Como desabilitar o novo efeito Lightbox do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Blogger veio com mais uma novidade para a exibição de imagens nas páginas do Blog. É o efeito Lightbox para abrir as imagens dentro da mesma janela como se fosse um álbum. Muita gente gostou, mas há problemas. Não tem como personalizar, foi aplicado em todas as imagens e nem é possível desativar o efeito. Mas encontramos três soluções para tirar esse recurso e deixar seu blog como antes.

Se você não viu o novo recurso do Blogger para imagens, o efeito Lightbox ou não entendeu como ele funciona, pode ler nosso post sobre a novidade:

AVISO: A equipe do Blogger desabilitou temporariamente o recurso. Saiba mais, aqui:

  • URGENTE: Blogger cancela novo efeito Lightbox

O problema disso é que, mesmo sendo um bom recurso, está habilitado em todas as imagens, não tem como configurar e o Blogger não disponibilizou uma forma de escolher se queremos ou não usar o recurso de Lightbox.

Encontrei três maneiras de desabilitar esse efeito. Você só precisa usar uma delas, escolhendo a que melhor se adaptar ao seu blog. Isso irá tirar o Lightbox de todo o blog e de todas as imagens e não tem como escolher em qual continuará funcionando.

O procedimento inicial é igual para os três. É preciso acessar o código fonte do seu blog para adicionar um trecho de código. Entre no menu “Modelo” e clicar no botão “Editar HTML”, como na imagem abaixo:

Depois, na janela que abrir, autorize acessar e modificar o código fonte, marque a opção “Expandir modelos de widgets” para ver toda a estrutura de código do template do seu blog.

Agora é só escolher qual dos modelos abaixo funcionará em seu blog para desabilitar o efeito Lightbox das imagens.

Só escolha um deles para usar. Não aplique todos os modelos mostrados abaixo. Basta procurar e testar o que melhor funcionar em seu Blog.

Primeiro modelo

Há um Script que você pode adicionar ao código fonte do Blog. Abrindo o “Editar HTML”, procure pela seguinte linha:

</head>

Imediatamente ANTES disso, cole o trecho:

<script type="text/javascript">
//<![CDATA[
function killLightbox() {
var images = document.getElementsByTagName('img');
for (var i = 0 ; i < images.length ; ++i) {
images[i].onmousemove=function() {
var html = this.parentNode.innerHTML;
this.parentNode.innerHTML = html;
};
}
}
if (window.addEventListener) {
window.addEventListener('load',killLightbox,false);
} else {
window.attachEvent('onload',killLightbox);
}
//]]>
</script>

Salve o modelo e veja o resultado na página do seu blog para ver se esse tipo de código funcionou para seu blog. Esse é que está sendo o mais usado e foi o primeiro a surgir.

Segundo modelo

Outra maneira que você pode tentar, caso a primeira não dê certo, é um outro pequeno trecho também de Script. Agora será preciso procurar no “Editar HTML” pela última linha do código fonte:

</html>

Exatamente ANTES dela, cole o trecho:

<script type='text/javascript'>
document.getElementById('main').innerHTML = document.getElementById('main').innerHTML.replace("'lightboxEnabled': true,","'lightboxEnabled': false,");
</script>

Salve o modelo e veja se funcionou bem em seu blog e se não deu nenhum conflito com nada.

Terceiro modelo

Por fim, temos um terceiro modelo de código, caso nenhum dos dois anteriores funcionar. Vá ao “Editar HTML” e procure pela última linha do código fonte do seu blog:

</html>

E logo ANTES dela, cole o seguinte trecho:

<script type='text/javascript'>
gooimg = document.getElementById('main');
goobox = gooimg.innerHTML;
goobox = goobox.replace("'lightboxEnabled': true,","'lightboxEnabled': false,");
gooimg.innerHTML = goobox;
</script>

Então salve o modelo para verificar em seu blog se este Script foi eficaz em desabilitar o efeito Lightbox do Blogger em seu Blog.

Acredito que com qualquer um desses trechos de códigos seja possível desabilitar o Lightbox sem problemas. Nos testes que fiz não encontrei nenhum tipo de conflito e nem deixou o blog pesado. Escreva nos comentários sua experiência e qual dos modelos funcionou melhor para o seu Blog.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

23 Comentários

      • É exatamente o que vocês dois disseram: não entendem… Lightbox é um recurso muito mais estético do que funcional, e padrão estético cada um tem o seu. Dão licença vocês dois…

        Responder

    • É que existe casos como o do meu blog. Tenho um blog que mostra lugares para andar de skate na cidade de Goiânia que traz fotos. Como colocar muitas fotos em um post pesa demais no carregamento da página, colocamos o efeito lightbox de forma manual. Assim precisamos colocar somente 4 fotos em cada postagem do blog, porem linkamos uma das imagens para direcionar para o efeito e mostrar mais 20 imagens diversas. Assim teremos muitas imagens no blog sem deixar o carregamento pesado. Com esse novo efeito do blog, quando o leitor clica na imagem, abre dois efeitos lightbox, o do blogger e o que foi colocado manualmente, tornando esteticamente feio o blog e isso pode irritar o leitor, pois ele tem de fechar dois lightbox de forma diferente. Por isso, para mim não foi bom essa inclusão de efeito no blogger.

