Como fazer backup do layout e dos posts do seu Blog no WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Fazer backups constantes de seu blog é fundamental para manter a segurança de seus dados e evitar problemas. Sustos podem acontecer, mas é bom estar minimamente preparado para evitar prejuízos. O WordPress.org exige muito cuidado com todas as partes do seu Blog e você tem que se preocupar com detalhes. Veja aqui como manter um backup do seu layout (tema/theme).

Já ensinamos aqui como manter um backup do banco de dados do seu blog no WordPress.org:

Mas só isso não basta para garantir a segurança de seu blog. É bom manter um backup completo de todas as partes e isso inclui todos os posts, comentários e também o tema/layout.

Como fazer backup do posts e comentários

Para manter uma cópia de segurança de todos os seus posts e comentários postados em seu blog, vá ao menu “Ferramentas” ~> “Exportar” (1.), como ilustra a imagem abaixo:

WP-ferramentas-exportar-backup-blog

Depois é só selecionar o que deseja exportar para manter salvo em seu computador (2.) e clicar no botão “Download do arquivo de exportação” (3.) para criar o arquivo de backup.

Será criado um arquivo do tipo XML que pode ser usado para restaurar os posts e até comentários. É recomendável que se faça esse tipo de procedimento ao menos 1 vez por mês e de acordo com o ritmo de atualizações de seu blog.

Como fazer backup do layout

Para manter um backup do tema em uso no seu blog e das modificações que você fizer nele, será algo parecido com como instalar um novo layout, mas usando um aplicativo de FTP.

Não é possível fazer isso diretamente pelo painel do WordPress.org (há plugins para isso, mas vamos mostrar como fazer manualmente e de forma mais direta mesmo).

Seu WordPress foi instalado dentro da sua pasta de hospedagem, no seu host contratado. Nesta parte há várias outras pastas de configurações para o bom funcionamento do blog. Uma dessas pastas chama-se “themes”.

Na pasta “wp-content/themes” estão salvos todos os temas que você já instalou para seu blog. Eu uso o FileZilla FTP Client para acessar os arquivos do meu Blog em meu Host. Vou mostrar aqui isso como exemplo:

wp-themes-pasta

É só fazer uma cópia, arrastando para dentro do seu computador, as pastas que deseja copiar para garantir que o seu layout fique salvo. A pasta de seu tema contém todo os arquivos que o fazem funcionar, mas sem os plugins.

Outros posts sobre segurança para seu blog:

.

2 Comentários

  1. Olá Marcos Lemos, backup é uma coisa muito importante, como eu sempre digo, o backup é um pouco menos importante do que seu coração fica batendo!

    [trecho de link suprimido]

    Até mais!

    Responder

  2. Faltou dizer pra fazer o backup da pasta uploads… As imagens das postagens ficam todas contidas lá… o exportar backup do Wordress só salva o conteúdo textual não as imagens…

    Já tive um sério problema com isso antes… :p

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.