Como enganar pessoas com seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Pode parecer uma informação um tanto quanto ofensiva, mas é algo que precisamos analisar, conhecer e saber usar. Se sabemos como enganar, como podemos ser enganados, não vamos nos deixar enganar por outros. A internet é cheia de golpes e aproveitadores que abusam da ingenuidade dos outros para ganhar dinheiro, roubar e até difamar os outros. E o pior: nós sempre estamos dispostos a sermos enganados; queremos ser enganados! Ou não!?

Quem acompanha o [ Ferramentas Blog ] sabe muito bem o motivo desse artigo. As vezes uma simples brincadeira pode nos dar lições valiosas e mostrar como estamos sujeitos a sermos passados para trás até  mesmo por pessoas que julgávamos confiar.

Publiquei por dois anos uma brincadeira de “1o. de Abril” que alegrou alguns, mas deixou outros um tanto quanto desconcertados. Essa brincadeiras vão provar os meus pontos

As vezes uma brincadeira pode nos ajudar a ficar mais espertos e não nos deixarmos levar. Vou mostrar aqui, sim, como engar as pessoas em seu Blog. Controverso? Claro, mas você vai entender por quê.

Todos os passos para enganar e ser enganado na Internet

Separei em partes que podem ajudar melhor a ilustrar como os golpes acontecem na internet e como os aproveitadores fazem para ludibriar milhares de pessoas.

Ganhe credibilidade = Isso leva tempo, e todo bom malandro sabe que esse é o melhor investimento para conseguir enganar o máximo de pessoas possível na hora certa. Faça seu trabalho de maneira correta, conquiste as pessoas, faça amigos e nunca, nunca tente enganar ninguém que ainda não confie inteiramente em você.

Meu post sobre como “Ganhar $100” é um ótimo exemplo de como se pode enganar muita gente depois de se conquistar a confiança delas. Muitos comentaram que leram o post até o fim e clicaram, justamente por confiarem no meu trabalho e levarem a sério o que eu publico.

Alguns ficaram irritados com a brincadeira, mas penso que ficaram irritados foi com eles mesmos, por se deixarem levar tão facilmente. O texto está cheio de contradições, até erros de português (coisa que tento evitar ao máximo aqui), informações que não fazem sentido, já desde o título. Isso não impediu que muitos não percebessem que se tratava de um “golpe”. A minha credibilidade os deixou “cegos” diante dos fatos.

Provoque a curiosidade = Instigar a curiosidade é o que faz muita gente vir até o seu blog. Mesmo que pareça absurdo, publique coisas que atraiam o máximo de curiosos. Os curiosos são os primeiros a fisgar o anzol do engano. Clicam em qualquer coisa e até entregam informações pessoais só para continuar e ver o que virá.

Um exemplo clássico disso foi o “vírus” que se propagou no Facebook baseado na promessa de mudar as cores da página. Muita gente confiou naquilo e clicou no link só por pura curiosidade em querer saber como trocar o azul clássico do Facebook. Nem desconfiaram que isso não era possível.

Outro exemplo foi meu artigo “Os 15 blogueiros que não respeito e não admiro“. Por mais exagerado e absurdo que seja, centenas de pessoas clicaram em busca de uma “confusão virtual”. Um título provocativo atrai a atenção até daqueles que não dão a mínima para a sua opinião.

Na hora da curiosidade é que estamos mais vulneráveis a sermos enganados. Haja vista os e-mails SPAM com vídeos falso que também propagam vírus e as pessoas clicam.

Venda um segredo = Invente um segredo de como conseguir algo que todos querem. Pode ser “conquistar mais mulheres”, “ganhar dinheiro fácil e rápido” ou mesmo uma técnica mágica para perder peso ou fazer crescer… humm… você entendeu! Ofereça algo que as pessoas querem muito e que seja algo naturalmente difícil, dizendo que você descobriu “o segredo” que torna tudo mais fácil e sem esforço.

Esse é o produto a ser vendido e é a fórmula para tomar o seu dinheiro sem que você perceba. Vão juntar dezenas de promessas e você, acreditando, pagará o preço que for pedido. Mas o preço só virá no final, depois de te mostrarem provas incontestáveis de que estão certos e que só eles conhecem “o segredo definitivo”.

