Como enviar imagens para o PicasaWeb

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

picasa_logo-full O Google tem diversos serviços muito úteis e práticos especialmente para quem mantém blogs. Se você tem uma conta do Google, seja do Gmail, Blogger ou outra coisa, pode usar o serviço de hospedagem de imagens gratuito do PicasaWeb, o que ajuda muito na hora de gerenciar imagens e gerar URLs. Fica disponível um espaço de 1Gb, mais que suficiente para armazenar centenas de arquivos. Vejamos como usar esse serviço de forma bem objetiva.

 

Já publiquei um artigo aqui sobre o PicasaWeb, mas resolvi melhorar o conteúdo e ajudar um pouco mais:

E já mostrei outras opções de onde armazenar imagens/arquivos e como gerar links:

Mas o PicasaWeb é sem dúvida bem simples e prático e é compatível com o Blogger, pois é pra lá que são enviadas as imagens de seu blog. Se você quiser saber mais sobre como usar imagens em seu blog, recomendo que leia também:

 

Como enviar imagens para o PicasaWeb.

Acesse: http://picasaweb.google.com/. Entre com sua conta padrão do Google, como faz para os demais serviços ou crie uma conta. Ao entrar no painel você verá logo no topo da página um menu horizontal e o botão “Fazer upload”, como ilustra a imagem abaixo:

 

picasaweb-upload-imagens

 

Vai abrir uma pequena janela para escolher para qual álbum você vai enviar a imagem (como uma forma de organizar em pastas) e você pode criar um novo álbum se desejar, clicando no link “crie um novo álbum”.

 

picasaweb-album-imagens

 

Então clique no botão que fica no canto inferior dessa janela, “Selecionar álbum”, para agora poder escolher as imagens que estão no seu PC. É possível enviar várias imagens ao mesmo tempo, até o limite de 1Gb (para as contas gratuitas). Depois de escolher as imagens, clique no botão “Iniciar upload”.

 

picasaweb-escolher-imagens

 

Como descobrir a URL da imagem.

Assim suas imagens serão enviadas para o álbum desejado. Ao final do envio você será direcionado para dentro do álbum automaticamente para poder visualizar as imagens que foram armazenadas. Se você clicar sobre alguma delas, abrirá uma página de informações.

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem para pode salvar a URL da imagem. Se você usa o Firefox como navegador então terá um clicar em “Copiar endereço da imagem” no menu que abrir. Já para o Google Chrome, clicando com o botão direito, o menu que abrir terá a opção “Copiar URL da imagem”.

 

picasaweb-firefox picasaweb-chrome

 

Mas se o seu caso é de quem usa o Internet Explorer para navegar (não recomendamos), então, ao clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem, vá até o final do menu que abrir e clique em “Propriedades” e na janela de informações, você verá o link da imagem. Selecione o link e copie (Ctrl+C) como você normalmente faria com um texto.

 

picasaweb-explorer

 

Você poderá usar essa URL da imagem como desejar.

O PicasaWeb é bem simples e prático de usar e o espaço gratuito disponível é mais que suficiente para centenas de imagens, mas lembre-se de que, se você tem um blog no Blogger, tem que deixar espaço para as imagens que o painel envia para lá.

.

8 Comentários

  1. Mas para quem já usa o Blogger as imagens já vão automaticamente para o Picasa, elas ficam em um álbum público

    Responder

  2. Marcos, sabe me dizer se esse limite de 1GB do Picasa é por site/Blog ou por conta? Por exemplo, tenho dois blogs, é 1GB para cada ou repartido entre os dois?

    Responder

  3. @André,
    O limite é por conta. Mesmo que tenha vários blogs numa única conta, só terá 1Gb para todos os blogs.

    Responder

  4. Pingback: Como criar menu com ícone de Redes Sociais e outras opções | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Biografia do autor do Blog no rodapé dos posts para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Como trocar o Favicon no Blogger e no Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Picnik – Editor de imagens online super simples e fácil | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Como ter mais espaço para armazenar imagens do Blog no PicasaWeb | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.