Como fazer backup das imagens do blog que estão no PicasaWeb

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

picasa-logo-BloggerBackup é uma questão de segurança para qualquer blogueiros e poucos se preocupam verdadeiramente com isso. Se você criou um blog no Blogger (BlogSpot), suas imagens estão hospedadas, por padrão, no PicasaWeb. É totalmente gratuito e para não correr o risco de perder as imagens de seu blog, veja aqui como fazer backup desse conteúdo vital de seu blog.

O visual e conteúdo de um blog é composto pelo layout, os artigos/posts publicados e as imagens que o compõem. A grande maioria só sabe fazer backup dos artigos e do layout (“Backup no Blogger – seu Blog seguro”) e esquece das imagens que estão no PicasaWeb.

blogger_images_picasa

Se você tem um blog no Blogger, então tem uma conta ativa no PicasaWeb, que também é da Google e é onde o Blogger armazena todas as imagens que aparecem nos artigos de seu blog(“Como adicionar imagens em posts no Blogger”). Se por um acidente você perder sua conta do Google ou mesmo simplesmente migrar de um serviço para outro e apagar essa conta, todas as imagens lá serão perdidas e seu blog ficará desfigurado (literalmente, rs!).

Para acessar sua conta do PicasaWeb, entre em:

http://picasaweb.google.com

Você verá que os álbuns onde estão salvas suas imagens, só permitem fazer o download de uma de cada vez, o que torna inviável um backup completo de segurança.

Mas há um recurso compartilhado do PicasaWeb com o aplicativo de imagens Picasa. O aplicativo é uma editor e gerenciador de imagens, tanto para o seu PC quanto para as suas imagens da conta do Google:

picasa-3-google-editor

Depois de instalado você poderá sincronizar seus álbuns e acessar sua conta do PicasaWeb, podendo também administrar o conteúdo deles e fazer o backup.

Para isso abra o aplicativo que você instalou, clique no menu “Arquivo” ~> “Importar dos Álbuns da web do Picasa…”, como ilustrado abaixo:

picasa-importar-blogger

Na janela que abrir, faça login com a mesma conta que você usa par acessar seu blog no painel do Blogger, pois é a mesma conta para acessar o PicasaWeb também:

acessar-picasa-blogger

Depois de carregado, uma janela com as opções do que será importado aparecerá. você pode fazer a importação (o backup) completo de todos os álbuns que estão naquela conta ou pode escolher os álbuns que desejar:

escolher-albuns-picasa-blogger

O melhor desse sistema é que você pode fazer essa importação sempre que desejar e somente as novas imagens, que ainda não estiverem em seu computador, é que serão importadas, atualizando seu backup de imagens do blog.

Então é só esperar o download terminar e a nova pasta com as imagens será criada e adicionada em seu PC a facilmente administrada pelo aplicativo do Picasa que você está usando.

Outros artigos sobre o PicasaWeb e imagens:

.

7 Comentários

  1. Muito obrigado!Queria mesmo muito saber como fazer back up das fotos!
    Abraço e muito sucesso pra você! : )

    Responder

  2. Muito bem explicado! Só fiquei com uma dúvida: depois do backup feito, caso alguma vez o picasaweb perca as nossas fotos, podemos fazer o upload de tudo que as imagens ficarão com os mesmos links de antes sem haver o problemas?

    Responder

  3. @Milopeia,
    Infelizmente não!
    Como será preciso recriar uma conta ou um álbum, os links mudarão.
    Vai dar trabalho restaurar tudo e arrumar os links perdidos, mais ao menos o prejuízo será menor.

    Responder

  4. Pingback: Como tirar ou trocar link das imagens nos posts do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Erro no Blogger: Problemas para editar HTML e modificar Templates | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Como criar Galeria de imagens para Blogs usando Lightbox Effect | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.