Como encontrar códigos no novo Editar HTML do Blogger?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois que o Blogger mudou a forma como editamos o código fonte de nossos blogs no painel, muita gente ficou confusa e não está conseguindo encontrar as linhas de códigos HTML, CSS e outros. É natural a dúvida, mas você verá que ficou bem mais fácil e prático localizar qualquer linha. As mudanças foram para melhor e com o tempo todos vamos nos acostumar.

Pra facilitar a vida dos usuários do Blogger, você pode ver esse tutorial em vídeo, clicando no link abaixo:

A equipe do Blogger modificou o painel do botão “Editar HTML” no menu “Modelo”. Antes era mais complicado e estranho para a maioria das pessoas e as novas melhorias podem tornar as tarefas de editar o código mais simples e rápidas. Se você ainda não viu todos os detalhes da mudança, recomendo que leia:

Fato é que, mesmo com algumas críticas, aos poucos vamos percebendo que muita coisa mudou para melhor.

A dificuldade mais comum agora é pesquisar linhas de código para adicionar ou modificar trechos que melhorem o Template ou sirva para customizar recursos. Antes existia uma caixa para marcar chamada “Expandir modelos de widgets” que era usada justamente para vermos todas as linhas de código existentes. Isso agora sumiu e não é necessário.

Entrando no editor de HTMl do Template do seu Blog (menu “Modelo” ~> botão “Editar HTML“) você tem duas formas para procurar as linhas desejadas.

1. Diretamente no elemento

Se o seu código está em alguma área conhecida, como o Postagens do Blog (“Blog1”), no cabeçalho do Blog (“Header1”) ou em algum elemento de página, basta clicar no botão “Ir para um Widget”, que você será evado diretamente para a área de códigos desejada.

Isso simplifica a busca e mostra como podemos ir direto para o que precisamos, sem percorrer todo o código, linha por linha. Isso é bom para quando você sabe onde quer mexer, mas não se lembra exatamente quais são as linhas.

Observe que as setas ao lado da numeração das linhas indicam que há outras linhas de códigos escondidas. Clicando nelas você expande todas as linhas e pode ver mais códigos se precisar.

2. Busca direta

O outro método é a busca direta. Nesse caso é preciso clicar no botão “Formatar modelo” e usar o atalho de teclado “Ctrl+F”. Isso exibirá uma caixa de busca dentro da área de códigos. Digite o que quer encontrar (certificando-se de que esteja exatamente como aparece em seu código fonte e aperte “Enter” para fazer a busca.

Com isso você é levado diretamente para a linha que precisa.

Mas lembre-se de que no Blogger algumas linhas se repetem várias vezes ao longo do código. Certifique-se de que encontrou exatamente a linha no local desejado antes de fazer qualquer modificação.

É preciso tempo para aprender

Sempre que surgem novidades as pessoas ficam apreensivas. O Blogger tem feito grandes mudanças em seu painel desde o ano passado (2012) e quem já estava acostumado com o modelo antigo, pode não estar gostando muito do que encontra. Mesmo assim, tenha paciência e tente aprender e usar o que está disponível.

Foi assim quando você começou e não conhecia nada. Só que agora você tem mais experiência e pode superar as dificuldades de acessibilidade no painel e contornar as dúvidas mais rapidamente.

Se descobrir algo mais, compartilhe aqui nos comentários.

.

26 Comentários

  1. Com relação a expandir modelos ? no antigo modelo agente precisa expandir modelos de Widget para colocar linhas de códigos.

    Responder

    • Izabelle se atente,pois quando apertar o Ctrl+f vão aparecer dois….um da tela toda….lá em cima…e um mais embaixo pra servir de ajuda mesmo para editar o blogger

      Responder

  2. Sinceramente,eu fui um daqueles que sentiram uma diferença rsrsrs tem algumas linhas que estão lá,mas não sei o porque,a gente acaba não encontrando,dificultando muito a edição e otimização do mesmo!Concordo com a amiga Izabelle Soares,eu sempre utilizei o Ctrl + F para chegar no ponto desejado,mas nem sempre ele funcionava de acordo,o que me forçava a procurar ” Manualmente ” e não é que a linha estava lá???? Abraço e sucessos a todos!!!

