Como funcionam os motores de busca – Parte II

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Pois bem, na primeira parte do artigo Como funcionam os motores de busca, você observou que a maneira como os motores de busca visualizam as paginas é bem diferente dos humanos. Hoje vamos dar sequencia ao artigo: Como funcionam os motores de busca

Como funcionam os motores de busca - Parte II

Depois que uma página é rastreada, o próximo passo é indexar seu conteúdo. A página indexada é armazenada numa base de dados gigante, de onde pode depois ser recuperada. Essencialmente, o processo de indexação é identificar às palavras e expressões que melhor descreve a página e atribuir a página para determinadas palavras-chave. Para um ser humano não é possível processar tais quantias de informação, mas geralmente os motores de busca lidam muito bem com essa tarefa.

Às vezes, eles podem não entender o significado correto da página, mas se você ajudá-los, mediante a otimização será mais fácil para eles classificar as páginas corretamente e para você obter classificações mais elevadas.

Quando uma solicitação de pesquisa vem, o motor de busca processa-a – ou seja, compara a linha de pesquisa no pedido de pesquisa com as páginas indexadas no banco de dados. Como é provável que mais de uma página (praticamente são milhões de páginas) contém a sequência de pesquisa, o motor de busca começa a calcular a relevância de cada uma das páginas em seu índice com a sequência de pesquisa.

Existem vários algoritmos para calcular a relevância. Cada um desses algoritmos tem diferentes pesos relativos de fatores comuns, como a densidade das palavras chave, links ou metatags. É por isso que motores de busca diferentes dão resultados diferentes para a mesma pesquisa.

É um fato conhecido que todos os principais motores de busca, como Yahoo!, Google, Bing, etc. periodicamente mudam seus algoritmos e se você quer se manter no topo, você também precisa adaptar suas páginas para as últimas alterações. Esta é uma razão (a outro é os seus concorrentes) para você dedicar esforços permanentes em SEO.

O último passo na atividade dos motores de busca é recuperar os resultados. Basicamente, é nada mais do que simplesmente mostra-los no navegador – ou seja, as infinitas páginas de resultados de pesquisa que são classificadas a partir da mais relevante para os sites menos relevantes.

 

Até a próxima!

.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.