Como criar um Mapa do Site no WordPress

Antes de come√ßarmos vamos entender melhor o que √© um mapa do site.¬†Bom, o termo “mapa do site” √© utilizado para designar uma listagem completa de todos os artigos de um determinado blog, al√©m de exibir para o leitor todas as postagem de forma organizada, o mapa do site tamb√©m √© um grande aliado quando se trata em SEO, j√° que os motores de busca (Google, Bing, etc…) poder√£o tomar de princ√≠pio uma base para a indexa√ß√£o dos conte√ļdos presentes naquela p√°gina.

Sem mais delongas vamos ao que interessa: como criar um mapa do site no wordpress.

[note color=”#F2F2F2″]01 – De princ√≠pio para criarmos um mapa do site no wordpress vamos utilizar o plugin Sitemap Generator.

02 – Na p√°gina do plugin escolha a vers√£o do seu WordPress (se utiliza o 2.8 ou superior clique em “Latest Release“)¬†e fa√ßa o download.

03 – Em seguida descompacte o arquivo ZIP e fa√ßa o upload da pasta ¬†atrav√©s do caminho /wp-content/plugins/ –¬†leia mais em: Como configurar o FileZilla FTP -.

04 – No painel do wordpress clique em “Plugins” e ative o plugin “Dagon Design Sitemap“.

Pronto, agora vamos criar a p√°gina para exibir o mapa do site. Para isso recomendo a cria√ß√£o de uma p√°gina est√°tica, portanto ainda no painel do seu wordpress v√° em: “P√°ginas -> Adicionar Nova“.

D√™ um t√≠tulo a p√°gina e mude a exibi√ß√£o para “HTML”, feito isso cole o seguinte c√≥digo no editor de texto:¬†<!– ddsitemapgen –>

Visualize e publique normalmente a p√°gina.[/note]

Gostou? Deixe sua opini√£o ou d√ļvida nos coment√°rios abaixo.

Até a próxima!

6 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Já acompanho o FB há muito tempo e meu site só está como está graças as suas dicas.
    N√£o sei o que est√° acontecendo, mas meu site n√£o exibe o SITEMAP. Fiz exatamente como descrito no tutorial, mas a p√°gina fica em branco.
    O Plugin está ativado, configurado, coloquei o código na página em modo HTML, porém sem sucesso.

    Poderia me ajudar?

    Obrigado!

    Responder

  2. Oi Leonardo. Desculpe ter postado o coment√°rio antes de pesquisar mais.
    Consegui encontrar o problema, apenas atualizei o código para . Este eu encontrei no próprio site do plugin.
    Obrigado pelo maravilhoso tutorial.

    Responder

  3. Excelente. Uma outra op√ß√£o tamb√©m √© usar o XML- Sitemap Generator, encontrado ao pesquisar “sitemap” nos plugins do wordpress. Dispensa download e √© muito f√°cil de configurar. Basta alguns cliques.

    Responder

  4. Ol√°. Gostaria de saber se posso criar um mapa do site manualmente, adicionando um a um os novos links de postagens criadas. N√£o tenho gostado do visual do mapa do site gerado por plugins.
    Gostaria de saber tamb√©m se preciso adicionar ao menu essa p√°gina criada por mim para que a Google acesse mais facilmente todo o meu site. √Č que j√° tenho uma lista de categorias na p√°gina principal para que o internauta se localize e encontre o que deseja. Acho redundante uma p√°gina Mapa do Site no Menu para o internauta, a n√£o ser que a Google exija que a p√°gina Mapa do Site esteja acess√≠vel para qualquer um para que os mecanismos de busca atuem mais eficazmente.

    Se puder me ajudar, ficaria muito grata! Não encontrei em lugar algum algo que me esclarecesse sobre a divulgação (deixar à mostra) ou não do Mapa do Site.

    Seu site é muito bom.
    Obrigada.

    Responder

    • Amanda,

      Um sitemap é feito para os buscadores e não para o visitante. Para o visitante é melhor menus e categorias, além de um bom plugin para artigos relacionados.

      Responder

Deixe um coment√°rio

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.