Use palavras mágicas = As palavras usadas em seu texto têm que fazer tudo parecer mágico, um sonho, de extrema acessibilidade, mas que só você pode mostrar. Textos para enganar precisam vir com expressões do tipo “você só vê aqui” ou então “Nunca antes revelado”, “temos o segredo definitivo”. E o mais clássico “Fácil e sem esforço”!

Tudo o que é golpe vem seguido de “infalível” e “incontestável”. Essas palavras só servem para manter você lendo ou assistindo o que eles têm a dizer, servindo para fazer você ouvir todos os argumentos e não para para pensar se tem algo errado.

Apresente testemunhas e provas = Esse é o clássico “PhotoShop dos sonhos“. Use imagens que comprovem o que você está falando, e crie comentários de pessoas satisfeitas com os resultados obtidos. Tudo é uma farsa, mas ninguém vai verificar para ter certeza. Eles vão acreditar porque antes de tudo confiam na sua palavra. Os testemunhos e provas só vão reforçar isso.

Ela ficou gostosa em apenas 3 semanas!

Os aproveitadores oferecem falsar informações misturadas com informações verdadeira, que façam algum sentido, justamente para que você não perceba ou fique na dúvida, mas não desconfie. Você olha e pensa que, se uma informação faz sentido, então todas as outras também farão.

Divulgue em todos os lugares = Por fim, o mais importante é encontrar os otários. Otários a serem enganados existem em todos os lugares e são fáceis de achar. Assim, procure por eles em todos os lugares e quanto mais gente visitar e ler o que você tem a dizer, maiores as suas chances de faturar e dar o golpe.

Todos esses golpes precisam acontecer em massa, divulgados para o máximo de pessoas possível. Nem todos vão cair, muitos vão ignorar e até desconfiar, mas uma parcela vai ver tudo até o fim e se deixará levar pela emoção, pagando o preço que for para ter o que estão oferecendo.

Por isso mesmo que a maioria dos golpes é feito via e-mail, pois ao clicar num link malicioso, roubam nossos contatos e enviam para nossos conhecido. Chega algo de um amigo seu e, por confiar no seu amigo, você clica e o ciclo continua.

Os golpes sempre vão existir

É claro que sempre existirão pessoas dispostas a enganar as outras, justamente porque a maioria não toma certos cuidados. Foi a curiosidade que fez você clicar e ler esse artigo que prometia ajudar você a “enganar”. Usei um título chamativo e provocativo, com uma palavra mágica poderosa: “Aprenda”.

Tudo o que mostrei aqui pode ser usado por bem ou por mal e se você conhece tais técnicas agora pode desconfiar mais e ficar mais atento para não cair em golpes e enganações.

.

42 Comentários

  1. Olá Marcos,
    Infelizmente é a realidade de hoje em dia na Internet, muitos estão sempre tentando aproveitar-se de outros que se deixam levar pelo curiosidade o que é um grande erro, bom artigo!

    Responder

  2. Quem vai gostar desse seu post é o pessoal do Google. Eles e sua nova política “adoram” gente assim como você, que usa os serviços dele para enganar os outros com texto sem nexo como esse.

    Parabéns! Você acaba de ser denunciado ao todo poderoso da web!

    Será que vai continuar com este mesmo sorrisinho maroto na cara após receber uma notificação da justiça?… Vamos ver…

    Responder

    • Muryci,

      Tenho certeza de que não sofrerei nenhum punição.
      Pode denunciar o quanto você quiser. É uma pena que tenha pessoas como você que não leram o texto e não entendem o que foi ensinado aqui. Ainda bem que tem gente inteligente no Google que vai ler e entender. Confio no meu trabalho.

      Bom sorte com sua invejinha.

      Responder

      • Marcos, sabe aquela parcela de pessoas que caem? Olha um ai. Não leu, não entendeu, não raciocinou. Que pena.

