Como evitar problemas com Direitos Autorais em imagens

Faça o certo antes que você tenha problemas com Direitos Autorais em imagens

Faça o certo antes que você tenha problemas com Direitos Autorais em imagens

O Google, e outros buscadores de imagem, estabeleceram entre os blogueiros um senso de dúvida quanto à utilização de suas imagens. Muitos não sabem, mas sim, é possível ser denunciado por plágio pela utilização de uma imagem encontrada no Google Images, e é para evitar esse dor-de-cabeça com direitos autorais que venho hoje apresentar à vocês os Bancos de Imagens gratuitos, serviços que tem como objetivo listar imagens cujo uso é livre de direitos autorais, ou seja, usando-os, você não terá a preocupação de ser denunciado por plágio e não terá o seu nome sujo por causa disso, algo muito importante quando falamos da Blogosfera.

O primeiro à ser apresentado é o Stock Exchange, um banco de imagens que possui atualmente mais de 300 mil imagens para livre utilização por qualquer um, sendo necessário apenas um pequeno cadastro para acesso à todo o conteúdo de forma simples e rápida, tendo também conteúdo pago para quem não conseguir achar uma imagem que lhe agrade gratuitamente. Por ser caracterizado como rede social, através do cadastro também é possível disponibilizar as suas próprias imagens para a comunidade, mas, atenção: Ao realizar o upload, ela ficará disponível para qualquer um, algo que pode incomodar alguns blogueiros.

O segundo banco de imagens gratuito é o StockVault, um site que contém mais de 20 mil imagens para uso gratuito e que também fornece conteúdo pago para quem não se interessar pelas imagens gratuitas, fornecendo, inclusive, texturas para quem quiser usar.

E o terceiro, e último, é o Every Stock Photo, um site que funciona de forma diferente aos dois apresentados acima: O Every Stock Photo funciona como uma espécie de buscador de imagens gratuito, mas que, diferente do Google Images, realiza a busca somente em bancos de imagens também gratuito, o que também ajuda à evitar problemas com direitos autorais.

Desses três, confesso que gostei mais do Every Stock Photo, uma vez que, por buscar imagens em diversos bancos de imagens, contém um acervo muito superior aos outros dois citados neste Post, facilitando a busca de imagens gratuitas como um todo.

3 Comentários

  1. Realmente o everystockphoto parece ser o melhor mesmo hehe. O que achamos difícil nos sites de imagens é imagens de qualidade e de fácil acesso como por exemplo: Quero uma imagem de amor, então eu digito amor e vem uma imagem legal de amor e nao de tudo um pouco… Isso que acaba fazendo as pessoas pecarem muito.. Estamos preparando um artigo que fala sobre um site em especial para pessoas que querem imagens gratuitas e no nosso, o ponto ruim é que a imagem é randômica e não se pode escolher, mais ao menos é livre, na verdade, o site tem um PQ de existir. Esperamos agora, com este belo artigo fazer um belo post.

    Responder

  2. Muito bom o poster , o que significa os símbolos abaixo das imagens no Every Stock Photo, e para dar créditos a imagem é só especificar os links
    agradeço desde já.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.