Como encontrar imagens com direito de uso livre usando o Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma dificuldade que temos na hora de gerar conteúdo para nossos blogs é encontrar imagens que podemos usar e que não violem direitos autorais, que sejam livres para reprodução e até modificações. Podemos encontrar essas imagens pesquisando diretamente no Google. Até imagens e fotos têm diretos autorais e regras para serem reproduzidas, então, fique atento.

O Google oferece vários tipos e níveis de busca e uma dessas possibilidades é procurar exclusivamente por fotos, imagens e figuras de todos os tipos, usando palavras chave como procuramos por conteúdo.

Além disso, você pode fazer buscas avançadas, determinando filtros e tipos de pesquisas para ter resultados específicos para suas necessidades.

Por padrão, para fazer pesquisas de imagens no Google, você pode acessar: http://www.google.com.br/imghp. E se olhar bem, verá um link “Pesquisa avançada de imagens”, como ilustrado abaixo:

pesquisa-imagens-google

Ao clicar nesse link você será direcionado para uma página para escolher preferência específicas para o tipo de busca que deseja. Ou seja: é o Google com uma busca mais refinada e detalhada para atender à uma necessidade específica, no caso, encontrar imagens com direito autoral público.

imagens-google-direito-de-uso

Onde você verá a opção “Direitos de uso”. Na caixa de menu escolha o tipo de imagem que você quer encontrar.

As duas melhores opções disponíveis são as que permitem reutilizar e modificar as imagens encontradas.

  • Marcadas para reutilização com modificação = permite usar as imagens como for melhor e inclusive modificá-las como você preferir.
  • Marcadas para reutilização comercial com modificação = além de poder modificar e utilizar como quiser, você ainda pode usar comercialmente, ou seja, ganhar dinheiro com o uso dessas imagens.

A última opção é a mais adequada caso você faça algum uso de serviços para monetização do seu blog.

Quando tiver escolhido qual o modo avançado de pesquisa que deseja fazer, então digite alguma palavra chave para o tipo de imagem que quer encontrar e clique no botão “Pesquisa Google”.

Além do Google, existem lugares para procurar imagens também com direitos autorais livres: Como encontrar mais imagens livres.

Outros posts sobre imagens e blogs:

.

17 Comentários

  1. muito bom!!,esta é a grande dificuldade quando vou fazer postagens no meu blog,tenho medo de postar fotos com direitos autorais, eu por isso eu uso as Imagens liberadas pelo microsoft office word do computador usando o clip art.

    até mais!!!

    Responder

  2. Assisti sua vídeo-aula. Muito boa, esclareceu muitos dúvidas. parabéns pelo seu trabalho. Muito bom ver jovens fazendo bom uso da internet e principalmente ganhando dinheiro. Demonstras muita sabedoria.

    Responder

  3. Pingback: Plugin WordPress para encontrar imagens livres: Compfight | [ Ferramentas Blog ]

    • Nào.
      Você não precisar tem conta.
      Aparentemente não mudará nada. Os resultados continuarão no mesmo forma. Seguindo o procedimento indicado o filtro do Google vai só selecionar imagens de direito autoral livre para você usar sem risco.

      Responder

  4. Segui suas dicas quanto a busca por imagens free. Quando tentei buscar alguma imagem para o meu blog (por exemplo – da turma da Mônica) e coloco o filtro “sem restrições de uso, compartilhamento ou modificações, mesmo comercial” não aparece nenhuma imagem. O que me parece obvio pois essa imagens tem um autor muito conhecido. Duvida.
    Se coloco uma dessa imagens (encontradas no google imagens) no meu blog que tem myfreecopyright, corro o riscos quanto a essa publicação.
    Vejo muitos blogs fazerem isso.
    Obrigada.
    Vanessa Ribeiro Marins

    Responder

  5. Marcos querido, na sua opinião esse processo é legal mesmo, sem sansões, ouvindo um profissional como você, seria melhor até mesmo um blog sem imagens, só textos, sem que fica meio sem nexo mais seria o melhor e mais seguro? No seu próprio blog vejo que você não usa de muitas imagens… grato e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

    Responder

  6. Marcos
    olá! temos como verificar a marcação do direito de uso da foto mesmo usando o filtro do google images? digo marcando o filtro para reutilizada com modificação, o google retorna algumas fotos. Temos como verificar se elas realmente liberadas de alguma forma?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.