Como estimular os comentários nos artigos do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muita gente reclama de que seus artigos recebem poucos comentários ou comentários pouco relevantes. Independente da quantidade de visitas que um blog recebe, todos têm potencial para ter muitos comentários, independente do tema e do público alvo. Blogs são lugar de interação e troca de idéias.

Compartilhando minha experiência.

i-want-you Um teste que venho fazendo aqui no [ Ferramentas Blog ] é estimular os comentários, seja de forma direta, estimulando com perguntas e incentivando com convites, ou indireta nos posts mais polêmicos e com artigos provocativos. essa era uma prática que não tinha e pude perceber que nos posts que agi de forma mais deliberada, recebi mais comentários.

Outro detalhe que percebo é que os melhores comentários vieram de posts menores, texto menores. Não mudei a qualidade de meu conteúdo, mas me preocupei com o tempo que as pessoas passam lendo meus artigos. Quanto mais objetivo e direto for o post, mais gente disposta a deixar comentários.

Esse aqui não é um post de dicas e fórmulas para você seguir passo-a-passo e ter mais comentários. Até já escrevi assim (5 dicas para conseguir mais comentários), mas agora quis compartilhar minha experiência de forma mais concreta.

A conclusão que cheguei é bem simples: quanto mais destaque e quanto mais você estimular as pessoas a participarem de seu blog, mais comentários virão. É uma forma de verificar a fidelidade de seus leitores, pois os mais interessados sempre voltam para comentar. Sem contar que é a sua chance de interagir de forma mais direta com seu público.

Abaixo tem o campo de comentários para você dar a sua opinião e contar a sua experiência enquanto blogueiro. Gostaria muito de saber o que você faz para ter mais comentários e como é a sua relação com seus leitores.

.

29 Comentários

  1. Eu, no moedas-comemorativas.blogspot.com, em cerca de 2 meses de actividade tive pouco mais de meia dúzia de comentários. O meu alvo é a numismática e em particular as moedas comemorativas portuguesas. Para além de colocar matérias de qualidade não há muito mais que possa fazer para as pessoas comentarem.

    Muitas das pessoas que visitam o meu blog são pessoas que estão habituadas a frequentar fóruns de numismática e é lá que as questões se discutem. É nesses lugares que eu também interajo com parte dos meus leitores e é através desses sites e dessa interacção que procuro cativar os meus leitores.

    Com este seu post, fico com a ideia de que os seus ensinamentos se destinam apenas a quem tem metablogs ou blogs generalistas onde esses conselhos se aplicam. Para todos os outros, como é o meu caso, e para quem tem blogs pessoais nem sempre as coisas são assim tão lineares.

    Responder

  2. Marcos, muito interessante o que citou. O grande problema que enfrento no Análise Blogueira diz respeito ao tamanho dos posts, e não consigo fazê-los menores de jeito nenhum! Sempre tento colher tudo de informação possível, e isso geralmente acaba refletindo numa queda de comentários, realmente.

    Mas sempre estimulo meus leitores fiéis a comentarem, e posso assinar embaixo do que disse quanto a fazer uma grande diferença.

    A dica adicional que deixo aqui é que sempre tentemos obter mais leitores fiéis e relacionados aos assuntos do qual tratamos, pois assim podemos comentar e receber comentários produtivos, na maioria das vezes. Fico feliz de ver que, no Análise, a maioria dos que comentam, fazem-o bem mais de uma vez e sempre periodicamente.

    Um abraço e sucesso!

    Responder

    • Alan, também tenho problema em escrever menos, mas meu amigo me deu uma dica muito boa, separar o post em páginas, é só inserir no html onde você quiser dividir o texto. bjs

      Responder

  3. Acho um pouco complicado essa coisa de gerar comentarios, é fato que artigos polemicos o fazem, do tipo "O Lula é…" ou "O Serra fez…" ou ainda se referindo a um grande blog/portal "O fulano fez/tentou/não é ou qualquer outro tema do tipo, mas prefiro não gerar comentarios dessa forma.

    Vejo ainda alguns blogs, e olha que estou falando de alguns "muito conhecidos e respeitados" nos quais um artigo já é postado com algo entre 5 a 10 comentarios, e não é o caso de apenas um blog, ja vi varios e obviamente não vou citar, mas na hora em que você abre o artigo não encontra comentario algum. Talevez eles contabilizem RT como comentario, ou comentarios de Redes Sociais, mas contudo acho que isso não é valido, afinal dar RT é facil, mas fazer um comentario pertinente e coerente é outra historia. Agora se tais blogs respeitados precisam disso para ter uma média superior a dois comentarios por artigo, como fica a vida de um blogzinho como o meu? hehe

    Responder

  4. Bom, eu sou nova aqui na blogosfera. E tenho a mesma pergunta que o cidadão acima. Se eu preciso receber um número x de comentários, mas não recebo, como fica? Escrevo no meu blog sobre coisas que eu gosto, como livros e leituras. Não recebo comentário algum, mas também tenho poucos seguidores. Eu até divulgo o blog nas outras redes sociais, mas não peço para que me sigam, por que daí sim, seria o cúmulo do desespero.

