Como criar um Blog no WordPress.org – Começando e instalando

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como criar um Blog no WordPress

Para criar um Blog, a primeira coisa é escolher a plataforma para toda a estrutura. Uma das melhores plataformas de criação de Blogs é justamente o WordPress. Com o WordPress você consegue todos os recursos para publicar conteúdos dos mais variados tipos, administra a interação com o público nos comentários e cuida do layout e outros recursos sem precisar conhecimento em códigos HTML.

Como Criar um Blog no WordPress.org

Quer criar um blog bem profissional, com todos os recursos disponíveis? O WordPress.org é o serviço mais completo, mesmo sendo um pouco mais difícil de mexer, vale a pena gastar algum tempo aprendendo para fazer algo de qualidade. Vou mostrar nesse tutorial os primeiros passos para instalar as aplicações do WordPress e criar a sua conta no serviço, fazendo rodar o seu blog/site. É preciso paciência e muita atenção para fazer tudo corretamente.

Criando um Blogs – Primeiros passos

Entendendo o WordPress.org – Primeiros passos.

Quem quer criar um blog mais profissional deve saber que será preciso registrar um domínio e contratar um serviço de hospedagem (host) para armazenar seu blog/site/páginas e todos os recursos. Sem isso nem é possível começar. Registrar um domínio é para que seu blog tenha um endereço na internet (seja do tipo “.com” ou “.com.br” ou qualquer outro). E a hospedagem, o host, é para que seu blog tenha um lugar e será onde todo o conteúdo ficará armazenado.

Recomendo o serviço do HostGator, especializado em hospedagem para Sites e blogs, que uso para meus blogs. É totalmente em português, é uma empresa mundialmente conhecida (tudo em português) e tem atendimento de primeira. Existem outras empresas, mas aqui a vantagem é a facilidade e o preço, formas de pagamento (pode pagar até com boleto bancário) e agilidade para liberar o serviço.

Depois de criar a sua hospedagem e registrar o seu domínio, você vai precisar instalar o aplicativo do WordPress.org no seu servidor de hospedagem, dentro do host que você contratou.

São duas as maneiras de se instalar o aplicativo do WordPress e vou mostrar elas abaixo, onde uma das possibilidades é justamente pelo painel de serviços da empresa que você contratou para fazer sua hospedagem. Mas vamos aos detalhes.

Passo 1. Baixar a versão mais recente do WordPress.org

Sempre há atualizações para o WordPress e seus aplicativos para Blogs e sites. Todo ele roda dentro de seu Host, mas você precisa enviar esse arquivo para lá e começar o processo de criação de sua conta.

Modelo 1: A melhor forma de instalar o WordPress no seu Host é pelo cPanel que te dá controle total sobre o seu serviço de Hospedagem, caso você mesmo queira fazer.

Aqui um tutorial para esse procedimento: Como instalar o WordPress.org usando cPanel

Mas nem todos os Hosts têm cPanel (o que é péssimo para sua autonomia). Desse, modo você terá que usar técnicas mas rudimentares.

Modelo 2: Se o seu Host tiver um gerenciador de arquivos que pode ser acessado pelo painel do site de serviços, use essa parte para começar a instalação. Vá à página principal do WordPress.org e baixe o arquivo, que vem compactado em ZIP, para o seu computador. Depois vá ao painel do Host, no gerenciador de arquivos e faça o Upload dentro da pasta “Web” – verifique com o suporte qual é essa pasta, pois tem que ser a que estará visível para acesso.

Você vai enviar todo o arquivo ZIP, compactado mesmo e no painel do gerenciador há a possibilidade de descompactar o arquivo. Aproveite que o suporte da UOL é em português e pode ser feito via chat na página deles, para pedir uma ajuda mais detalhada e acompanhada durante esse processo.

Modelo 3: Esse é o mais comum e o que recomendo. Você pode fazer a transferência de todos os arquivos via FTP. Aqui tem um tutorial que vai te ensinar tudo sobre:

  • FTP – O que é? Como utilizar? (Sem Preceito)

Para acessar sua hospedagem pelo FTP você precisará do seu endereço, nome de usuário e senha. Tudo está disponível pelo painel da hospedagem ou solicite esses dados do suporte.

