fato, quando estamos lendo algum artigo, livro, jornal, revista, etc, é comum surgirem ideias ou recordações de temas relativos em nossas cabeças. Querendo ou não, a gente acaba intercalando informações, e isso pode dar ideias para novos artigos, que sempre serão originais, pois cada um possui um hall de informações distintas em sua mente. Agora, se há uma coisa brochante é descobrir que alguém fez uma cópia “google safe” do seu artigo, ou seja, falou a mesma coisa só que com outras palavras. Poxa, se vai falar a mesma coisa, ao menos acrescento algo mais, ou tome vergonha na cara e deixe uma referência ao original. Um backlink não seria nada mal. Mas esta não é a pior raça não, tem ainda aqueles que copiam descaradamente o seu texto, e ainda acham ruim quando você pede para eles retirarem o seu artigo do site deles. Dá pra acreditar!?

    Mas vamos ter fé, quem sabe um dia o Google consiga identificar estes sanguessugas e puni-los para o túnel do esquecimento.

    Responder

  18. Excelente artigo, inaugurei um site na área de franquias e como a quantidade de franquias é enorme, assim como o número de outros blogs na área, é preciso aliar criatividade e exclusividade aos artigos… até mesmo para não ser penalizado pelo google, obrigado pelas informações!

    Responder

  19. É verdade,pois realmente só podemos criar bons artigos se tivermos uma boa prática na leitura, pois quanto mais lermos, mais aprendemos e ideias novas surgem.
    Abraços e obrigado pela dica!!

    Responder

  20. Marcos, seu artigo abriu minha mente para aumentar a qualidade do meu blog com conteúdo original, gostei muito das dicas e irei segui-las. passarei a frequentar mais seu blog, obrigado pela dica.

    Responder

  21. Dicas simples, eficazes e direta.

    Normalmente tento criar os artigos no meu blog, conversando com as pessoas em fóruns e outros locais na NET.
    Mas as dicas são incríveis mais uma vez,
    Ótimo artigo, parabéns

    Responder

  22. Ótimo artigo… Sabe, o que acabo vendo muito são artigos que são praticamente cópias de outros. Porque se precisamos ler muito, procuramos em vários blogs e sites, e justamente por fazer isso percebemos MUITAS similaridades entre os conteúdos. As pessoas atingem a visibilidade que querem, mas acredito que acabam por não criar sua marca na internet justamente por não produzirem conteúdos diferentes daqueles já existentes…marca é originalidade, nem que seja no modo como observar as mesmas coisas.

    Responder

  23. Excelente Artigo Marcos,

    Vejo muitos artigos iguais atualmente. Eu mesmo já tive conteúdo plagiado.

    Acho que o problema está na dificuldade de vários blogueiros está em pesquisar para criar conteúdo de qualidade e original.

    Responder

  24. Na minha opinião o mais importante o conteúdo de qualidade e ler muito mesmo sobre o assunto abordado, há e o essencial hoje acho. O português bem escrito.

    Responder

  25. Os artigos do seu blog e aquele seu ebook sobre redação de textos tem me ajudado bastante, pois tenho muita dificuldade em escrever e também deixar os artigos persuasivos e conversiveis pra que vendam e gerem resultados.

    Responder

  26. Rapaz, eu não sou muito bom neste quesito, então pago para escrever. O bom que os artigos são bons, compro no Palandi Network. Fica a dica para quem não conseguir escrever bem.

    Responder

  27. Excelente o seu artigo Marcos! Sem dúvida a originalidade e o estilo próprio são essenciais. Há alguns assuntos mais técnicos que não permitem tanta customização, porém um mesmo conteúdo ministrado por professores diversos poderá ser mais ou menos atraente dependendo da forma como é trabalhado. Portanto a sua orientação é perfeita!

    Responder

  28. Também acompanho seu trabalho há muito tempo e de vez enquando vasculho seu site em busca de resolver algum problema. Parabéns pelas ótimas explicações!

    Responder

    • Oi, Marco.

