Como criar Comunidades no Google+ para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A equipe de desenvolvimento da rede social Google+ acabou de lançar um novo recurso chamado “Comunidades“. Muitos vão se lembrar do velho Orkut, mas não ficaram tão parecidas assim com o antigo modelo. De todo modo, o novo recurso é melhor do que os “Grupos” do Facebook, por dar mais controle do conteúdo e das discussões. Vou mostrar aqui como criar Comunidades no Google+ que você poderá usar a favor do seu Blog.

Comunidades do Google+


A novidade acaba de ser lançada (06/dez/12) e foi disponibilizada para todos os usuários ativos do Google+, permitindo que qualquer pessoa, tanto no Perfil quanto nas Páginas, pudesse criar Comunidades:

A Comunidade do [ Ferramentas Blog ] já está aberta para novos membros e você pode entrar para tirar dúvidas, compartilhar conhecimento e conhecer novos Blogueiros. Está aberta e você já pode entrar para participar.

Entre agora para a Comunidade do [ Ferramentas Blog ]

Clique na imagem para entrar na Comunidade do [ Ferramentas Blog ]. Quando chega um convite de Comunidade em sua timeline do Google+, é como a imagem acima.

Para começar a criar uma Comunidade no Google+ você precisa ter uma conta ativa na rede social – http://plus.google.com – e clicar no novo menu “Comunidades” que está na barra lateral.

Criar Comunidades no Google+

Em seguida é só clicar no botão “Criar uma comunidade” para iniciar o procedimento. Neste mesmo menu ainda, você pode encontrar Comunidades de outras pessoas no Google+ a partir de seus interesses, administrar os convites de participação que receber e também administrar as suas comunidades.

Exatamente como era no Orkut, você tem a vantagem de determinar se uma Comunidade será pública ou particular (restrita a convidados). É impostante ressaltar que, depois de escolhido se a Comunidade será pública ou particular, não é mais possível alterar essa opção.

Criar Comunidade Pública ou Particular no Google+

Então você escolhe o nome da Comunidade e clica no botão “Criar Comunidade”.

Este é praticamente o passo final. Resta agora apenas configurar detalhes como adicionar uma imagem, descrição e convidar pessoas para participar.

Configurar Comunidade no Google+

Convidar pessoas para a sua Comunidade é algo bem simples, pois pode-se enviar o convite para indivíduos ou mesmo para Círculos inteiros, sem precisar clicar em nome por nome. Mas é uma limitação da quantidade de pessoas em cada Círculo.

Enviar convite para Comunidades no Google+

Depois de convidar pessoas, crie categorias para organizar os assuntos e temas a serem debatidos, facilitando também a busca por conteúdo.

Seu Blog se beneficiar muito desse recurso, como forma de criar uma rede de relacionamento direto com seu público e mesmo entre eles. Multiplicar informações pode ser uma ótima maneira de fidelizar as pessoas.

Já criamos a nossa Comunidade e você pode CLICAR AQUI para participar das discussões, compartilhar conteúdo e aprender com outros Blogueiros.

.

13 Comentários

  1. Vale dizer que atualmente está difícil convidar muitas pessoas para as comunidades, pois um erro informa que tem um numero muito grande pessoas a serem convidadas.
    Coisa que aconteceu comigo e na sua imagem Marcos!

    Até!

    Responder

  2. Muito boa a comunidade do G+. Esta promete bater de frente com o Facebook. Uma pena que muitas pessoas não conhecem todos os serviços da Google. Eu mesmo só conhecia o Orkut antes de me tornar blogueiro.

    Responder

  3. O fato de se fazer e divulgar uma comunidade do blog não acaba “esvaziando” a página do blog…. como complementar uma com a outra? parece impossível…

    Ou usa uma comunidade…. ou usa uma página…

    Responder

  4. Nossa, e pensar que eu entrei no orkut quando ainda era por convite!! Essa de comus fechadas só entrar por convite é complicado hein…

    Responder

  5. Se tem uma coisa que não compreendo é a mania das pessoas de querer “matar” o orkut! Porque sempre há a necessidade de dizer que o orkut acabou, que está com os dias contados, sendo que existem vários outros sites e redes sociais além do Fb e do Google mais e nunguém mais pensa em matar esses outros também. Eu hein! Parece atitude de “novo rico”, aquelas pessoas deslumbradas que acham que só porque existem modinhas novas com mais publicidade para seus blogs, todas as outras redes e fóruns são ultrapassados….

    Responder

  6. Percebi no meio de todas essas mudanças (incluindo o G+ com o Youtube), que os comentários padrões do Blogger também sofreram mudanças, imagem de perfil, resposta direta. Não consegui ver mais porque ando um pouco sem tempo. Marcos, se tiver feito um post sobre o assunto desculpe, não vi. Se não tiver e puder fazer, seria bem legal. 😉 As mudanças e integração do G+ formam súbitas demais e relevantes. Me sinto muito mais motivada a usar o G+ agora.

    Adorei as comunidades.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.