Como evitar problemas com seu Blog no WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muito blogueiro tem problema com seus blogs no WordPress.org não por falta de experiência, mas por puro descuido ou excesso de confiança de que tudo sempre vai dar certo. É preciso tomar alguns cuidados e usar os recursos certos que garantem uma estrutura básica para seu blog crescer. Selecionamos algumas dicas que você precisa seguir para manter o seu blog no WordPress.org sempre funcional.

1. Escolha um bom serviço de Hospedagem

Um blog no WordPress.org precisa, antes de tudo, de um serviço de Host consistente e seguro, capaz de atender às necessidades do sistema de blog, especialmente nas questões de especificações técnicas exigidas. Não se pode pensar só no preço, mas também no suporte que tem que entender o que o blogueiro precisa. Qual plano de hospedagem contratar para Blogs no WordPress.org.

É indispensável que o Host contratado ofereça também o cPanel como forma de controle da estrutura de sua hospedagem.

2. Senhas consistentes e trocar sempre

O WordPress.org tem senhas para banco de dados, acesso do FTP e para acesso ao painel de administrador. Mas também pode-se criar até senhas para pastas e arquivos específicos como forma de garantir maior segurança para a estrutura do seu blog. Crie senhas difíceis, grandes (com mais de 16 caracteres) e que misturem letras (maiúsculas e minúsculas), números e até caracteres especiais de forma aleatória. Além disso, troque as senhas periodicamente, ao menos a cada 90 dias.

3. Fazer backups periódicos e completos

O backup é a única segurança real para o conteúdo e estrutura do seu blog no WordPress.org. Tenha backups constantes de tudo, guardados em lugares seguros, fora do seu Host. Nunca confie na sorte ou só no backup automático que ou se o seu host oferecer. Aprenda como fazer backup do WordPress.org usando cPanel.

4. Ter um blog só para testes

Crie um blog clone do seu blog principal, totalmente fechado para visitas, só para você fazer testes de layout, conteúdo, plugins e recursos, antes de tentar aplicar qualquer coisa em seu blog principal. É outra segurança para evitar conflitos de códigos ou fazer mudanças que podem até tirar o seu blog do ar.

5. Usar Plugin de Cache

Basicamente os plugins de cache servem para otimizar o desempenho do seu blog ou ser acessado por vários visitantes, diminuindo o tempo de carregamento, usando menos recursos do Host e até melhorando a funcionalidade de outros plugins. É indispensável instalar e usar esse tipo de plugin para seu blog funcionar melhor.

6. Mudar o usuário “Admin”

Não use o login do WordPress.org como “admin” para acessar o painel do Blog. Além da senha, o nome de usuário padrão pode facilitar a tentativa de roubo de seu blog. Crie e troque o nome de login para algo que só você saiba ou imagine. Nem mesmo use seu nome ou o nome do Blog. Trocar o usuário “Admin” padrão do WordPress.org.

7. Ter um layout profissional

É indispensável um layout (um Theme/Tema) de qualidade, além de bonito, para seu blog. Não pense apenas nas funcionalidades e recursos que ele pode oferecer, mas também na estrutura de código e que seja leve e fácil de navegar, otimizado para SEO. O layout é a base de sustentação do seu blog e vale a pena investir contratando alguém que crie algo especial e certo para seu projeto.

Seguindo esses passos e revendo o seu uso do WordPress.org, você terá tranquilidade para manter seu blog em segurança e sem problemas por muito tempo. Coisas simples que evitam dores de cabeça no futuro.

.

9 Comentários

  1. Marcos, você sempre trazendo excelentes dicas para os blogueiros, parabéns pelo artigo. O Claudio Sanches está desenvolvendo um layout no wordpress e estarei hospedando a minha página no Ferramentas Blog Host.

    Abraços!

    Responder

  2. Dicas muito importantes para manter o funcionamento do blog. São coisas simples, mas que fazem toda a diferença. É incrível como, em apenas um deslize, conseguimos perder o trabalho de meses ou até anos. Que bom poder contar com dicas como essas para evitar problemas maiores.

    Responder

  3. Ótimas dias Marcos, estou usando quase todas elas. Em breve vou instalar um Plugin de Cache, com certeza irá melhorar muito o carregamento do meu site.

    Estou com um grande problema. Não consigo achar ninguém que possa fazer um tema próprio para meu site, as poucas empresas que eu acho que podem fazer o tema que eu quero, não retorna meus e-mails.

    Tá difícil!

    Responder

  4. Gostei da dica 4.

    Eu já utilizo essa tecnica e ajuda bastante para fazer testes de layout e plugins, é melhor você sempre testar antes de lançar em seu blog oficial, isso te evita muitos problemas.

    Além de todas as outras, também levem a sério a dica 4!

    Responder

  5. Olá, Marcos. Gostaria de sua ajuda!

    Criei um blog recentemente e meus posts novos não aparecem de imediato para os usuários na página inicial, aparece apenas posts antigos, feito há dias atrás. Como se fosse um leg!

    Se eu passo o link direto do post para alguém, ele acessam normalmente mas, se entrarem no site para ver na página inicial as novidades, verão uma página antiga ainda, sem as atualizações que fiz.

    Para mim a página inicial atualizada aparece normalmente se eu estiver logado no ADMIN do site. Caso eu saia do ADMIN e tente acessar o site, também vejo a página antiga e não a atualizada.

    Pode me ajudar? 

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.