      Responder

  1. Eu não uso este novo Lightbox porque já tenho um instalado no meu blog, e que também é automático, às vezes não é só a questão de gostar ou não gostar de uma ferramenta. Mas apesar disso, já havia removido.

    Responder

  2. Vlw, cara! Tava incomodando mesmo o lightbox do blogger! Eu já uso aquele outro lightbox que passou aqui uma vez e o do blog tava atrapalhando… usei o terceiro modelo e ficou tudo certinho! obrigado! o/

    Responder

  3. O “mimimi” (que falta de classe!)do lighbox é por um motivo simples: alguns blogs exigem que a foto seja exibida em full size pra que sejam vistos os mínimos detalhes da mesma.
    O modo ligtbox oferecido pelo blog exibe as imagens no tamanho estabelecido por eles e eu achei o tamanho muito pequeno. SE as imagens fossem exibidas no tamanho original ou se tivesse opção de zoom, não teria “mimimi”.

    Responder

    • Após executar esse efeito, é exibido o link abaixo da imagem, para que todos possam ver a imagem original. Gostei muito desse efeito, por o ato de não ter que sair dá página que está sendo utilizada.
      O blogger tá precisando mesmo é de um melhor formulário de comentários. […]

      Responder

    • Sana,

      O que chamamos de “mimimi” foram mais as críticas de pessoas que reclamam de coisas pequenas como a cor do fundo ou o fato do link da imagem ser exibido…
      Entendo que muita gente teve problemas pelo conflito com outros sistemas de Lightbox que já estavam funcionando em seus blogs ou mesmo aqueles que não precisam do recurso.
      “Mimimi” tem mais a ver com reclamações infundadas, de gente que só quer chorar sem explicar porquê.

      Responder

  4. Oh povo… hehe
    Quando não tinha este efeito nativo o pessoal perguntava ao Marcos como fazer para colocar. Agora que tem, perguntam como tirar.
    Paciência, hein Marcão !

    Abraço, rapaz.

    Responder

  5. Obrigado pela dica…
    Mas deixo aqui a pergunta, isso torna mais lenta a visualização do blog, por exemplo a usuários que tenham internet lenta?
    Pois até gostei, desactivei, para não atrapalhar os meus visitantes, mas quando obtiver a resposta, logo vejo se removo o trecho que colei ou não….

    Responder

  6. Cara, MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    usei o segundo código pois é mais fácil de eu lembrar onde ele está caso depois eu venha a querer voltar com o lightbox (que é a coisa mais improvável do mundo) IUHAUIhAUIhuaIhuiAHuihAUihaUIA
    sério, acabaram de habilitar isso no meu blog há uma meia hora e simplesmente entrei em desespero porque eu preciso que as figuras sejam mostradas na resolução original, afinal o blogger deveria ser uma ferramenta para se criar blogs, e não um sistema pra fazer albinhos (tem orkut pra isso pelo amor), tomara que logo habilitem uma opção para desativá-lo, senão na minha opinião essa foi a maior KGADA da google

    Responder

  7. Você salvou o meu blog.Fui direto na terceira tentativa e deu certo. Como meu blog tem postagens com fotos grandes e em grande quantidade, o novo recurso ficou demasiadamente lento – como tentar abrir varias imagens de uma só vez no photoshop, e o pior, muitas imagens em alta resolução apareciam em tamanho minúsculo. Valeu! Valeu!

    Responder

  8. Olá !

    Bom eu não entendo nada desta ferramenta, mas caso ela retorne ao ar, vou desabilitar, pois tive que retirar meu botão Leia Mais, ele não estava mais direcionando para a postagem e se clicado, ia direto para este efeito, tornando-se inútil… Não sabia o que estava acontecendo, por isso ao invés de desativar a ferramenta, acabei retirando a imagem do botão… vou recolocar 🙂 Obrigado pelos esclarecimentos !
    Um abraço e bom fim de semana !

    Responder

  9. Bom, nessa nova atualização muitas pessoas não conseguiam desabilitar esse efeito, que particularmente ningem gosta rs.
    Em um dos meus trabalhos como Desenvolvedor Web tive que desabilitar e confesso que no começo me bati um pouco.
    Mais o post é de grande utilidade, Vlw !

    Responder

  10. Tentei tirar e realmente funcionou, porém, quando a imagem é muito grande e coloco ela menor no post, se clicar para aumentar aparece “a imagem contém erros e não pode ser exibida”. Nas imagens com tamanho real isso não acontece, somente nas miniaturas. =/

    Responder

  11. Por um lado é muito bom esse efeito de LightBox habilitado. Percebi que ao desabilita-lo logo as imagens com link levam o leitor para uma página vazia onde estão as imagens, precisando a pessoa voltar no navegador para a página e acabar se perdendo no artigo.

    Responder

  12. Eu queria é ativar ele, ja procurei por tudo, so mostra como ativar pelo painel, mas eu ja fiz isso e nao funcionou, queria saber se tem algum HTML pra ATIVAR ele, pelo painel ja tentei e nao da certo. Ja vi varios tutoriais, o unico que consegui foi o shadowbox, mas ai preciso colocar link por link de imagem, ai é cansativo por meu blog necessito de muitas imagens.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.