Como criar um Blog de testes e de backup

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

interrogacao-labirintoIndependente de qual seja a plataforma que você usa para manter um blog (Blogger ou WordPress), fazer backups de todo o conteúdo e do layout periodicamente é questão de segurança. Além disso você também precisa de um local para fazer testes e experimentos antes de aplicar mudanças no seu blog principal.

Recentemente o Blogger apresentou problemas na detecção de “blogs spams” e de blogs que violavam suas regras. Isso acarretou a exclusão de muitos blogs inocentes.

Mesmo que você tenha um blog no WordPress.org, com um serviço de hospedagem de boa qualidade, você pode esquecer de pagar um mês ou problemas e atualizações nos servidores podem tirar seu blog do ar (como aconteceu com o Migre.me).

Para evitar sustos como esses e até evitar erros que nós mesmos as vezes cometemos ao fazermos nossas atualizações ou testarmos novos códigos e plugins, é recomendável usar um blog de testes, bem como criar um Blog de backup (blog espelho).

Abaixo segue procedimentos tanto para usuários do Blogger, quanto para usuários do WordPress.org.

Como criar Blog de testes e de backup

Um blog de testes serve para você fazer mudanças no layout, testar códigos, plugins e serviços, antes de aplicar em definitivo no seu blog principal. É muito útil para verificar posicionamento de banners e elementos de página e até verificar o funcionamento do seu blog nos mais variados navegadores.

Se você usa o Blogger (BlogSpot), recomendo que você crie uma conta alternativa, crie uma conta nova no Blogger, diferente da que você usa para seu blog principal.

Nessa nova conta você criará um blog para testes, onde serão inseridos todos os elementos que imitem seu blog principal. Pode ser que você precise criar vários blogs alternativos para poder fazer vários testes de diferentes tipos. Eu mesmo tenho 4 blogs só para fazer testes.

Usando essa mesma conta, crie aí um blog de backup, que vamos chamar aqui de Blog Espelho. A idéia é que esse blog sirva como um local de segurança para seu blog principal. Nele você usará o mesmo layout, os mesmos códigos e postará os mesmos conteúdos. É para ser uma cópia exata e idêntica de seu blog principal.

Além de manter um backup de seus arquivos no PC, esse local servirá como ponto alternativo para eventuais problemas com o seu blog principal. Aqui tem tutoriais que ensinam você a fazer backup de todo o seu blog:

Como esses blogs não serão públicos, não são para serem encontrados ou visitados por outras pessoas, é importante tirá-los da indexação do Google e das listas do Blogger.

Para isso, vá ao painel desses blogs, clique no menu “Configurações” ~> “Básico”.

configuracoes-basico-blogger

Role a página até encontrar as seguintes informações: “Adicionar o seu blog às nossas listagens?” e também “Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog?”

adicionar-buscas-blogger

E nos dois casos marque a opção “Não”. Isso é extremamente importante para não gerar conteúdo duplicado e para que seus testes não fiquem visíveis apra outras pessoas.

Além disso, vá ao menu “Configurações” ~> “Permissões” e marque a opção “Somente autores do Blog”. Isso o fechará em definitivo e só você terá acesso.

Se você usa o WordPress.org, com domínio e hospedagem próprios, é indispensável manter backups completos de tudo dentro do seu PC. Como os serviços de hospedagem são pagos, não vale a pena pagar por dois locais diferentes (a não ser que seu blog sejam um negócio bem rentável).

No caso de um blog para testes, crie uma pasta no servidor e monte ali um novo blog. Esse local de testes pode ser um subdomínio do seu domínio (endereço do Blog) principal ou uma subpasta (que é mais fácil de criar).

Instale o WP como se fosse começar um blog novo. Você pode criar vários para isso e ali instalar o que achar conveniente antes de tentar aplicar no seu blog principal e ver os resultados previamente. Isso é muito importante para blogs no WP, para testar conflito entre plugins.

Nova sugestão: Você também pode criar uma simulação do seu blog dentro do seu PC, fazendo testes completos e até migrando: Simule que está migrando do Blogger para WordPress.org de graça em seu computador.

Para seu blog não ficar aberto e visível para qualquer pessoa, acesse o painel de controle do blog de testes e procure pelo menu “Configurações” ~> “Privacidade” onde encontrará as opções como na imagem:

aparecer-busca-wordpress

Salve para aplicar as alterações.

Outros artigos sobre criar um blog:

.

16 Comentários

  1. Embora meu blog principal não tenha qualquer fim lucrativo,eu gosto muito trabalhar nele e torná-lo melhor,essa postagem foi mesmo muito útil,agradeço e o parabenizo pelo conteúdo de suas postagens!

    Responder

  2. Ótimo post! Temos mesmo que criar outra conta para o blog de teste, ou pode ser na mesma que utilizamos com o blog principal?

    Responder

  3. @Milopeia,
    A sugestão de usar uma outra conta é que, caso sua conta principal seja desativada ou bloqueada e até mesmo você perca sua senha, ainda tem uma alternativa para salvar suas informações.

    Responder

  4. eu tenho um blog de testes,mas quando eu testo algo,e vi que deu certo,eu o excluo.e quando eu quero fazer outro teste,eu o reponho,testo e depois o excluo de novo.

    Responder

  5. Eu nem tinha pensado nessa alternativa de criar uma outra conta para criar um blog de teste. Eu entro no editor de HTML, copio e colo no bloco de notas e salva. Mas baixo também o modelo do meu blog.
    Eu chegeui até criar um blog de teste usando a mesma conta.
    Mas agora vou utilizar uma outra para um blog de teste. Já que minha conta anterior foi bloqueado pelo Google.

    Responder

  6. Prezado Marcos,
    Sou um aprendiz de problogger e nas minhas pesquisas sobre como criar um blog encontrei o seu. Após uma "geral" no Ferramentasblog conclui que tem tudo o que eu estou precisando no momento e já te digo que, quando o meu blog estiver pronto e no ar, o colocarei como um dos que "eu sigo". Aliás no ar ele já estava, retirei-o imediatamente após ser orientado por você a fazer um "Blog de Teste". Muito obrigado, Marcos, o seu blog é ótimo! Parabéns!

    Responder

  7. Olá Marcos,
    Criei um blog no começo de dezembro, e desde então acompanho o ferramentasblog, o blog está sendo muito útil para mim, obrigado.

    Responder

  8. Pingback: Como usar o sistema de comentarios do Facebook no seu blog | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Como ter vários blogs numa mesma conta do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  10. Pingback: Gadget Box Flutuante com botões de redes sociais para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  11. Pingback: Como ativar o novo Threaded Commenting do Blogger em Templates customizados | [ Ferramentas Blog ]

  12. Pingback: Gadgets para Blog - 10 Gadgets para Blogs no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  13. Eu já tinha um blog teste na mesma conta, depois de ler este artigo resolvi criar outra conta. Fiz o backup e importei para o blog teste, mas os post, dados dos link, adsense e outros não aparecem.
    É assim mesmo ou fiz algo errado???

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.