Como criar um blog coletivo no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como permitir que qualquer pessoa publique em seu Blog
Pode ser uma prática interessante para alguns nichos de blogs, permitir que qualquer pessoa publique algum assunto ou conteúdo no Blog. Existem milhares de blogs coletivos, mas vemos poucas iniciativas de blogs totalmente públicos, então por que não fazer algo assim? Veja como permitir que qualquer pessoa publique automaticamente em seu blog.

Para entender melhor a proposta desse tutorial, é preciso ver e fazer na prática. então criei um blog coletivo e totalmente público. Você pode ler o que outros publicaram, comentar e também publicar o que quiser, como quiser, até incluindo uma imagem:

A ideia é bem simples, mas o Blogger tem algumas limitações que precisamos vencer para que isso funcione bem. Se você quiser criar um blog coletivo em qualquer sistema, tem que adicionar novos autores, criar senhas e delimitar permissões. No Blogger há um limite de 100 autores, o que impede que seu blog seja totalmente público e a mão de obra para adicionar pessoas é pesada.

Uma solução é usar outro método, mais direto e que o Blogger permite. No Blogger é possível publicar por email e será por este canal que vamos fazer a mágica acontecer.

Criando um blog público e coletivo no Blogger

Eu criei um blog novo só para usar esse método, permitindo que qualquer pessoa publique nele, como você viram no exemplo acima. Mas até blog já existentes podem usar esse método.

Passo 1 – configurando o Blogger.

A primeira coisa a fazer é autorizar a publicação em seu blog via email. Vá ao painel do Blogger, clique em “Configurações” ~> “Celular e e-mail”, para criar as permissões:

Onde está indicado “E-mail” será preciso criar uma palavra chave e você terá um email só para publicar em seu blog, que será algo como:

seunome.palavrasecreta@blogspot.com

Depois é só definir as permissões, se o que for recebido será publicado imediatamente ou esperará uma moderação como “rascunho”. Salve essa alteração para que passe a funcionar.

Tudo o que você enviar para esse email criado, será publicado no Blog. Mas isso ainda não é tudo e é preciso facilitar a vida das pessoas que vão querer participar de seu blog público.

Passo 2 – Criando um formulário.

É preciso criar um formulário de contato que lhe envie emails com o que for escrito nele. Configurando-o para enviar as notificações para o email criado no passo 1, tudo o que for enviado por lá, chegará direto no blog.

Para criar um formulário de contato, recomendo o JotForm que é gratuito e não exige nenhum tipo de cadastro. Além disso ele é fácil de usar e pode ser configurado da melhor maneira para fazer os emails recebidos e publicados se parecerem mais com um post. Aqui tem um tutorial ensinando a usar:

O mais importante ao criar um formulário é exatamente configurá-lo para enviar os contatos para o email que você criou no painel do Blogger. Assim, sempre que alguém preencher o fomrulário, este será publicado em seu blog.

Passo 3 – Incorporar o formulário.

Por fim, agora basta incorporar o formulário a qualquer página do Blogger. Ao acessar a página, como fiz no exemplo, as pessoas podem ver o formulário e escolher como querem publicar, de acordo com os espaços que você configurou.

O melhor é criar uma página estática para isso, mas pode ser até mesmo um gadget (elemento de página) na barra lateral do Blog.

.

Existem muitas outras formas de usar esse recurso, vai depender só de sua criatividade.

.

7 Comentários

  1. Uma coisa tão fácil de se ver, e eu não tive essa visão, muito legal, pena que não tem um ramo de blog para criar desse tipo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.