    Responder

  5. Acho que é um hábito já "cristalizado" do brasileiro não interagir seja em blog, jornal, etc. Mudar costume é difícil. Não sei se é por temor de seu texto poder estar sendo analisado. (?)

    Realmente é uma coisa a se pesquisar. Talvez uma enquete sobre o assunto neste blog possa apontar o motivo disto. Fica a sugestão.

    Responder

  6. Oi Marcos?!
    Tenho três blogs. Um deles é o meu portfolio e comecei a postar lá o trabalho de uma vida inteira desde o último final de semana e só vou acabar de digitar e digitalizar algumas matérias de jornal no feriado de Corpus Christi e esse é o que menos me preocupa. O outro é um blog de filmes q falam sobre jornalismo (jornalimonocinema.blogspot.com), sei q estou super negligente com ele nesse momento, mas estou trabalhando em alguns novos posts e vou voltar e colocarei alguns retroativos e etc. O q mais me preocupa, é o meu blog principal (iwantmylifeback.blogspot.com), onde falo sobre variedades: desde filmes e livros a coisas relacionadas a minha profissão (jornalismo), mas dificilmente tenho um comentário decente. Amigos não sabem abrir a caixa de comentários, preferem pegar o telefone para falar ou enviar um sms ou até mesmo mandam emails. Quem visita meu blog vai atrás de coisas específicas, como 300 filmes para ver antes de morrer ou o grupo 3tosterona e ainda tipos de felicidade (deve ter mto mais gente carente no mundo ciber do q imaginamos), mas ninguém comenta. Eu simplesmente acho q estou escrevendo só pra mim e os 4 q me seguem no Google Friend, mas não usam dessa caixa tb. As vezes penso em até abandonar o blog e deletá-lo, mas profissionalmente sei q isso não é bom. O q vc me sugere.
    Obrigada,
    Danielle

    Responder

  7. Penso que este tema: Comentar Em Blog, vai ter que ser martelado na cabeça dos internautas sempre, para que ,com o tempo, haja uma virada neste costume de não comentar.

    Todos os blogueiros vão ter que "pegar no pé" do leitor para comentar no blog. Um hábito só se muda com persistência e com o tempo, se lutarmos para isso, TODOS. Porque "uma andorinha só não faz verão."
    E tal problema ocorre de forma global na blogosfera. Acredito que até nos blogs estrangeiros.

    Responder

  8. eu fiz o meu blog o ano passado e tenho poucos coméntario mais sabe as pessoas são assim se voce comentar no meu blog eu comento no seu do mesmo jeito que acontece em outros redes sociais.

    fico por aqui e Dani estou seguindo os seus blogs nayara

    Responder

  9. Comentário é algo importante pra qualquer blog. Mais os visitantes mesmo sabendo comentar não fazem isso… A verdade é que muitos só esperam por comentários. é não comentam em blog que visitam diariamente.

    Responder

  10. Comentários no blog são uma forma de vermos a interatividade com os leitores que o texto se direciona

    Mas qualidade é melhor que quantidade, sem dúvida

    Responder

  11. Marcos,

    Acho legal quando alguém comenta no meu blog.. acompanho minha estatistica diária sei que tenho visitantes fiéis, mas dificilmente dizem algo..

    Há algum tempo atrás eu comentava em vários blogs e então muita gente comentava no meu..mas passado algum tempo ficou até parecendo obrigação.. comenta lá que eu comento cá rsrsrsrsrs!!
    cansei e parei de comentar .. e a turma parou também!!!

    Me sinto melhor assim, porque agora quando aparecem comentários, sei que são espontâneos e sempre respondo…. mas sem neurose nem fixação…nem obrigatoriedade!!!!
    Parabéns pelo seu site… suas orientações me ajudam bastante, estou melhorando meu blog aos poucos.
    abraços fraternos!!

    Responder

  12. Irei concordar com o que a maioria diz. Muitos de nós temos preguiça de comentar, achamos perda de tempo e tudo mais. Concordo também que muitos esperam pelo comentário de outro ao invés de dar o seu.

    Também não se retira o fato que podem ocorrer bugs e outros problemas dos quais somos impedidos de postar. No meu blog antigo, tinha gente que não conseguia comentar, dava erro direto, sei disso porque um outro blogueiro me alertou e comecei a fazer testes com parentes e amigos. Uma dica de experiência: cheque sempre se o formulário de comentários funciona!