    Responder

  3. Não gostei dessa nova versão, há muitos bugs.
    Quando tentamos copiar um link, por exemplo, acabamos copiando outras linhas.
    Na minha opinião, o blogger estaria muito melhor se não houvesse nenhuma mudança!

    Responder

  4. Izabelle, tem razão, claro que sabemos que qualquer mudança pode gerar problemas e bugs, porém o blog pecou, ele devia ter dado opção de usar modelo antigo até acertar tudo. Coisas que fazia rápido, perco muito tempo agora. Outra coisa que ficou horrível foi visualização da pagina. Estou pensando seriamente mudar de plataforma.

    Responder

  5. Como sempre deram um jeito de c**** em mais uma coisa que era simples e funcionava. Antes precisava de 2 cliques, em Editar HTML e na caixinha de “Expandir…”. Depois Ctrl+F achava qualquer coisa, se não achava podia baixar o código completo e abrir no notepad e lá encontrava. Agora é uma mudação de página, etc etc.. estou procurando um código intruso de um anunciante instalado por um complemento (Foxlingo). Não consigo achar porque não é um código padrão, é algo que foi posto lá indevidamente. Se não fui eu que coloquei, nem o blogger, de que adianta ter as partes do código lá separadas? Só dificulta bem mais a busca pelo trecho. A cada dia que passa sinto vontade de abandonar a vida de blogueiro.

    Responder

  6. Pingback: Novo gadget do Facebook para Blogs: Barra de Recomendações - [ Ferramentas Blog ]

  7. Olá Marcos!
    To com um problemão no meu blog que a dias estou tentando resolver, mas n consegui ainda :/

    Antes, preciso dizer que iniciei a pouco tempo meu blog e desde então acompanho o ferramentas blog como guia. Suas explicações são ótimas (muitas vezes me pergunto de onde vem tanta paciência rs), parabéns e sucesso sempre!

    O meu problema é com os botões do addthis, quero remove-los principalmente da página inicial do meu blog, mas não os encontro no código HTML, acredito até que antes ainda dessa mudança do blogger, eu já havia retirados de lá… mas não mudou nada e só agora estou tendo tempo para tentar retirá-los de vez.

    Será se tem haver com o cadastro feito no site? Ou eu que não estou sabendo procurá-los mesmo? Fiz de tudo já, desde a buscas sugeridas aqui usando o comando “CTRL F”, até olhar linha por linha clicando nas setinhas ao lado para visualizar os códigos “escondidos”. mas tudo sem sucesso.

    Será se vc poderia me ajudar? Só quero sumir com esse botões do meu blog. rs

    Obrigada e mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!

    Responder

    • Marcos, é a segunda vez que escrevo uma dúvida aqui no seu blog, só que como não parei de tentar, já resolvi meu problema como num passe de mágico kkkk eu tinha colocado o código para os botões em um gadgets, lá no layout do blog. Agora já retirei e me livrei dos botões. :)))

      Apesar de nem ter lido sua resposta, muito obrigada!!! 😀

      Responder

  8. Pingback: Como adicionar Gadget e Widget flutuante na barra lateral do Blog

  9. Tudo bem que leva tempo para se adaptar as novidades.
    Mas pra mim só complicou na parte do HTML, facilitou foi nada cara!!
    Com relação ao restante ficou muito bom.
    Mas acho que não precisou mexer no HTML.

    Responder

  10. Marcos, bom dia! Eu segui esses passos, mas quando digito o nome que preciso como “Inicio” ele não aparece, existe algum outro jeito de modificar o menu sem que precise ser pelo HTML? Obrigado!

    Responder

  11. Oi boa noite! fiz um blogger e nao sei como colocar menu drop dow(sub menu) eu ja procurei na internet mas os templates da blogspot tem o html muito complicado, por favor me ajude o meu blogger que eu quero colocar o sub menu é o tomenarede.blogspot.com.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.