Como ganhar $4000,00 por ano com seu Blog escrevendo 100 posts

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Economia-dinheiroVamos falar aqui sobre planejamento de forma bem objetiva para que você possa realmente conseguir coisas concretas para o seu blog, atingir metas. Apesar do título desse posts parecer sensacionalista, pode ser bem possível e vou provar isso. O problema está na forma como fazemos os planos e desejamos as coisas. Um plano bem feito e bem executado pode se concretizar facilmente.

Muitas pessoas querem ganhar dinheiro com blogs (na internet), mas nem todos conseguem ou são capazes disso. Mas tenho percebido que o problema pode estar no método usado para formular seus objetivos.

A mentalidade está errada

Pense bem: dizer que seu objetivo para 1 ano de blog será, hipoteticamente:

  1. escrever 100 artigos/posts originais ao longo do ano;
  2. promover seu conteúdo em 30 redes sociais, agregadores e fóruns mensalmente;
  3. conseguir ganhar ao menos $4000,00 (quatro mil dólares) ao longo desse ano com programas afiliados/adsense/produtos/serviços (próprios ou de terceiros).

Você não vai conseguir! Garanto que depois dos primeiros 30 dias você já estará desanimado, terá acumulado tarefas e desistirá antes de completar 90 dias e não terá publicado nem 15 posts, muito menos gerado $100,00.

Para provar meu ponto, coloco abaixo meus ganhos no ano de 2009 e como você pode rever sua forma de encarar seus objetivos e metas a longo prazo. Tem dado certo para mim e acredito que pode dar certo para você.

ganhos-2009-blog

Eu comecei a acompanhar os ganhos do meu blog em Abril de 2009, quando o blog tinha apenas 6 meses. Não vou mostrar em detalhes como cheguei a tais valores, mas é a soma de AdSense, outros 2 programas afiliados e anúncios diretos (banners e reviews).

Mostro aqui o ano de 2009 porque meu blog ainda estava no início, publiquei entre Abril e Dezembro, 291 posts (média de 33/mês). Nesses 9 meses tive 370 mil visitas (média de 41 mil/mês, 1400/dia).

Como ganhar dinheiro com Blog

Mude a forma de pensar suas metas

O que me fez chegar a tais números logo no início do meu trabalho nesse blog foi a forma como organizei meus objetivos e metas. Não projetei meses ou ano à frente, mas passos mais simples e fáceis de seguir.

Minhas metas são até hoje as mesmas:

  1. Publicar ao menos 1 post/artigo por dia;
  2. Divulgar no mesmo dia o post/artigo publicado no máximo de lugares possível;
  3. Superar meus números do dia anterior.

Um passo de cada vez, olhando cada dia é mais fácil do que projetar a longo prazo, olhando um futuro que não conhecemos. Perceba que estou pensando sempre no mesmo dia, olhando para o agora e não para o futuro.

Tenho metas e objetivos a longo prazo, claro. Mas até mesmo para construir tais metas é preciso olhar para o “agora”. Planos e metas diários tendem a funcionar melhor por ser mais fácil de rever. Se você falar um dia ou dois ou tirar umas férias de 10 dias, fica mais fácil retomar do que tentar corrigir o curso de um ano inteiro.

Se todos os dias você supera suas metas, mais ânimo e entusiasmo você terá para continuar. Por outro lado, se 1 ou 2 dias derem errado, fica mais fácil descobrir como superar tais dificuldades e manter-se no curso.

Não diga que vai escrever 100 post num ano, mas pense que é mais provável que escreva 1 post a cada 2 ou 3 dias. Isso facilitará sua interação com seu público alvo, te dará mais tempo para pesquisar sobre formas de monetização e descobrir quais as melhores maneiras de atrair visitas para o seu blog. Quando menos esperar, já terá se passado 1 ano.

Artigos que podem te ajudar ainda mais:

Leitura complementar: Write a Plan that Doesn’t Finish

.

44 Comentários

  1. Primeiramente acho que a primeira coisa que uma pessoa deve pensar quando vai criar um Blog não é Ganhar Dinheiro, isso só vem com o Tempo, quando ver que o Blog esta Dando Certo a Parti dai Deve-se Pensar em Dinheiro.

    Responder

  2. Boa tarde.

    Acredito que o “ganhar muito dinheiro com blog” esteja ligado ao segmento do blog do que a quantidade de posts.