      Meus cursos têm garantia de 15 dias. Mas ofereço algo ainda melhor que qualquer garantia.
      Você pode assistir 5 primeiras vídeo aulas de qualquer um dos meus cursos gratuitamente, antes de decidir pela compra. Desse modo pode conhecer o material por dentro, ver a metodologia e avaliar a qualidade. Não são vídeos promocionais; são parte real e integrante do curso. É como um acesso antecipado.

      Tenho certeza de que você vai gostar muito. Acesse para saber como e conhecer todos os meus cursos: http://blogueiro.pro

      Estou à disposição.

      Responder

  29. Oi Marcos,

    Gostei do artigo (embora mais antigo).

    Uma técnica muito útil que aprendi é: tudo que você aprender (lendo, vendo uma série, um filme, palestras), pense: “como posso aplicar isso ao meu negócio?”.

    Essa técnica funciona muito bem. Dedique-se a leitura de livros variados por 30 minutos diários e sua cabeça fará um estouro de tantas oportunidades de escrever artigos bons, baseados nos insights tirados desses livros.

    Isso tem me ajudado na hora da criatividade e pode ajudar não só a você, mas todos os leitores do site também!

    Abraços

    Responder

  30. É lamentável as pessoas cometerem plágio, e aquela historia de que o Google penaliza os sites com artigos copiados parece ser lenda mesmo! Eu mesmo estou criando meus artigos, e no inicio não é fácil,mas quando agente quer a coisa anda

    Responder

    • Não é lenda, Carla.
      O problema é que as vezes o Google é lento em rastrear plágio. Além disso, é importante que o Blogueiro original tenha um sitemap funcionando bem configurado no Search Console para que o Google sempre o veja como o criador de conteúdo.

      Responder

  31. Oi Marcos,

    Ótimas dicas para escrever melhor.
    Estou começando agora um blog e sei que preciso fazer a diferença para ter sucesso. Sem isso, serei apenas mais um na multidão.

    Seu curso tem algumas dicas específicas sobre criação e divulgação de conteúdo?

    Muito obrigado

    Responder

  32. Cara Simplesmente Fantástico! Uma vez lembro que li algo a respeito de criar uma rede conteúdo, tipo uns 5 artigos falando do mesmo tema, daí um com link direcionando para o outro.. Aumentando as chances de receber visitas orgânicas… E com estas dicas vai ficar bem mais fácil de criar estes conteúdos!!!

    Responder

  33. Boas ideias. Porém acho quase que impossível não falar a mesma coisa que vários e vários outros já escreveram, até mesmo bem antes de nascermos…:)
    Fazer um conteúdo original é sempre difícil, mas não impossível.
    Em meio a tantos blogs, o que já li a respeito, até mesmo de grades blogueiros, a sugestão é: “usar sinônimos” – segundo eles.

    O melhor mesmo é lermos e falarmos com nossas palavras e darmos nossa conclusão final.

    Parabéns pelo artigo.

    Responder

  34. Fantástico, conteúdo de qualidade é a força do um negocio online. Logo para muito iniciantes é uma tarefa díficil de ser vencida. Mas com dicas incriveis como essa todos podem aprender a desenvolver essa habilidade.

    Responder

  35. Parabéns Marcos Lemos pelo excelente conteúdo, Se seguirmos estas dicas ao pé da letra, com certeza conseguiremos produzir conteúdos únicos e de ótima qualidade. Mais uma vez parabéns e obrigado pelas dicas. Sucesso.

    Responder

  36. Acredito que a partir do momento que você investe em uma qualidade maior dos artigos e VERDADEIRAMENTE ajuda seus leitores, você está dando vários passos em relação à fazer mais vendas em seu blog.

    Responder

  37. Antigamente não precisava criar artigos unicos más hoje em dia é fundamental e não tem como se livrar disso. Amei seu site. Gostei muito do que você escreveu foi bem esclarecedor para nós. Gosto muito de ler bons conteúdos como este. Vou compartilhar com minhas amigas, parabéns pelo post. Um grande abraço

    Responder

  38. Belas dicas, me ajudou bastante com um site que eu estou erguendo aqui, gostaria de saber mais sobre tráfego pago! apesar do orgânico me atrair mais kkk

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.