Como fazer backup do layout e dos posts do seu Blog no WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Fazer backups constantes de seu blog é fundamental para manter a segurança de seus dados e evitar problemas. Sustos podem acontecer, mas é bom estar minimamente preparado para evitar prejuízos. O WordPress.org exige muito cuidado com todas as partes do seu Blog e você tem que se preocupar com detalhes. Veja aqui como manter um backup do seu layout (tema/theme).

Já ensinamos aqui como manter um backup do banco de dados do seu blog no WordPress.org:

Mas só isso não basta para garantir a segurança de seu blog. É bom manter um backup completo de todas as partes e isso inclui todos os posts, comentários e também o tema/layout.

Como fazer backup do posts e comentários

Para manter uma cópia de segurança de todos os seus posts e comentários postados em seu blog, vá ao menu “Ferramentas” ~> “Exportar” (1.), como ilustra a imagem abaixo:

WP-ferramentas-exportar-backup-blog

Depois é só selecionar o que deseja exportar para manter salvo em seu computador (2.) e clicar no botão “Download do arquivo de exportação” (3.) para criar o arquivo de backup.

Será criado um arquivo do tipo XML que pode ser usado para restaurar os posts e até comentários. É recomendável que se faça esse tipo de procedimento ao menos 1 vez por mês e de acordo com o ritmo de atualizações de seu blog.

Como fazer backup do layout

Para manter um backup do tema em uso no seu blog e das modificações que você fizer nele, será algo parecido com como instalar um novo layout, mas usando um aplicativo de FTP.

Não é possível fazer isso diretamente pelo painel do WordPress.org (há plugins para isso, mas vamos mostrar como fazer manualmente e de forma mais direta mesmo).

Seu WordPress foi instalado dentro da sua pasta de hospedagem, no seu host contratado. Nesta parte há várias outras pastas de configurações para o bom funcionamento do blog. Uma dessas pastas chama-se “themes”.

Na pasta “wp-content/themes” estão salvos todos os temas que você já instalou para seu blog. Eu uso o FileZilla FTP Client para acessar os arquivos do meu Blog em meu Host. Vou mostrar aqui isso como exemplo:

wp-themes-pasta

É só fazer uma cópia, arrastando para dentro do seu computador, as pastas que deseja copiar para garantir que o seu layout fique salvo. A pasta de seu tema contém todo os arquivos que o fazem funcionar, mas sem os plugins.

Outros posts sobre segurança para seu blog:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

2 Comentários

  1. Olá Marcos Lemos, backup é uma coisa muito importante, como eu sempre digo, o backup é um pouco menos importante do que seu coração fica batendo!

    [trecho de link suprimido]

    Até mais!

    Responder

  2. Faltou dizer pra fazer o backup da pasta uploads… As imagens das postagens ficam todas contidas lá… o exportar backup do Wordress só salva o conteúdo textual não as imagens…

    Já tive um sério problema com isso antes… :p

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.