    Eu tenho um blog que possui poucos posts, mas que são muito acessados, mas o meu publico é mais leitor do que consumidor. Eles querem ler sobre provas, tecnologias novas, resultados de corridas, lançamentos de tenis, testes de produtos, tipos de treinos….etc

    Já tentei utilizar diversos programas no blog, mas até agora, só ganhei míseros centavos. Não fiquei ou fico bravo com isso, eu tenho o blog por gostar dessa interação com pessoas de outros lugares, que ainda são amigos virtuais e que mais tarde se tornam reais, quando as encontro nas corridas.

    Hoje mantenho o hotwords no blog, só para dizer que não tem nada, mas nem ligo o quanto que ele rende. Se render tudo bem, se não render, tudo bem também!

    Sucesso para o blog de todos!!

    abraços

    Leonardo Nista
    corroporcorrer.com.br
    @leonista

    Responder

  3. Obrigado pelos conselhos!
    Uma das estratégias que adotei foi a de não olhar os ganhos e o número de visitantes antes de 6 meses. Para não desmotivar.
    O que você acha disso?

    Responder

    • Matheus,
      Não acho uma boa idéia. É preciso esses números para medir a evolução do seu blog, saber a origem das visitas e a qualidade delas. Há muitos dados importantes que se é preciso usar para conseguir melhorar o seu blog.
      O melhor a fazer é aprender a usar tais dados para além do mero número de visitas.

      Responder

  4. Estabelecer metas é uma das coisas mais difíceis para blogueiros ou qualquer outro empreendedor, mas sem planejar não se vai para lugar algum. Acho que a melhor maneira de aprender a escrever os objetivos é estudando o pessoal mais antigo.

    Responder

  5. O meu blog está prestes a fazer um ano, consegui o meu objectivo, ter pelo menos 100 artigos no primeiro ano de vida do blog (para mim é bastante bom, pois estudo…).
    Outro objectivo que tenho é ter pelo menos 100 visitas diárias no blog e a contabilizar os meses, ser sempre a subir e nunca descer (até hoje consegui sempre estes objectivos, tendo agora sempre 200 visitas diárias e nunca desci o número de visitantes no final do mês).
    Agora pergunto, estes objectivos deixam-me feliz?
    Sim, em parte deixam, pois comecei por baixo e sem nenhum conhecimento sobre blog’s.
    A partir do primeiro ano do blog mudarei estes objectivos e começarei a preocupar-me com a monetização…
    Por isso nem que ganhe só 100€ por mês, fico já bastante contente, mas espero querer sempre mais, pois se nos contetarmos com o que temos, não podemos evoluir….

    Responder

  6. Realmente isto é uma grande verdadade, devemos viver um dia de cada vez, “o ontem já passou, o amanhã está chegando, só podemos viver no hoje” Esta frase está bem de acordo com este post, parabéns pelo blog, e cada vez mais sucesso pra você, um abraço.

    Responder

  7. Eu procuro fazer por dia no mínimo 4 artigos (que é como eu gosto de falar), não gosto de falar postagens, rsrs…

    Parece que foi ontem que criei meu primeiro ebook [ As 300 primeiras postagens Esporte na Rede ] e já nessa semana vou atingir a marca de 400 artigos, e pretendo fazer outro ebook quando chegar a 1000 artigos, e pretendo se possível algum dia participar do seu BlogCast e contar como foi a preparação e criação do meu blog, até…

    Responder

  8. Abri esta semana um novo blog, mas desta vez e por conhecer o Ferramentas blog começo o blog utilizando logo as dicas do marcos, resultados!!!! Não, aida nao tenho 100 visitas por dia, nem ganho 100€ por dia, mas só hoje recevi 10 visitas, e o publico do meu blogue tem me enviado atravez do facebook comentarios dizendo muito bem do blog.
    Devo dizer tambem que ainda nao indexei o meu blog no google, apenas no facebook!!!!

    Obrigado Marcos! tudo que voce fala aqui neste post e nos outros é bem verdade!!! Na primeira semana receber logo 32 visitas apenas com 6 post! Apenas segui as suas dicas!!! Principalmeente a forma como escrever um post, ainda nao esta perfeito, mas estou a melhorar de dia para dia.

    Responder

  9. Os objetivos são interessantes para qualquer coisa na vida, nos blogs tem que ter o mesmo pensamento de uma empresa, onde tem que ter metas diarias, mensais e anuais. Porem no começo de todo o blog, como empresa e necessario paciencia e muito esforço, que pode fazer realmente a diferença la na frente!

    sucesso!

