Como divulgar seu blog e gerar mais visitas

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Divulgar um blog e conseguir visitas crescentes é um desafio constante e uma tarefa diária. Muitos começam blogs, conseguem ser persistentes, mas quando olham suas estatísticas elas estão estáticas, não crescem ou crescem pouco. Pode ser até que seu blog tenha um ótimo conteúdo, mas não está emplacando. Existem formas de conseguir mais visitas de forma bem simples e eficiente e é o que veremos aqui: como atingir um público cada vez maior e crescente.


Todo início de semana gosto de rever minhas estatísticas e organizar os próximos dias, principalmente sobre como vou divulgar e conseguir mais visitas para meu blog e meus artigos. O final-de-semana pode ser muito produtivo se aproveitamos o tempo extra (ao invés de assistir Faustão ou Silvio Santos) para escrever e pesquisar:

E logo depois é preciso escolher os caminhos que vão colocar o seu conteúdo na frente do máximo de pessoas e leitores possível. Tão constante quanto escrever e publicar em seu blog, deve ser o seu empenho em divulgá-lo e socializar com outros blogs e seus leitores.

Divulgar diretamente.

alvo-divulgar-blog É preciso distribuir seus links em todas as partes e uma grande ferramenta para isso são os agregadores de conteúdo: sites, blogs e comunidades para onde é possível enviar seus links e ter um destaque. Esses agregadores divulgam o melhor por meio de votação do público, por exemplo, ou por seleção dos administradores do site. Em alguns casos, quando se consegue um link bem posicionado, pode-se receber centenas de visitas de retorno.

Nesse artigo eu indico três e como usar cada um deles:

Mas não basta enviar os links para todos os lugares indiscriminadamente, sem critérios. Alguns podem trazer resultados não tão bons e piorar as estatísticas de seu blog, pois nem sempre muita visita significa “visitas de qualidade”. Então recomendo que complemente ainda esse assunto lendo:

Socializar.

img_parceria Seu blog não é uma ilha isolada e não pode ficar esquecido no meio do nada esperando que as pessoas simplesmente o encontre. Divulgar é a forma de ser visto, mas depois de conquistar a visita será preciso conquistar o visitante. Então é preciso interagir. Isso pode ser feito por meio dos comentários em seus artigos ou por um formulário de contatos onde você pode responder e interagir diretamente com que chega até sua página. Mas isso vai depender sempre do visitante deixar primeiro um contato/comentário.

Então, a melhor forma é ir ao encontro das pessoas, de quem é o seu público alvo. Participara de fóruns e redes-sociais torna você e seu blog mais visíveis e as pessoas começam a ligar a sua imagem ao seu conteúdo; vão se identificar com seu trabalho pela sua interação com elas. Isso desperta interesse! A internet é uma grande rede-social e um mega meio de comunicação direta.

Concluindo.

Existem centenas de maneiras de se conseguir mais visitas, onde uma delas passa necessariamente por aparecer nos resultados orgânicos do Google, mas não podemos depender apenas das buscas ou de uma boa indexação. Existem centenas de técnicas de SEO que podem melhorar a visibilidade de seu blog dessa forma, mas não se deve abandonar os meios mais diretos e que você pode, de certa forma controlar e mensurar melhor os resultados.

.

13 Comentários

  1. muito boas as dicas, realmente a interação do blogueiro com seu publico é essencial ! obrigado pelo post, excelente.

    Responder

  2. Ninguém lê meu blog, cara! O que eu faço?
    Brinks! Dicas ótimas. Neste momento estou lendo todas e melhorando ainda mais a qualidade das visitas!
    obrigado, Hordones!

    Responder

  3. Parabéns, Lemos. Mais um excelente artigo. Eu tenho duas dúvidas de leigo. Se você puder responder, agradeço.

    Contextualizando, meu blog é educacional (História Digital), e recebo uma média de 600 visitantese e 1300 pgvws/dia. Tenho oito meses de trabalho, atualizando diariamente. Estou com 200 artigos, atualmente.

    Meu projeto é de longo prazo, mas o presente não pode ser ignorado. Então, vamos às perguntas:

    1- Por que tenho a impressão de ter praticamente o mesmo número de visitantes todos os dias? Parece que o número não se altera no decorrer das semanas, as vezes dá um pulo prá cima, as vezes prá baixo, mas geralmente permanece o mesmo.

    2- Quais as melhores redes sociais para divulgar um blog educacional?

    Um grande abraço,
    Prof_Michel

    Responder

  4. @Prof_Michel,

    Vamos reponder na ordem invertida.
    2 – Eu não sei quais seriam as melhores forma de se divulgar um blog do seu nicho. Acredito que em fóruns de debates sobre os assuntos que vc oborda. Vc terá mesmo que procurar.

    1 – É preciso avalir a sua taxa de crescimento mês a mês.
    Há períodos em que o crescimento estabiliza para depois voltar a crescer mais. Isso pode variar em função da indexação no Google, por exemplo.
    É bom sempre continuar divulgando o máximo possível.

    Mas há nichos com teto máximo de visitas. Não há visitantes infinitos e crescimento indefinido para todos. Assim é preciso saber tb se o seu nicho não tem um teto e que 600 visitas/dia seja acima da média. Isso só o tempo dirá.

    Responder

  5. Obrigado pela resposta, Lemos.

    Eu divulgo o blog no Dihitt. Vc indicou também o Via6 e o Linkk. Vou dar uma olhada nestes indexadores.

    Quanto ao teto máximo, acho que posso ir além. Tenho um amigo com blog educacional de física (Efeito Joule), que tem uma média de 4500 visitas/dia. Muito acima do que muitos blogessauros conseguem.

    É possível que ele tenha acertado na indexação desde o início. Eu, por outro lado, só fui definir o meu nicho oficial – e utilizar as técnicas de SEO – há 2 meses atrás.

    No mais, prá cima e avante, sem pressa e constante 🙂

    Um grande abraço,
    @profmichel

    Responder

  6. Caro Marcos, quero parabenizá-lo pelos seus posts, são de altíssima qualidade e facílimos de serem entendidos além de nos conduzirem de forma prazerosa a outros temas muito interessantes.
    Um grande abraço.

    Responder

  7. Pingback: Parceria – troca de banner e link | [ Ferramentas Blog ]

  8. Excelente post. Releva o causador da demasiada demora para conseguir leitores fiéis, e também o causador do abandonamento de blogs nos primeiros meses de vida. Até eu só posto em agregadores de links, e me esqueço da importância dos comentários.

    Acredito que, se mais pessoas pensarem como o Marcos, talvez acabemos gerando mais um grande blog na blogosfera brasileira.

    Já que estamos falando de divulgação, venho trabalhando em um site onde divulgo alguns vídeos que eu curto.[Link suprimido]

    Igor Moreira

    Responder

  9. Pingback: Blix: Divulgue o conteúdo do seu Blog e ganhe exposição | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.