Como criar página de Erro 404 para WordPress: Plugin Smart 404

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É muito importante ter uma boa página de erro 404 em seu blog. Pois ela irá receber todos os visitantes que chegarem ao seu blog através de links quebrados ou que não existem mais. Seu blog pode perder muitas visitas se não oferecer uma página de erro que acolha esse público e os direciona para o que precisam. Quem usa o WordPress.org pode contar com um plugin para criar e melhorar essas páginas.

 

Existem certos site e blogs que gostam de fazer páginas de Erro 404 totalmente personalizadas e diferentes do tema do site, com certeza muitos de vocês aqui já chegaram a algum site e viram isso. As páginas de Erro 404 precisam ser úteis e implorar para que o visitante continue navegando em seu site.

 

error404

Isto é importante primeiro porque deve exibir aquilo que o visitante estava procurando e por isso chegou a seu blog e segundo por uma questão de SEO, uma página nada usual irá causar uma grande taxa de rejeição, logo uma página de erro bem feita fará com que o publico não saia de seu blog imediatamente.

 

Hoje vou ensinar como a fazer uma ótima página de erro e a usar o plugin Smart 404 de WordPress.org.

 

Como criar uma boa página de Erro 404?

Primeiro: A coisa mais importante é que sua página de erro deve ser exatamente iguais ao resto de seu template/tema.

 

Segundo: você deve, com poucas palavras, explicar o que esta acontecendo e porque ele caiu naquela página.

 

Terceiro: Oferecer opções ou possibilidades de resultados alternativos para a busca feita pelo usuário, já que  é muito provável que ele chegou em sua página através do Google que indexou um link que não existe mais em seu blog.

 

Quarto: Oferecer opções de busca, assim o usuário pode refazê-la e assim encontrar o que desejava.

 

O que não deve ter em uma página de Erro 404?

Com certeza uma página de erro não deve ter muita propaganda, coisas que distraia a atenção de seu visitante. Deixe para monetizar outras páginas, ou se tiver que usar algo, que seja na sidebar de seu blog. Nunca deixei propaganda entre o texto que esta explicando ao visitante que a página não existe mais. Seu objetivo com esta página é ajudar o usuário a achar o que quer e diminuir sua taxa de rejeição.

 

Criando uma página de Erro 404 com o Smart 404

Vamos usar agora o plugin Smart 404. Com ele é possível melhorar nossa página de Erro 404 ou até mesmo não exibir mais ela.

 

Toda vez que alguém clicar em algum link quebrado ou que não existe mais, o Smart 404 vai fazer uma busca em todo seu blog e procurar por algo que seja relativamente parecido com o link que o visitante clicou. Caso seja encontrado algo ele redireciona o usuário imediatamente para esta página, sem ter que aborrecer ele com páginas de erro.

 

No caso do plugin achar mais de um possível resultado para o link quebrado, é exibida a página de erro e lá teremos uma lista com esses links. Isto é similar com aqueles plugins de artigos relacionados que todos conhecemos.

 

Instale o plugin Smart 404, para isso basta apenas clicar em "plugins" no seu painel e em seguida clique em "Adicionar novo". Procure por Smart 404, vai ser o primeiro resultado da busca, clique para instalar o plugin e depois ativar.

 

 

Qualquer dúvida sobre instalação de um plugin vocês podem conferir o artigo: Como instalar plugins no WordPress aqui do Ferramentas Blog.

 

Com o Smart 404 instalado temos uma nova opção de "Configurações". Clique nela.

 

 

Aqui não precisamos mudar nada, deixe tudo marcado. Esta opção serve apenas para ativar ou desativar onde o plugin pretende fazer as buscas de artigos. Agora vamos colocar ele para funcionar em sua página 404 e ainda acrescentar a ela um campo de busca. Para isso clique na opção "editor" que esta presente nas ferramentas de aparência:

 

 

Na próxima tela você terá no lado direito o arquivo "Modelo de página 404" clique nele. (Estou usando em meu blog de testes o tema "Twenty Ten 1.1" que é o padrão do WordPress na versão 3.0.1). Nesta página iremos colocar o seguinte código:

 

<h2><?php _e('Error 404 - Página não encontrada'); ?></h2> <p>Consideremos que esta página pode ter sido apagada ou nunca ter sido criada.</p> <p>Recentemente passamos por reformas e mudamos o nosso servidor. Isso pode ter sido o motivo do transtorno.</p> <p>Fizemos uma busca em nosso conteúdo e acreditamos que sua busca pode estar relacionada com os seguintes artigos:</p> <?php smart404_suggestions() ?> <br /> <p>Caso nenhum dos artigos a cima sejam relavantes para você:<br />Efetue uma busca agora para encontrar o artigo desejado:</p> <div align="center"> <form method="get" id="searchform" action="<?php bloginfo('url'); ?>/"> <label class="hidden" for="s"><?php _e('Procurar por:'); ?></label> <div> <input class="form-area" type="text" value="<?php the_search_query(); ?>" name="s" id="s" size="20" /> <input class="submitbtn" type="submit" id="searchsubmit" value="Procurar" /> </div> </form> </div>

Copie o código a cima e cole substituindo isto:

 

 

Isto é apenas um exemplo de como se fazer. Qualquer coisa cole o código depois de <h1> </h1> e depois vá deletando o que parece que esta a mais. Depois d
e feito o resultado será o seguinte:

 

 

Desta forma o visitante dificilmente sairá de sua página e encontrará aquilo que estava procurando.

 

Outros plugins para WordPress.org:

 

Sobre o Autor:

Claudio Sanches Claudio Sanches tem 22 anos e é de São Paulo. É Webdesigner, Programador e está cursando Técnico em Multimidia (SENAC). Curte um Heavy Metal (visite A Ilha do Metal). Portfolio | FaceBook

.

15 Comentários

  1. @Silas,
    Não. As página de erro 404 do Blogger são padrão e automáticas. Não é possível configurá-las ou mudar algo nelas.

    Responder

  2. Marcos já tentei utilizar o smart, copio e colo o seu texto e não dá certo. Inclusive o meu template já contém a linha 00 do código sugerido por você. O que faço? Copio e colo a partir da linha 01, até o final e nada acontece.O meu template, abaixo da linha 00 não tem nada escrito, por isto insiro o seu código como está. Será que tenho de colocar em outro lugar da página 404. Desde já agradeço a sua atenção e resposta. nota – a minha versão do wordpresse é compatível com o plugin, é a 2.8.6

    Responder

  3. Excelente artigo. Recentemente migrei meu blog do Blogger para WordPress e estava tendo muitas taxas de rejeição por causa dos links quebrados. Obrigado

    Responder

  4. Olá Cláudio
    Estou tentando aumentar o tamanho da fonte que aparece na pagina 404 do código sugerido acima, mas não consigo…tentei polo size= que está no código mas não funcionou.

    Responder

  5. Marcos

    Boa Noite,

    Você é um grande exemplo para todos os blogueiros.

    Desculpe, mais você conheceu um grande amigo meu o Renato Trindade criador do QuiosQue Azul ??

    abs e obrigado.

    Paulo

    Responder

  6. Pingback: 13 Páginas Indispensáveis Que Seu Blog Deve Ter! | Portal da Renda

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.