Como criar e acompanhar Campanhas no Google Analytics: selecionando o tráfego

FBlogHost - Hospede seu Blog

É muito importante aprender a usar o Google Analytics. Com ele podemos extrair diversas informações relevantes sobre a origem de nosso trafego. Muito mais do que um mero contador de visitar, o Analytics é uma fonte segura de dados e análises sobre todos os movimentos dos visitantes em seu blog. Hoje vamos aprender como criar e rastrear campanhas por ele.


Já ensinamos diversas coisas sobre o Analytics. Aqui tem um vídeo com uma apresentação sobre os pontos mais importantes:

Explicando:

As Campanhas do Analytics são formas de acompanharmos o tráfego específico de alguma URL e observamos comportamentos que queremos destacar do restante.

É muito útil para avaliar o alcance de publicidades, a divulgação de um link em redes sociais e até links de parceiros. Então veja agora como tirar o máximo de proveito disso.

Outras origens de tráfego do Google Analytics

Muitos de vocês já devem ter se perguntando, o que é afinal, aquela fatia amarela que aparece no gráfico da “Visão geral das origens de tráfego”:

Essa parte amarela que o Analytics chama de “Outros”, referente à origens de tráfego, nada mais é do que as campanhas realizadas. Para visualizar essas campanhas vá no “Painel de Controle” do Google Analytics, clique em “Origens de Trafego” e depois em “Campanhas”:

Aqui temos um gráfico com as visitas geradas pelas campanhas.

Provavelmente se você usa o FeedBurner terá visitas geradas pela campanha dele, inclusive.

Agora depois de saber o que significa aquela outra fonte de tráfego em seu blog, que existe a possibilidade de criar campanhas e acompanhar a visitação pelo Analytics, iremos ver como efetivamente criar isso.

Criando uma campanha para acompanhar no Google Analytics

Para poder acompanhar campanhas pelo Google Analytics precisamos gerar URLs que farão com que o Analytics contabilize a vista como feita a partir de tal campanha.

Vocês já devem ter vistos essas URLs pela internet e provavelmente até hoje não perceberam do que se travava. Um bom exemplo disso são as URLs das campanhas geradas do FeedBurner:

https://ferramentasblog.com/2011/01/adicionar-botao-do-twitter-e-curtir-do.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+FerramentasBlog+%28Ferramentas+Blog%29

Veja na URL acima de um dos posts daqui do [ Ferramentas Blog ]. Esta URL contém as 3 chaves para a criação de uma campanha:

  • utm_source: Nome da Origem da Campanha (no exemplo “feedburner”)
  • utm_medium: Mídia da Campanha ou o meio (Nesse exemplo o meio foi “feed” já que a URL foi gerada para contabilizar quem visitou através do Feed.)
  • utm_campaign: Finalmente o nome da campanha

Existem ainda utm_term para termos da campanha e utm_content mancando o conteúdo dela.

As chaves utm_source e utm_medium são obrigatórias, todas as outras são opcionais. Porém se você quiser rastrear efetivamente sua campanha, não pode esquecer o utm_campaign.

O Google oferece uma ferramenta para criar essas URLs sem dor de cabeça.

Aqui basta seguir as etapas como na imagem acima. O Google já explica cada campo. É importante que pelo menos os campos Origem da campanha, Mídia da campanha e Nome da campanha sejam preenchidos.

Depois de preenchido basta clicar em “Gerar URL”.

Analizando uma campanha no Google Analytics

Agora vamos ver esses campos que preenchemos no Google Analytics. Voltando para a parte sobre campanhas e vamos analisar o seguinte painel:

Observe na imagem, temos o campo “Campanha” e do lado a caixa com o valor “Nenhuma”. Podemos alterar o valor para outros termos, porém os que queremos estudar aqui agora são: Origem, Mídia, Palavra-Chave e Conteúdo do Anuncio.

Este valores que citei junto com o “Campanha”, são os 5 registros que podemos fazer na hora de criar uma URL no “Ferramenta Criador de URL”.

Criei uma tabela para mostrar facilmente a relação entre as palavras chaves e o que elas significam no Google Analytics:

Dicas de onde aplicar as campanhas com URL

Agora que sabemos como que podemos criar campanhas e também como analisar o tráfego gerado dela no Google Analytics, temos uma infinidade de possibilidades.

Por exemplo: é possível usar quando for distribuir banners de parceiros com as URLs feitas para campanha, criando URLs diferentes para cada parceiro e tamanho de banner. Podendo assim analisar melhor o trafego e saber que tamanho de banner, site parceiro e qual local trás mais visitas.

No exemplo podemos usar o utm_source para identificar a origem que seria “banner parceiro”. Em utm_medium podemos dizer o tamanho de cada banner e finalmente o utm_campaign falando o nome do blog ou site.

Caso o parceiro tenha mais de um banner nosso em seu site, poderíamos usar o utm_tern e especificar onde o banner fica (no topo, sidebar etc). Podemos ainda usar em banners de publicidade interna de nosso blog, no Twitter, Orkut, Facebook, e etc. Toda vez que precisarmos criar algum link ou linkar algum banner em algum lugar, podemos criar uma URL dessa e acompanhar como foi o retorno.

Mais posts sobre análises importantes para seu Blog:

FBlogHost - Hospede seu Blog

4 Comentários

  1. Apesar de parecer muito bom o post acho que me perdi em algum lugar pois minhas campanhas não estão aparecendo. Eu gerei um link no criador de links do GA e coloquei no meu site. Só que não aparece nenhuma medição no GA. Tenho que criar ou alterar algo no GA também?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.