    Responder

  10. Oi Marcos, tenho seu feed e todos os dias recebo e leio seu post por e-mail. Confesso que não me interesso quando o assunto é monetezição, pois não criei meu blog pensando em lucro.Porém, o seu título de hoje me fez ler o texto com muita atenção e fiquei encantada com seu desempenho monetário. Confirmando ainda mais a minha opinião que tenho sobre você: Marcos você é um empreendedor! Admiro muito por você fazer Letras, pois é um curso que ensina, além de tudo, lidar com o próximo, mas acredito que se você fizesse algo voltado a Gestão ou Administração …
    Parabéns ao blog, parabéns a você.
    PS. Vou pensar em como ganhar dinheiro com o meu, rs,rs,rs,

    Responder

    • Cincinato21,
      Se você não conseguiu entender do que se trata esse artigo, então está mesmo fadado a não conseguir nunca atingir seus objetivos.
      Qualquer formula mágica para ganhar dinheiro “passo a passo” é mentira e só servirá para te enganar. Repense um pouco e você descobrirá aqui uma ótima estratégia e perceberá que deu dicas, citei quantidade de acessos e programas de afiliados ideais para isso. Releia que vc verá isso aqui.

      Responder

  11. Marcos amigo. mais uma vez venho comentar aqui, achei o post bem legal e apresentaste teus lucros, sinal que confia nos teus leitores e respeita-os, muito obrigado por tudo que escreve, no meu blog vou desenvolver um método de publicar constantemente, pois se trata de futebol, e as noticias passam rápido, se já entrasse no meu blog alguma vez muito obrigado, é so clicar em meu nome aí acima que vai logo direto a ele, como já sabes,. Agradecia que colocasse um comentario um dia, pois sempre passo por aqui e comento também. É um privilégio ser teu seguidor, otimo post na minha opinião, valeu, valeu mesmo MARCOS.

    Responder

  12. Muito bom, resultado de um bom trabalho prestado no Ferramentas Blog, eu também cheguei a esta marca, alias chegarei amanhã colocando o post de aniversário, post número 100 e 1 ano de vida. Infelismente tive muitos contratempos e não pude me focar no Grana Fácil como eu gostaria, mas este ano vou pegar firme e tentar igualar essa marca tão gloriosa.

    Sucesso Marcos.

    Responder

  13. O Marcos chegou a esse incrível numero por sua qualidade. Gerar conteúdo de qualidade é a primeira e mais importante tarefa que devemos cumprir com nossos blogs para que eles se tornem bem visitados, e quando digo bem visitado não estou dizendo do numero de visitas, mais da qualidade que elas representam para a sua evolução. Todavia é preciso ser analítico para tomar o rumo certo. Acredito que o Ferramentas blog se propagou desse jeito, e pelo o que tenho visto vai crescer muito mais, devido ao grande senso analítico de Marcos Lemos e suas publicações quase que vitais para o desenvolvimento e administração de um blog.

    Responder

  14. Realmente . Concordo totalmente como primeiro comentário. Um blogueiro nunca deve começar no universo dos blogs achando que vai ganhar dinheiro do dia pra noite. Tem que ir com calma . Por exemplo, agora que meu blog está alcançando a marca de 1 ano , e quase 24 mil visitantes , é que eu vou começar a usar o Adsense . Obrigado pelas suas dicas Marcos. Até mais e se cuide.

    Responder

  15. É o que sempre digo, o tempo passa rápido demais então não vejo porque não pensar a longo prazo. As pessoas tem uma ansiedade e vivem num imediatismo enorme e é isso que as leva ao fundo do poço porque começam uma coisa, logo desistem e partem para outra sem ao menos terem se dedicado naquilo que começaram.

    Tenha paciência, pense a longo prazo, tenha disciplina e acredite em você, pois só assim você terá sucesso, quer seja na internet ou fora dela.

    Gostei do post, parabéns.

    Responder

  16. Eu criei um novo blog em fevereiro deste ano, e até agora não o monetizei, quero dar a ele um tempo de 11 ou 12 meses antes de oferecer publicidade, mas não pretendo demorar a trabalhá-lo com programas de afiliados. Minha meta agora não é o dinheiro, vou focar no conteúdo, divulgação e no público alvo.

    Responder

  17. Olá Marcos!

    Realmente objetivo é tudo. Desde que comecei a Blogar sempre coloquei em mente o ganho financeiro. Mas também sempre preocupado com a qualidade e profissionalismo do meu blog.
    Tenho lido bastante sobre Monetização e aplicado alguns conselhos importantes do [Ferramentas Blog}, Escola Dinheiro e outros.