Assim descompacte o arquivo ZIP que você baixou do WordPress, criando uma pasta em seu computador mesmo e envie essa pasta toda, via FTP, para a sua hospedagem. Isso é exatamente o que faz o instalador que tratei no “Modelo 1” acima, só que esse é o processo manual. Normalmente essa pasta se chama “Wordpress” e contém pouco mais de 700 arquivos distribuídos dentro de outras 3 sub-pastas. Tudo isso tem que ir para a sua hospedagem no Host.

Passo 2. Criar o Banco de dados MySQL

Um blog no WordPress precisa de um banco de dados que serve para administrar as entradas de dados que percorrem o seu blog e fazem tudo funcionar corretamente. Seu servidor de Hospedagem precisa contar que esse sistema disponível, que é conhecido por MySQL. Nesse ponto é preciso criar um banco de dados, dando um nome para ele, um usuário de acesso e uma senha.

No painel de controle do servidor do hospedagem sempre há um local para se trabalhar com o Banco de Dados. encontre onde criar um novo banco de dados do tipo MySQL e forneça as informações necessárias. Lembre-se de anotar detalhadamente tudo o que for passado, pois você vai precisar dessas informações para o próximo passo.

Passo 3. Criar o arquivo wp-config.php

Normalmente esse é um passo automático e é extremamente fundamental para finalizar o processo de criação do blog no WordPress. Abra o navegador de internet e digite o domínio de seu site/blog que você registrou para ser o endereço de sua página, seguido da pasta onde foram salvos os arquivos do instalador do WordPress. Se você seguiu o padrão, então será algo como:

http://www.SEU_DOMÍNIO.com.br/wordpress

Ao digitar isso aparecerá a seguinte mensagem, como ilustra a imagem abaixo:

config-WP-01

Esse arquivo “wp-config.php” é indispensável para o funcionamento de seu blog e nele será contida as informações de acesso ao banco de dados que você criou no passo anterior. Se esse aviso apar
ecer, proceda clicando no botão “Criar um Arquivo de Configuração” para adicionar os dados solicitados. Abrirá a seguinte página:

config-WP-02

Só não será preciso modificar o último item do prefixo. Use as informações do banco de dados MySQL que você criou. Se ao criar o banco de dados não lhe foi dado um endereço, então deixe o espaço “Servidor Banco de Dados” como o padrão que é “localhost”. Adicionado os dados, clique no botão “Enviar” e a mensagem de finalizado aparecerá:

config-WP-03

Clicando no botão “Começar a instalação” você poderá passar para a fase final de todo esse longo processo. Se chegou nesse ponto e nessa mensagem, então psse direto para o passo 4, sem ler o que segue.

Passo 3.1. Se algo der errado.

Tudo isso que foi descrito acima nesse passo pode ser feito manualmente. Basta abrir a pasta dos arquivos do instalador do WordPress e pegar o arquivo “wp-config-sample.php”. Abra-o no bloco de notas de seu computador mesmo e procure pelas linhas semelhantes ao que destaquei na imagem:

config-WP-04

Substitua “nomeBD” pelo nome do banco de dados que você criou; também “usuarioMySQL”, “senha” pelos mesmos. Se o servidor lhe deu um endereço do banco de dados, coloque no lugar de “localhost” ou mantenha o padrão (na maioria das vezes pode ser mantido o padrão, como é o caso do UOL Host).

Feitas as mudanças, clique no menu “Arquivo” ~> “Salvar como…” e renomeie esse arquivo para “wp-config.php”. Salve e envie para a mesma pasta dentro do seu servidor. Depois disso é só acessar o endereço de seu blog como citamos no início desse passo.

Passo 4. Instalar e criar o Blog

Criado o arquivo “wp-config.php” corretamente, então você será direcionado para a seguinte página de instalação e criação do blog:

instalar-WP-01

A imagem está em inglês, mas se você baixou a versão em português, verá essas informações traduzidas.