        Responder

      • Marcos, acabei chegando aqui sem querer (buscava uma informação sobre o wordpress) e após ler o comentário do Muryci, refleti um pouco e cheguei a seguinte conclusão: das duas uma, ou o Muryci é um desses mentirosos que não querem que a verdade seja revelada ou ele é uma entre milhares de pessoas que preferem a mentira em forma de verdade do que a verdade em forma de mentira, ou seja, pessoas que acreditam que o “mestre da mentira” é aquele que só fala mentira, que conta 100% de mentira, quando na realidade o “mestre da mentira” ou o “pai da mentira” é aquele que conta 99% da verdade e apenas 1% de mentira (como a televisão), que na realidade é o melhor método pra enganar/confundir alguém, como deixou bem claro seu post. E só para finalizar, queria agradecer por esse conteúdo, muito bom e bastante inteligente como todos que li aqui, pretendo voltar mais vezes, abraço.

        Responder

  3. Verdade, colega
    As chamadas provocativas instigam as pessoas clicarem no link.
    Não é por acaso que o texto mais acessado do meu blog é NEGRO GOSTOSO E CHEIRO, cuja origem de tráfego é o google.

    Responder

  4. Olá Marcos, concordo plenamente com seu artigo e achei muito construtivo.

    As pessoas realmente ficam cegas quando se deparam com situações que enchem seus olhos, principalmente quando se trata de dinheiro.

    Achei engraçado o fato de estarem tentando te punir, e estarem reclamando, sinceramente, falta muito bom senso e entendimento, mas tudo bem.

    Um grande abraço!

    Responder

  5. Marcos, muito bom este post. Confesso que no começo do ano (2012) fui vítima de um de vários golpes proliferados pela rede. A promessa é de revelas três segredos. O curioso é que um desses segredos é ajudá-lo na divulgação de seu golpe, ou seja, na captação de novas vítimas em troca da partilha do dinheiro que a suposta vítima der a ele.
    O lado bom do meu caso em específico foi que fiquei curioso para conhecer algumas coisas sobre blogs. Dessa forma fui ao “pai” google. Ai sim obtive informações de gente séria e confiável. Conheci o ferramentasblog (adquiri e estou lendo o livro Blogar), escola dinheiro e outras escolas, gf soluções, e muitos outro blogs que têm me ajudado nessa empreitada de ter meu próprio blog.
    Infelizmente o colega que escreveu anteriormente não entendeu no teu intuito.

    Responder

    • Fafa,
      Isso até nos serve de exemplo. Muita gente é enganada por golpes na internet justamente por não terem o hábito de ler as coisas. Se lemos com atenção, nunca seremos enganados e nunca vamos comentar besteiras como aquela.

      Ler é fundamental para evitar problemas sempre!

      Responder

  6. Olá Marcos.Não sei se entendi direito,mas o q vc quer passar é que se a gente conhece o golpe, jamais cai nele certo?Eu vivo recebendo tudo qto é tipo de e-mails suspeitos e apago tudo.Um tal de Mr Akoula me mandou por um bom tempo um e-mail, sugerindo repartir comigo 7 milhões de dólares se dizendo um banqueiro africano rsrsrsrsr e eu não sou otária p/ cair nisso.Hj recebi um e-mail dizendo q finalmente um anônimo encontrou o meu blog e disse q era dificil de encontrá-lo e me enviou um link p/ eu conseguir q mais pessoas me visitassem, mandei esse e-mail dar uma voltinha lá na lixeira.Mas é muito bom compreender.Acho q a internet deveria ser livre de pessoas c/ má intenção, mas fazer o q né?P/ todo lado q se olha lá estão os golpistas.Eu uso a net p/ o BEM…Obrigada por sua colaboração p/ uma nete mais limpa.Boa noite.

    Responder

  7. Marcos, você está se tornando um Rafinha Bastos dos probloguers!!!
    Apesar de de não concordar com algumas de suas postagens, principalmente aquelas de conflitos sobre comentários e tals, te admiro como profissional. Mais uma vez seu texto apresenta ótima qualidade e coerente.
    Mas não seria melhor ter um pouco de paciência? Não é uma reclamação é uma sugestão: você nos ensina a blogar com profissionalismo, mas em alguns momentos esquece disso. No caso do Muricy, não era mais fácil não aceitar o comentários?

