Como fazer backup do WordPress

Backup WP

Já notei que muitos usuários do WordPress simplesmente rejeitam o ato de realizar backups frequentes das bases de dados do blog, temas, plugins, etc… Ações como estas podem evitar grandes de dores de cabeça no futuro, podendo até mesmo salvar o blog de uma perda total por exemplo.

No artigo de hoje você vai aprender a configurar backups automáticos do banco de dados do seu blog com a ajuda do plugin WordPress Database Backup, que fará todo o trabalho pesado para você.

Instalando o plugin:

Como já falei, vamos utilizar o plugin WordPress Database Backup, disponível para download aqui. Depois de ter o plugin em mãos, com o auxílio de um client FTP – Como configurar o FileZilla FTP – vamos colocar (já descompactado) o plugin na pasta wp-content/plugins. 

Feito isso, vá até o painel do seu blog e ative o plugin recém instalado.

Configurando o backup:

Clique em Plugins no menu vertical esquerdo e localize o WordPress Database Backup, em seguida ao lado do nome clique no link “ Tools → Backup“.

No primeiro box você pode selecionar quais tabelas serão incluídas no backup.

No segundo box você pode escolher onde será salvo o backup, no servidor do seu blog, no seu computador ou email. Escolha uma opção e clique em “Criar backup agora” para realizar a primeira cópia do banco de dados.

Por último escolha a forma de agendamento do backup, eu optei pela alternativa semanal, lembrando que esta opção gerará o backup diretamente no seu email na data escolhida.

É interessante também realizar backups manuais de todas as suas pastas do wordpress através do FTP, assim você terá uma cópia de templates, imagens e etc.

Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo.

Até a próxima.

2 Comentários

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.