Como evitar que seu blog seja roubado e se proteger na internet

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

aviso-cuidadoEsse é um artigo bem simples e objetivo. Sempre ocorrem casos de pessoas relatando que perderam os blogs, que alguém hackeou suas contas do Google (Gmail, Blogger, Orkut) ou seja o que for. O que poucos percebem é que a culpa pode ser nossa. Nós mesmos colocamos nossa segurança na internet em risco e perdemos nossas senhas. Há casos em que as pessoas deram suas senhas voluntariamente.

A culpa por perder uma senha, perder o acesso ao blog ou outros serviços de internet, muitas vezes é nossa. Nem todos têm os devidos cuidados que devem com suas contas e até acabam confiando demais em pessoas estranhas. Veja o e-mail que recebi:

email-senha-blog

Se eu fosse um cara mau, poderia ter me aproveitado da situação e roubado o Blog dessa pessoa sem o menor esforço.

Mas, voltando ao ponto, algumas vezes, como ilustrei acima, a culpa é nossa mesmo. Outro caso foi de uma amiga que perdeu a conta do Orkut e Facebook no mesmo dia.

Minha amiga contou que usou essas redes-sociais numa Lan House. Fomos à loja para avisar ao dono que poderia ter algum programa malicioso roubando senhas, mas a explicação foi outra. Ela cometeu um erro comum: Não finalizou o acesso aos sites que estava conectada. Em outras palavras: não clicou em “sair” quando terminou de usar.

Isso possibilitou que alguém que usou aquele computador em seguida, ao entrar nos mesmos serviços, acabou acessando o perfil da minha amiga e, apagando tudo, ainda trocou suas senhas.

São cuidados simples que evitam problemas mais graves.

Por fim, uma outra dica para os blogueiros: façam backup de seus blogs constantemente e não usem a mesma senha para todos os serviços. Por exemplo: a senha de seu painel do Blog tem que ser diferente da sua senha de hospedagem ou do registro do domínio.

A Juliana, no Dicas Blogger, já tratou desse tipo de coisa e outras que servem para complementar esse post:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

7 Comentários

  1. esse relato que você abordou me lembra de uma vez que esqueci minha conta do Orkut aberta em uma LAN – e Logicamente FUI Hackeado.

    Muito bom esse Artigo Lemos!

    Responder

  2. Por isso é bom ter uma conta Hotmail e Gmail onde a hotmail sirva para redefinir a senha das contas gmail. Assim caso a pessoa entre no orkut, gmail, blogger e esqueça de sair e vier um elemento e querer trocar ou roubar a senha ele vai ter que descobir a senha do hotmail.

    Agora se deixar hotmail e conta google abertos merece mesmo é ser hackeada.

    Fiquei pensando aqui… como o cara trocou a senha da tua amiga sem um programa hacker na maquina? pois quer queira ou não ele tinha que saber a senha antiga.

    Responder

  3. Ótima dica Marcos, faço o backup do modelo e das postagens do meu blog todo mês, e troca minhas senhas. Esse erro é comum, não clicar no "sair" nas redes sociais.

    Responder

  4. Eu já até perdi uma conta do MSN por não apertar o botão "sair", e hoje me arrependo muito… Esse erro é muito comum, já vi pelo menos umas 30 pessoas que perderam contas por pura falta de atenção…

    Ótima dica…

    Responder

  5. Pretendo administrar um blogsapo que criei a pouco. Não sei como inserir titulo e outras modificações; vim até aqui pesquisando e apreciei seu trabalho, muito bom. Parabéns.

    Responder

  6. Muito direto e certeiro, realmente pequenos cuidados fazem toda a diferença. Eu mesma no meu trabalho fui acessar meu Facebook e quando abri o navegador estava no da colega de trabalho que não clicou em sair.

    Boas dicas e espero que auxiliem a todos.

    Um abraço!

    Responder

  7. Este tipo de problema é mais comum em plataformas gratuitas e hospedadas gratuitamente, como o blogger e wordpress.com. No caso de usar por exemplo o WordPress hospedado, você pode obter o controle do seu blog a qualquer momento, caso o perca.
    Bom artigo!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.