    Abraços

    Responder

  8. Marcos esse artigo mostra a realidade mas não devemos nos preocupar muito não, basta apenas ter bom senso e saber ler as coisas com atenção. Esse artigo chama a atenção e fizesse bem ter escrito, parabéns, abraço.

    Responder

  9. Sou professor de inglês. Tempos atrás, circulou um texto que prometia ensinar “400 palavras inglesas em um minuto”. Esse texto fez muito sucesso. Foi reproduzido em diversos blogs e sites. Tudo engodo. Meus alunos acreditaram na mentira. Tive que fazer uma matéria provando os erros do texto mentiroso, para livrar meus alunos dos danos provocado por ele. Meu texto se chama “A farsa de ‘Como aprender 400 palavras em inglês em 1 minuto'” – se quiser ver o texto, eis o link: http://www.inglesnosupermercado.com.br/dicas-de-ingles-a-farsa-de-como-aprender-400-palavras-em-ingles-em-1-minuto/

    Responder

    • Frederico,
      Muito obrigado por compartilhar esse exemplo aqui, mostrando como devemos ficar atentos a todo tipo de enganação e aproveitadores. Seu exemplo só reforma o que escrevi no artigo, pois contém praticamente todos elementos que descrevi.

      Responder

  10. É uma pena que os visitantes venham até aqui no Ferramentas Blog, e fazer um comentário infeliz dizendo: “Parabéns! Você acaba de ser denunciado ao todo poderoso da web!”. Nenhuma empresa de pesquisa é toda poderosa da web e se julga como tal, cada empresa trabalha na melhor forma possível voltado para seus usuários e clientes. O Todo Poderoso que conheço que é o nosso Deus que é o criador do céu e da Terra.

    Será que vindo até aqui, escreve, ofende, e ainda quer que o Marcos Lemos dê mamadeira na boquinha que satisfazer o seu ego! Coitadinho, você está perdendo o seu tempo e pior quando não procura lê com toda atenção do que é ensinado, os pontos levantados e assim vai…

    Estamos todos aqui para aprender, questionar, tirar dúvidas e tenho feito isso, quando tenho uma dúvida sei onde tirar e entro em contato com Marcos e as respostas foram úteis para mim, e os comentários dos visitantes também servem como um apredizado.

    Nossa meu amigo, você como blogueiro e os outros blogueiros passam por cada situação incoveniente! As pessoas não procuram analisar cada parágrafo e ainda dizem que perderam tempo?!? Perdeu tempo, sim! Até para fazer um comentário que não gostou e outras coisas mais. Então não perca tempo em comentar e criticar o blogueiro e o blog/site dele.

    Desculpa Marcos, essa é minha opinião pessoal e não tolero que um bebezinho que quer mamar te critique. Parabéns pelo artigo e gostei das imagens foi bem representadas.

    Responder

  11. Esse povo que faz críticas infundadas….
    É pura inveja virtual…
    São uns frsutrados….
    HAHAHA

    E geralmente eles não colocam link e nem e-mail por que sabem que vão sair queimados…. Inveja e Medo /Covardia…. São umas mocinhas… rss

    Marcos, se liga nos trolls?
    DONT FEED THE TROLLS, conhece essa filosofia?

    Responder

  12. Muito bom artigo para alertar pessoas que são novatas na internet, como eu que já caí num golpe e não foi por não ler, mas por acreditar, engano dizer que a pessoa é boba, pois é como você escreveu, eles criam credibilidade, quando você vê que pessoas conhecidas ganharam através de trabalho e investimento, você acredita, estou falando aqui de sites PTCs, eu fui enganada após ver que minha filha e outros ganharam, acho que era a hora do golpe fatal. Se não for apropriado meu comentário sei que não vai ser publicado, mas eu agradeço seus artigos. Obrigada.