Crie um nome para o seu blog (poderá ser mudado depois) e digite o seu e-mail de contato. Em seguida clique no botão “Install WordPress” (Instalar WordPress), lembrando de deixar marcada a opção que permite que seu blog seja adicionado aos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

Então abrirá uma janela com uma senha provisória e um usuário padrão que é o “admin”. A senha tem como trocar na primeira vez que você acessa o painel do WordPress, mas o usuário é sempre o mesmo.

instalar-WP-02

Anote a senha provisória para acessar a primeira vez o seu blog. Já estamos indo para a parte final de todo o processo de instalação e o seu blog já está praticamente pronto. Clicando no botão “Log in” você será solicitado a entrar com os dados descritos na imagem acima. Faça isso e você entrará no painel de usuário do WordPress e tudo estará praticamente pronto.

Passo 5. Trocando a senha provisória e usar o painel

Ao acessar pela primeira vez o painel do WordPress, você verá no topo da página um link para trocar sua senha.

instalar-WP-03-trocar-senha

Proceda com a troca para não perder a senha provisória e ter que repetir todo o processo. Assim você já está no painel do WordPress e seu blog já está no ar. Sempre que quiser entrar no painel basta acessar o endereço semelhante a isso:

http://www.SEU_DOMÍNIO.com.br/wordpress/wp-admin/

Isso lhe enviará para a janela de login onde você entra com senha e usuários e volta para o painel de serviços do WordPress. Nesse painel você pode criar postagens, instalar plugins, trocar o tema (theme) de seu layout e mexer nas configurações de seu blog em todos os níveis.

.

54 Comentários

  1. É um processo que nunca explicaram tão bem como neste post. Post muito didático, bom para ser salvo no computador para futura consulta!

    Para voce ter uma idéia, foi preciso que Eu solicitasse ao suporte para instalar o WordPress para mim. Agora, com esse post creio que não será mais necessário isto.

    Responder

  2. Também uso o UolHost para hospedar WordPress e estou adorando a qualidade do serviço. Até agora o único problema que tive foi com a instalação automatizada do WordPress, que gerava erro nos feeds do blog, mas consegui uma solução para o problema e coloquei neste post.

    Responder

  3. Eu uso o Blogger, mas meu sonho de blogueiro é usar o WordPress, agora estou tendo uma oportunidade com este tutorial, mas estou precisando de ajuda, No passo 2, como é que se cria um banco de dado MySQL?
    Por Favor me ajudem, eu quero muito.

    Responder

  4. @Klayton,

    Como está descrito, vc terá que ver no painel de controle do seu provedor de hospedagem como proceder para criar o Banco de Dados. Cada caso é um caso e é sempre bom pedir ajuda do suporte nessa parte do processo.

    Responder

  5. Pelo amor de DEus: como entrar em contato com a ###$%&***¨&%$ da UOL?? Acabei de me inscrever e, sinceramente, já estou MEGA ARREPENDIDA!!

    Por favor, ajude-me!

    Responder

  6. Ôpa, problema resolvido. Eles são muito atenciosos (embora eu tenha encontrado dificuldade em achar o canal certo de comunicação…). Obrigada!

    Responder

  7. Marcos, gostaria de saber se tenho que substituir alguns arquivos no FTP como está pedindo no programa, pois existem alguns arquivos com os mesmos nomes.

    Responder

  8. @Junior,
    vc terá que ver quais arquivos. Mas normalmentel, se seu host está vazio e vai instalar a primeira vez não há o que apagar.
    Mas se vai fazer mudanças, pode ser que seja preciso mesmo substituir alguns arquivos.

    Responder

  9. Marcos Esse Tutorial esta me incentivando a migrar de blogspot para wordpress mais um explicando os erros eu migro…
    È um dilema isso.

    Responder

  10. Muito obrigado pela ajuda, consegui instalar e configurar rapidamente com esse tutorial e outro do fórum da empresa de hospedagem.

    Responder

  11. Eu contratei o serviço da http://inter.net.br/ e fiz esse procedimento que você fez.. só que invez de deixa "www.meudominio.com/wordpress" eu criei tudo no "www.meudominio.com/" e funciono sem problemas..

