Como criar e usar Sitemap no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Sitemap é o índice completo do seu Blog, mostrando aos mecanismos de Busca, como o Google, o que podem encontrar e rastrear dentro de suas páginas. Ter um Sitemap e usá-lo no Search Console da Google é algo indispensável para garantir a indexação de todos os artigos do Blog.

Todo blogueiro quer aparecer bem posicionado no Google para garantir isso você precisa ter certeza de que eles sabem que seu Blog existe e como devem catalogar o conteúdo publicado. Os links são o caminho certo para este processo. Basicamente um Sitemap é a lista de todos os links que levam a algum conteúdo do seu Blog.

Mas precisamos bem mais do que isso, então dá uma olhada nestas: 5 dicas para aparecer bem posicionado no Google.

Esta é uma das primeiras coisa que você tem que fazer ao criar um Blog.

Como criar um Sitemap para o Blog

Criar um Sitemap parar seu Blog é o primeiro passo das técnicas de SEO, garantindo que seu Blog seja rastreável e oferecendo ao Google uma forma de analisar seu Blog por completo. Cada link de seu Blog é um caminho para os artigos e você precisa mostrar pros buscadores quais são esses links.

Para entender melhor: O que significa SEO e para que serve?

Se você tem um Blog no Blogger, pode ler este outro artigo aqui para entender melhor o Sitemap padrão BlogSpot: Blogger agora tem Sitemap XML oficial.

Mas não há dificuldade. Basta pegar o endereço do seu Blog e adicionar ao final dele /sitemap.xml que esta é a URL do Sitemap de qualquer blog no Blogger da Google.

Já quem tem Blog no WordPress, recomendo que instale o plugin Yoast SEO, que é gratuito e gera um sitemap para seu Blog de forma automática.

Como adicionar Sitemap no Search Console da Google

O próximo passo é criar uma conta no serviço Search Console da Google – https://www.google.com/webmasters/tools/

Esta é uma ferramenta gratuita e fundamental para você mostrar ao Google que seu Blog existe e quais conteúdos devem ser analisados e indexados. Com o Search Console você é capaz de saber de que forma o Google vê seu Blog, se existem erros de rastreamento e estruturais.

Desse modo você garante que seu Blog aparecerá minimamente no índice do Google.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

3 Comentários

  1. Oi Marcos, como vai. Não sei se vai poder me responder…. Esses dias notei que meu blog está dando como inexistente nas procuras da Google, quando digito apenas o nome sem o endereço. Já o endereço cai direto nele.
    Teria a ver com alguma atualização ou cadastro desse Search Console?

    Obrigada!

    Teresinha Nolasco

    Ahh,.. não estou conseguindo o cadastro aqui pra receber as atualizações. Não tem cadeado no endereço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.