    Responder

  13. bom eu ja imaginava seria um post muito bom =D
    quando cliquei no link ja sabia que era algo pra nos ensinar a ficar atento.. mais ai o colega de sima clicou com maldade provavelmente estava procurando algo assim na net para ele mesmo praticar… por isso que esse ciclo de enganaçao e virao nao acaba 🙁 é uma pena!!!
    eu graças a Deus nao clico e nao sou curiosa se nao meu pc estaria todo infectado com tantos email que recebo…
    continue com esse seu trabalho pq você é bom nisso parabens =D

    Responder

  14. Pingback: Golpe Registrar.br.com – Falso boleto de falsa hospedagem | [ Ferramentas Blog ]

  15. Olá! Excelente artigo!
    Como trabalho há 10 anos pesquisando as farsas e as fraudes que circulam a web, percebi também que muitos criadores de mentiras virtuais usam mais alguns artificios que não foram citados no artigo: Grande parte dos boatos virtuais usam nomes de pessoas e/ou instituições famosas para dar mais credibilidade ao que está querendo ser passado ou inventa nomes e cargos pomposos para validar tal informação. Outro detalhe que noto em quase todos os hoaxes é que em sua maioria não são datados. Quem lê o texto hoje acha que a informação é fresca. Muitos dessas histórias vão e voltam a cada ano!

    Responder

  16. Olá Marcos:
    Você foi ótimo nesse artigo colocando para todos a real intenção desses caras que oferecem mundos e fundos te prometendo ganhar dinheiro em casa,na internet nos blogs e sites mas no fim esquecem que nem sempre tem otários do outro lado da tela.
    Já estou cansado de receber convites para comprar kits de vários caras que se dizem blogueiros ou pro blogger.
    Tem um tal de Dani Edsom então que faz a gente acreditar que vai ficar milionário com os kits que ele vende, é mole ?
    É possível sim ganhar dinheiro com a internet e os blogs mas tem que trabalhar,é assim que funciona.
    Eu ganho com meu blog mas se você me procurar para qualquer coisa vai me encontrar de frente para os meus dois computadores que é a minha ferramenta de trabalho.
    Passo 20 horas por dia com eles,não é fácil não.
    Parabéns amigo pelo ótimo artigo.

    Responder

  17. Pingback: Como Plagiar e copiar outros Blogs com eficiência - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  18. Falando de originalidade, ninguém até agora comentou o que se segue:

    E o mais legal de tudo é que tudo o que o ele falou no post foi implementado, prvavelmente até no comentário. Isso porque quase todos os que comentaram são bloggers e tem um hiperlink no nome (não sou bloggeiro).

    Pode ser ceticismo, concordo, mas se for verdade, até o “Muryci Rogerio” pode ter sido manipulado pelo próprio Marcos Lemos, pois o segundo comentário é o pivô de toda essa discussão de que estamos falando.

    É impossível sabermos se foi ele ou não – a não ser que ele fale sobre isso, somente ele mesmo (e eu em meu comentário é claro, hehe). Mas de qualquer forma, manipulado ou não, é a maior e melhor exemplificação e ilustração de que o que foi dito em seu post funciona espantosamente bem.

    Meus parabéns!!!

    Responder

  19. cara, excelente! Tanto que pegou o “reclamão” ai em cima kkkkkkk Esse foi um dos motivos que procurei no google, para aprender algo sobre como enganam a “gente” pela internet a fora!

    e aqui aprendi algumas coisas!

    valeu

    Responder

  20. Pingback: Onde aprender sobre como ganhar dinheiro na Internet?

  21. Totalmente corretos seu texto e sua visão… Há uma variedade de “iscas” sendo jogadas a todo momento… Eu sou ser humano e não sou peixe… Por isso penso e reflito. Quando vi o título já imaginei, até por seguir o FB, que se tratava de uma crítica e por sinal, muito bem feita! Só elogios!

    Responder

  22. Marcos ótimo post… acho que compartilhar as estratégias da persuasão é sempre muito educacional. Queria contribuir para os que lerem o post indicando o os livros do PhD Robert Cialdini, em especial o Armas da Persuasão.
    Forte abraço. Sucesso

    Responder

  23. É muito simples descobrir os charlatões. Como meu mentor Flávio Augusto sempre diz, esteja atento aos RESULTADOS da pessoa que vende tal produto, ela tem credibilidade para ensinar o que está ensinando?
    Forte abraço Marcos.

    Responder

  24. Muitos fazem isso em sites adultos hoje em dia, lamentavel, sempre é bom manter qualidade, mesmo sendo um conteudo abominavel, parabens ao site

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.