Como criar um conteúdo de qualidade

Certamente você já deve ter ouvido falar em SEO (Search Engine Optimization) por aí, pois bem, este é o primeiro de muitos post sobre o assunto que pretendo abordar aqui no blog, e para iniciar, hoje darei algumas dicas de como iniciar a produção de um conteúdo de qualidade para o seu blog e consequentemente gerar um bom resultado nas pesquisas dos principais mecanismos de busca.


Antes de começar faz-se necessário uma pequena lida na definição de SEO:

Otimização de Sites é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization, Acrônimo SEO, também traduzido no Brasil como “otimização para mecanismos de busca”) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes […] Wikipédia.

Criar conteúdo de qualidade:
Não adianta sair publicando 10 a 15 posts todo dia só para rechear rapidamente o blog e achar que assim vai crescer em apenas 1 semana de vida, é muito mais viável escrever 2 posts diários com informações detalhadas e um conteúdo organizado e de qualidade que possa ser muito mais útil para quem o lê do que encher o blog de artigos ruins e inúteis, é como já dizia o velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Agora reflita comigo: se por um acaso você chegar a um blog e lê aquele post de má qualidade, o que você faria? Certamente você iria sair daquele blog e dificilmente voltaria por perceber que aquele artigo por ser ruim o resto também seguiria o mesmo caminho, diferentemente de quando você chega a um blog e vê aquele conteúdo bem escrito, organizado, útil e de grande qualidade, consequentemente você irá tentar buscar naquele mesmo blog outros excelentes artigos como aquele que você leu.

Ortografia:
Este é um ponto bastante importante se você deseja criar um conteúdo de qualidade e fazer seu blog crescer: a ortografia é essencial em um blog. Do que adianta escrever um post com um bom conteúdo se você escreve um português que quase ninguém entende? Tome muito cuidado com os possíveis erros gramáticos e deixe o “miguxês” de lado. Caso você queira escrever bem, recomendo que leia muito, pois este é um excelente exercício para melhorar os erros ortográficos e a maneira que você escreve.

Seja Original:
Não saia publicando tudo o que você leu em blogs do mesmo nicho do seu, do que adianta publicar algo que pode ser muito bem encontrado em vários outros blogs por aí? Claro que, se você tiver alguma outra opinião ou alguma forma distinta de abordar sobre o determinado assunto, aí sim, neste caso pode-se abrir uma exceção.

O interessante seria você estudar mais sobre o nicho do seu blog e procurar publicar um conteúdo exclusivo.

Não Copie:
Isso é regra para todos os tipos de blogueiros: Não copie conteúdo alheio, saiba que o plagio é crime previsto em código penal. Imagine você, depois de todo aquele trabalho para montar um bom post vêm um desconhecido e simplesmente copia todo o artigo e publica sem ter trabalho algum em um outro blog, certamente isso lhe causará indignação. Caso você gostou do artigo publicado em um outro blog, comente com suas palavras sobre este e não esqueça de linkar o autor original. A Nospheratt publicou um post repleto de assuntos que tratam sobre o plágio, veja:

Escreva conteúdo relevante:
Foi como já falei mais acima, busque sempre escrever um conteúdo diferenciado, e útil para o tipo de visitante do seu blog. Lembre-se que um conteúdo relevante é uma das principais armas para melhorar a indexação do seu blog nos mecanismos de busca.

Concluindo:
Estas foram apenas algumas dicas para tentar ajudá-lo a melhorar o seu blog, existem inúmeras outras técnicas que podem auxiliar você nesta tarefa, o mais importante é que você dedique algumas horas do seu dia ao seu blog e a sua vida de blogueiro, busque sempre estudar mais sobre a blogosfera em geral, só assim você pode elevar positivamente o nível do seu blog. E o mais importante de tudo: tenha PACIÊNCIA, os resultados não vão surgir da noite para o dia.

Até Já!

4 Comentários

  1. Olá !!!

    Excelentes as suas dicas, creio que todas são de grande e igual importância para o Sucesso de um blog!
    Eu por exemplo prefiro postar menos vezes, do que correr o risco de postar por obrigação e cair o nível 🙂
    Obrigada por compartilhar estas informações !
    Um enorme abraço

    Responder

  2. Muito bom, a parte ética deve prevalecer, sou iniciante e gosto desta forma de pensar.
    Suas dicas são muito importantes para se começar com o pé direito.
    Obrigado pelas informações.

    Responder

  3. Muito bom, a parte ética deve prevalecer, sou iniciante e gosto desta forma de pensar.
    Suas dicas são muito importantes para se começar com o pé direito.
    Obrigado pelas informações.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.