Como evitar o fim catastrófico do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Mesmo que o mundo não tenha acabado em 21/12, seu blog pode ter um fim catastrófico se certos cuidados não forem tomados. E não pense que estou falando apenas de “abandonar o blog” e coisas simples assim. Seu Blog pode sumir da internet, da noite para o dia e você perder tudo. Isto pode acontecer a qualquer momento, sem aviso e com qualquer blogueiro.

Muita gente anda descuidada com seus blogs e, quando acontece algo, perdem a cabeça pedindo ajuda desesperadamente, quando não há muito o que fazer para recuperar o estrago feito. Antes que seu blog encontre o fim, tome certas medidas de segurança.

Cuidados simples, mas que vejo poucos blogueiros tomando, podem evitar sustos. Há situações que fogem de nosso controle, que podem decretar o fim de seus projetos com blogs e ser impossível resgatar. Veja como se prevenir.

Salve seu Blog antes que seja tarde!

Cena do Filme 2012

Backup = sem um backup constante, ao menos uma vez por semana, completo de toda a estrutura do seu blog, há riscos graves que podem fazer você perder tudo e não ter como recuperar depois. Tenha cópia de segurança do layout, dos plugins, dos seus códigos e hacks preferidos, banco de imagens, banco de dados e artigos.

Imagine que algo aconteça aos servidores do Blogger ou mesmo seu serviço de Hospedagem tenha alguma falha grave e perca seus dados e conteúdo. Só o seu backup poderá garantir que seu blog volte como era antes.

Blog de Testes = Criar um blog de testes serve não só para aprimorar o desenvolvimento do seu blog principal, como também para funcionar como uma alternativa de resgate rápido. Se algo grave acontecer com seu blog principal e não for possível recuperá-lo, bastará ativar o blog de testes.

O Blog de testes serve para correr todos os riscos no lugar do principal. É importante até que ele esteja fechado para o público externo, para evitar conteúdo duplicado, e que seja em um Host diferente do seu blog principal. Em locais diferentes, será difícil que o mesmo problema afete os dois.

Domínio e Host em dia = Sempre pague em dia a renovação de seu registro de domínio (normalmente uma vez por ano) e o seu serviço de hospedagem. Lembre-se também de pagar em dia outros serviços da estrutura do seu blog, se for o caso. Esquecer um pagamento pode levar tudo o perder também.

Por exemplo: Se esquecer de renovar o domínio, o endereço principal do seu blog, outro poderia comprar o seu endereço e passar a usá-lo e você não terá como resgatar isso. Se tem um blog com hospedagem própria, esquecer de pagar, pode acarretar na exclusão completa de todo o seu conteúdo.

Seguir as regras do Google = O Google tem regras para indexar seu blog e colocar na lista de resultados naturais das pesquisas. Boa parte de suas visitas vêem de lá. Mas o Google pode excluir seu blog ou punir por alguma irregularidade.

O mais comum é o plágio e o SPAM, que tiram seu blog da lista do Google. Mas é bom observar as boas práticas de SEO e aceitar as regras do jogo. Ficar fora do Google pode significar perder toda a visitação que seu blog recebe hoje. É quase como deixar de existir.

Códigos perigosos = Cuidado ao instalar novos plugins, códigos e gadgets em seu Blog. Por mais que você queira muito certo recurso, não vá copiando e fazendo qualquer coisa na estrutura do seu Blog. Para isso mesmo que existe o blog de testes.

Códigos maliciosos podem instalar vírus (malwares), roubar informações pessoais e até roubar a administração do seu blog. Alguns podem afetar seu funcionamento e ser impossível restaurá-lo.

Trocar senhas = Lembre-se sempre de trocar suas senhas de acesso ao blog, mas também de todos os serviços que tem na internet, incluindo emails e redes sociais. Nunca use a mesma senha de administração do Blog em outros serviços. Uma senha segura tem mais de 14 caracteres, incluindo letras (misturando maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais. É valido trocar as senhas ao menos a cada 90 dias.

Agora que você já sabe como evitar catástrofes com seu blog, é hora de tomar uma atitude colocar tudo isso em prática. As dicas aqui levantadas são para serem aplicas todas em conjunto. Somente usando de todos esses recursos é que é possível garantir o máximo de segurança para seu trabalho como blogueiro.

Existem outras medidas, mas estas são as mais significativas para evitar catástrofes na blogosfera!

Primeira Imagem: Cena do filme “2012”.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

16 Comentários

    • Você terá o backup do banco de dados assim. Isso salva os artigos e estrutura geral, mas não salva imagens, layout e outros detalhes. Esse é o backup de conteúdo.

      Outras coisas você precisa salvar separadamente.

      Responder

  1. Realmente fazer o backup do blog é muito importante. Imagine um blog com centenas de posts ser excluído totalmente de uma hora para a outra. Se o blogueiro não tiver feito backup desistirá de criar outro blog. Por isso botarei em prática essas dicas.

    Responder

  2. Eu evitei o fim do meu blog de uma outra maneira. De início acreditei que teria tempo para atualizá-lo sempre, mas não tenho, então troquei o template magazine por um outro mais pessoal. Ele é responsivo, que encontrei aqui no ferramentas blog. Também mudei as postagens para um formato mais leve e divertido. Deixei as postagens antigas como rascunho e vou tirar um fim de semana só para refazê-las. Mas é isso, estou recomeçando e vou me esforçar para dar certo dessa vez. Não quero mais abandonar meu blog.

    Responder

  3. Olá Marcos Lemos,

    As dicas que você compartilhou são sem duvida importantíssimas, agora eu gostaria de saber o seguinte: Você mencionou no artigo:

    “Seu Blog pode sumir da internet, da noite para o dia e você perder tudo”

    O risco de quem tem um blog hospedado no próprio blogspot é maior? Ou seja quem não tem um plano de hospedagem, corre mais risco de perder o blog?

    Qual a principal vantagem de pagar um plano de hospedagem?

    Abraço.

    Responder

    • Não há mais ou menos risco. Os riscos são os mesmos para qualquer um. No Blogger como num Host, estamos sujeitos à mudanças de Termos de uso da empresa por trás do serviço, mas também há questões de estrutura física da hospedagem.
      Podemos imaginar que o Blogger seja mais seguro na estrutura física, por ser da Google, mas também é um serviço gratuito e temos que nos adequar às regras deles.

      Responder

  4. Excelentes dicas, só gostaria de complementar falando no cuidado na escolha do servidor. Existem muitos servidores por ai que rodam o Apache como DSO, tornando o servidor mais rápido porém muito inseguro. O ideal seria rodar como suPHP ou FastCGI (só VPS).

    Responder

  5. Ótimo artigo, é bom realizar backups e usar senhas fortes mesclando maiúsculas, minúsculas, símbolos, caracteres pouco usados e letras, sempre digo que a senha é a primeira barreira contra hackers. Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.