Como está a Blogosfera em 2010 segundo o Technorati

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O maior serviço de indexação e pesquisa de/sobre blogs do mundo é o já famoso Technorati. Eles realizam um trabalho anual de catalogar esse mundo complexo dos blogs e os blogueiros e publicam os resultados obtidos num relatório chamado “State of the Blogosphere”, e já fazem isso desde 2004. Muitos desses resultados nos ajudam a entender a internet, tendências e até prever o que está por vir.

Não importa se você é um blogueiro novato ou se já o faz há muitos anos, o simples fato de estar publicando em um blog já é bom motivo para se interessar por esse amplo trabalho que faz o Technoratihttp://technorati.com.

Nosso equivalente mais próximo a esse serviço é o Galeria de Blogs, que é mais um repositório.

Não é mais possível cadastrar blogs estrangeiros no serviço deles, que agora está restrito à língua inglesa, mas todo o movimento de blogs, em praticamente toda e qualquer plataforma, é sistematicamente acompanhado por eles.

Para ler todo o relatório e ver todos os gráficos das pesquisas realizadas para esse ano de 2010 pelo Technorati, acesse:

  • State of the Blogosphere 2010

Resumo do State of the Blogosphere 2010

State-of-the-Blogosphere-2010-technorati

Quero destacar aqui apenas os pontos que considero de interesse comum e aquilo que acredito que posso ser relevante nesse momento e vale um destaque.

Logo na introdução notamos que há um otimismo que mostra maior interesse dos blogueiros em publicar e em projetar seus blogs a longo prazo, inclusive mostrando que boa parte tenta ampliar os tópicos sobre os quais abordam. Sem contar que, o que já mantêm blog há mais tempo responderam na pesquisa que este ano estão publicando mais que nos anos anteriores.

Outro fato que pode entusiasmar a muitos é que há mais confiança das pessoas nos blogs e busca mais suas informações no que é publicado por blogs do que por outros meios. Essa é uma tendência para os próximos 5 anos. Não significa que blogs irão superar as mídias tradicionais, mas terão mais espaço e credibilidade.

O que mais me chamou a atenção foi a pesquisa sobre a plataforma que os blogueiros usam, qual o serviço de blog para manter seu site no ar. Veja o gráfico:

which-hosting-main-provider-606x290

A pergunta desse gráfico é saber qual a plataforma/sistema de blog que usa. As linhas azuis representam a comparação com 2009; verde é o número total; amarela quem blog por “hobby”; laranja como uma atividade paralela; e em vermelho os que blogam profissionalmente, mas para si.

O WordPress parece ainda ser a plataforma mais usada e o Blogger (Blogspot) não está tão distante. O que chama mesmo a atenção é que o hype do momento que é o Tumblr só representa uma pequena parte da toda a blogosfera e não parece ainda ser visto como uma alternativa de blogagem.

Controlar o tráfego do blog é indispensável. E no próximo gráfico vemos que o Google Analytics é totalmente dominante:

main-service-track-analytics-606x290

Conhecer o seu público alvo começa pela análise das visitas recebidas e da qualidade delas, sua origem, tempo de permanência e dezenas de outros fatores. Só com serviços completos como o Google Analytics é que se tem bons resultados a respeito.

Por fim vale destacar a relação dos blogueiros com o Twitter e o FaceBook. Muitos o tiveram como inimigos dos blogs e há o que acreditam (ou acreditavam) que o twitter e as redes sociais estariam matando os blogs.

Vendo a gráfico sobre como os blogueiros buscam tráfego e novas visitas, as redes sociais se tornaram grandes aliadas, mas até mesmo do que as técnicas de SEO. Até o Youtube é usado como fonte de tráfego eficiente.

activities-to-attract-visitors-606x1100

Clique na imagem para ver o gráfico completo

Claro que está no topo o Twitter, nem seguido pelo Facebook. Esses dois serviços de redes-sociais estão em franco crescimento. Podem ter representado uma queda no número de comentários nas páginas dos posts de alguns blogs, mas é possível reverter isso se souber conquistar seu público nesta redes para o seu debate.

Enfim, esse é um resumão do que encontrei nas 4 páginas desse ótimo serviço do Technorati. Muito mais pode ser lido lá e muitas outras informações podem ser uteis para o seu blog, seu nicho de mercado e seu público alvo.

Mais artigos sobre a blogosfera:

.

3 Comentários

  1. O Technorati realmente é um bom serviço de indexação.
    Mas acredita que lendo teu artigo me fez lembrar que desde que eu criei o MB, esqueci de cadastra-lo no Technorati?! O.o
    Eu só havia feito cadastro lá para o antigo Gothic Darkness, mas pro MB eu esqueci!rs
    E no seu artigo vc citou que eles não recebem mais cadastros estrangeiros!OMG! #fail da minha parte…rs

    Responder

  2. já visitei o technorati, mas faz tempo que não vou lá….

    sobre o gráfico achei estranho ele ter uma estatística para blogger e outra para blogspot, afinal são o mesmo site, por outro lado o technorati não conteria um erro tão bobo assim. se somar os dois em alguns casos até passa o wordpress.

    mas já que a clau falou sobre coisas que esse post fez lembrar… sua postagem me fez pensar mais uma vez que preciso criar e me dedicar um pouco ao wordpress.

    Responder

  3. Pingback: A situação da Blogosfera em 2011 segundo o Technorati | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.