    Obrigado.. foi muito exclarecedor

    Responder

  12. Quero criar um blog com host pago UolHost, mas tenho muito medo de demorar a recuperar o dinheiro ou até mesmo nunca recuperar, já que tenho pouca experiência em divulgação.

    Responder

  13. Pingback: Social Slider plugin Worpdress de ícones sociais flutuante | [ Ferramentas Blog ]

  14. Pingback: Meus 7 links de destaque – Desafio #7links | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: Como criar um blog – Primeiros passos | [ Ferramentas Blog ]

  16. Pingback: Como migrar ou criar um blog no WordPress.org: tutorial completo | [ Ferramentas Blog ]

  17. Pingback: Como registrar e usar domínio próprio no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  18. Quero fazer um clube de compras no wordpress. já comprei o plugin mas só agora eu descobri que preciso usar o wordpress.org. Eles pedem que a plataforma seja linux, é isso mesmo? o UOL me fornece isso?

    Responder

  19. Bom Dia!!

    Veja se pode me ajudar. Instalei o wordpress em meu servidor xpg, e o blog substituiu o site…isto é no endereço do site abria o blog…exclui todo wordpress e abriu o site normalmente. è exatamente isso que acontece ou tinha algo errado??
    No aguardo
    Luciane

    Responder

  20. Eu tenho um site e quero colocar um blog dentro dele… seguindo os passos que você passou, quando chegar no momento de colocar o domínio, eu posso colocar como um subdomínio ou tenho de ter outro domínio só para o blog?

    Obrigadão!

    Responder

  21. Boa noite, estou tendo uma tremenda dificuldade para fazer este passo:

    Feitas as mudanças, clique no menu “Arquivo” ~> “Salvar como…” e renomeie esse arquivo para “wp-config.php”. Salve e envie para a mesma pasta dentro do seu servidor. Depois disso é só acessar o endereço de seu blog como citamos no início desse passo.

    Não sei como enviar o arquivo para o servidor. Não sei que servidor é este, se alguem puder ajuda ficarei muito grato.

    Agradeço desde já

    Leonardo Marioto.

    Responder

  22. Cara, salvei essa página agora. Isso é ouro em pó! hehehe
    Vou tentar em breve, era tudo o que eu estava precisando para o site aqui da empresa!

    Um Abraço!

    Responder

  23. Pingback: Como instalar novo Tema (Theme) no Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

  24. Pingback: Como instalar o Wordpress.org usando cPanel | [ Ferramentas Blog ]

  25. Marcos, por gentiliza, e se eu tiver um domínio registrado em outro plano de hospedagem(no caso tenho na uol host), o que devo fazer para ele funcionar no wordpress.org ? Tenho que alterar ou criar registros DNS ?
    Obrigado.

    Responder

  26. Belo tutorial Marcos Lemos, com certeza o mais completo na internet. O wordprees é hoje a melhor ferramenta para criação de blogs, recomendo muito!

    Eu tenho blogs no Blogger e no WordPress, a facilidade para fazer as coisas no wodpress é incrível, por isso acho um pouco superior ao Blogger, depois desse artigo quem não souber instalar ta de brincadeira né!

    Abraço.

    Responder

  27. Pingback: PRIMEIROS PASSOS PARA GANHAR DINHEIRO COM BLOG

  28. Pingback: O que é um blog? Como criar um blog em Moçambique? | Como Ganhar Dinheiro em Moçambique

  29. Pingback: Como criar um blog no WordPress.org | Nexus Net

  30. No meu caso, tenho feito o procedimento mas na hora de acessar o endereço dominio.com/wordpress cai sempre no erro 404… aparece meu blog que estou migrando pela metade, sem post… só dando página não encontrada…como faço?

    Responder

  31. Bom dia. Criei um blog no Word.COM porém quero mudar para o .ORG para começar a exibir anuncios e tal, quero usar o mesmo nome e o mesmo conteúdo do meu outro blog. Dá pra fazer tipo uma migração? Mudar de um para o outro?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.