    Isso ocorre comigo no Baixaki. Já me cadastrei lá umas 8 vezes e não consigo me logar e dar minha opinião.

    estou entrando em dois trabalhos novos, um em parceria de meu amigo que me ajudava no Máfia do Boteco (1º blog), o outro é particular. Tentei chamar gente pra me ajudar. Mas decidi fazer sozinho mesmo.

    Flw pessoal!

    Responder

  13. @Thalles,
    Com certeza enquetes ajudam nessa interação com o seu público e pode estimular comentários e promover debates sobre as questões levantadas e as respostas.

    Responder

  14. Um blog de variedades como o meu que concorre com milhares na net, realmente é dificil receber comentários, em um ano, se recebi uns 5 é muito. Isso as vezes desanima, mas devemos estar cientes que é normal, nesse tempo também, fiz poucos comentários em outros blogs. No caso de blogs que publicam artigos técnicos, como este, é mais fácil receber comentários, são dúvidas, agradecimentos e tambem é uma forma de divulgação para muitos. São blogs que recebem muitos leitores e comentando neles, existe a certeza de ser visto por um grande número de pessoas.

    Responder

  15. fazer com que as pessoas comentem seus posts é o mais alto grau da realização de um blogueiro!!
    Quer comentários? Seja bom o suficiente para merece-los….

    Responder

  16. É cultural, brasileiro é preguiçoso. Mesmo gostando do artigo, ele passa adiante e não comenta. Sofro com isso em meu blog, infelizmente.

    Responder

  17. Pingback: Como usar o sistema de comentarios do Facebook no seu blog | [ Ferramentas Blog ]

  18. Minha maneira de conseguir mais comentários, foi realizando um sorteio, mas mesmo assim, não atingiu a minha meta, quero que as pessoas comentem os outros posts, não apenas o do sorteio, os outros posts são pouco comentados.
    Acho que vou criar enquetes, acredito que vou estar interagindo mais com as leitoras.

    Responder

  19. Ainda estou buscando uma forma de melhorar a qualidade dos comentários no meu blog, de torná-los um pouco mais “participativos”. Vou colocar em prática o norte indicado por este post.

    Responder

  20. Eu sempre crio postagens polêmicas, aí aparecem pessoas de todo buraco querendo dá opiniões sobre determinado tema. Procuro expressar minha opinião e tentar saber a do leitor.

    Responder

  21. Bem! eu tenho pouca experiência como blogueira, mas o pouco tempo que sou tenho aprendido muito com o blog e com os meus visitantes. Para ganhar mais comentários escrevo sobre assuntos da actualidades, ou partilho o post nas redes sociais e incentivo as pessoas a comentarem e isso resulta, também resulta quando eu indico certo artigo para uma determinada pessoa, como o meu blog é de poemas, as pessoas sempre querem mais e mais, e assim elas se vêem obrigadas a comentar…. enfim eu faço o que posso e ainda conto com a ajuda do meu site preferido que é o Feraamentas blog, bjo e adoro-vos

    Responder

  22. Primeiro gostaria de parabenizar este site! Para mim, que sou leiga no mundo dos blogs, vai ser de grande ajuda! Meu blog é muito recente, fiz em parceria com uma amiga e novas autoras estão chegando. A ideia são várias brasukas que moraram fora do Brasil escrevendo sobre sua aventura em novas terras. O que percebo sobre os coments é que: pessoas não tem muita paciência para textos longos, adoram assuntos polêmicos e se encontram um erro, ah, aí sim vão comentar. O que me ajuda muito são as redes sociais (Facebook principalmente) e perguntas no fim dos posts mas ainda não conseguimos muita interação dos leitores. Aos poquinhos [link suprimido] vai chegar lá!

    Responder

  23. pra ter mais comentários eu geralmente escrevo coisas como ”comente o que achou”, ”o que você acha que é?”, etc
    no meu blog geralmente ninguem comenta em posts longos (por isso eu nunca faço posts assim), so nos mais curtos, porem interessantes ou engraçados!
    e tbm é legal colocar mais opções de comentários q nao sejam só blogger: eu peermito anônimos, só com nome, no facebook, e tal

    Responder

  24. eu sempre no final do texto tento incentivar o leitor.
    Como o blog é de variedades dá pra tentar muitas coisas…confesso que o retorno não é grande , mas a gente segue tentando né? rs

    Escrevo: E você o que achou? Já foi la´? Conte pra gente!
    E incentivo a curtir também, com o bom e velho: Gostou desse post CURTE!!
    rs

    Muito legal esse blog, tem sido fonte de pesquisa constante pra mim.
    Parabéns!

    Responder

  25. Eu creio que a forma mais eficaz de gerar comentários advindos de visitas é por SEO, não tem jeito. Eu mesma parei aqui pesquisando no google.

    Agregadores de conteúdo são importantes, redes sociais também, mas são estratégias inferiores ao SEO, apesar de tudo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.