    Não tenho pressa, vou um dia de cada vez e isso tem dado bons e sólidos resultados.
    Aumentei no último mês minhas visitas em mais de 3.000 – pulou de 4.000 visitas mês para 7.000
    No adsense aumentei em mais de 200% minha arrecadação com algumas simples mudanças.

    Confesso que falta as vezes tempo para conciliar as atividades de blogueiros com minha rotina diária, mas estou sempre me policiando quanto a isto e tenho certeza que estou caminhando para ser uma referência em meu nicho de assunto: A Dança.

    Abraço e Sucesso sempre
    Roger Dance

    Responder

  18. Ótimo artigo, pois escrever é a meta de quem quer ter um blog conhecido e ser reconhecido. Você no artigo disse que divulga seus artigos em 30 agregadores, quais são eles?

    Responder

  19. Ótimo post! legal ver suas dicas, além de parte da sua experiência. Como disseram em um comentário, é importante também que o objetivo principal não seja o lucro. Acho que gostar do que faz, procurar acima de tudo o bom conteúdo.

    um abraço e obrigado

    Responder

  20. Marcos Lemos uma coisa que se pode ganhar dinheiro e construindo jogos originais feitos por você e não copias baratas de jogos que alcança popularidade com uma postagem,por exemplo: Jogos Online que precise de credito para comprar itens especiais e etc… muita gente gosta de RPG eu tentei criar um RPG uma copia mais ai eu vi que não era legal porque não foi eu que desenvolvi então essa dica e boa ou não Marcos Lemos mas se for possivel que seja um jogo com botão de iniciar para que não pese muito o blog valeu aqui e o Cheats Rio e sé me responder eu agradeço muito obrigado

    Responder

  21. Cada vez que leio mais artigos desse blog, mais me surpreendo com a qualidade das informações!

    Também gosto muito do “Agora” vivendo plenamente o agora, plantando boas sementes com foco no agora, é questão de logica que irá colher um bom futuro!

    Manter a dedicação é essencial para atingir o sucesso! Se você desistir nunca vai vencer! Para vencer, você nunca deve desistir até atingir o sucesso desejado com seu blog.

    Desejo Muito Sucesso e Prosperidade para Você!

    Responder

  22. Muito bacana o post! Tenho esses tipos de objetivos diários também.
    Mas também tenho objetivos médios (como utilizar os lucros iniciais do meu blog para patrocinar uma gincana que acontece aqui em Campinas todo ano). E objetivos maiores.
    Atualmente no meu blog somos 3 postadores e todos os dias acompanhamos as análises. Estamos agora correndo atrás de parceria e agregadores de links.
    Nós 3 temos esses mesmos objetivos (diários e a médio prazo). Em meus planos também está a divisão de lucros (que acho importante) no meu caso divido assim:
    1/4 para cada um dos adiministradores do blog (ao todo 3/4) e mais 1/4 eu vou deixar reservado para aplicar no blog (pagamendo dos contratos de domínios, hospedagens, tecnologia, etc)
    O que vc acha disso MArcos?

    Responder

  23. Antes que mais nada, obrigado por compartilhar essas informações. Estou começando agora e quando resolvi criar um blog meu objetivo era compartilhar informações, e procurando ajuda para novos blogueiros, ví muita coisa, mas muita mesmo, prometendo ganhar a vida com seu blog, faça isso ou aquilo e terá sucesso. Confesso que quase perdi o foco, mas depois de ler esse e outros posts de seu blog, estou com os pés no chão novamente, vou Começar a trabalhar com metas a curto prazo a partir de agora. Meu blog é sobre artesanato, está em construção ainda e as postagens são apenas testes, porque dei preferencia para montar um sistema antes de mais nada, mas já dá pra ter uma ideia de como será. Gostaria que o visitasse e me desse sua opinião geral.
    Agradeço e lhe desejo saúde e sucesso.

    Responder

  24. Pingback: Ganhe $100 por dia com seu Blog fazendo pouco esforço | [ Ferramentas Blog ]

  25. Minha colaboração:
    é possível ganhar muito mais do que $4000 por ano blogando, e sim há fórmula mágica:

    Levante cedo, tome banho, encha a barriga e trabalhe, duro, 12, 14 horas por dia, blogar não é para malandro. Esqueça, você não vai ser independente, dono de seu nariz, trabalhar em casa exige disciplina, acordar ao meio dia não funciona. Blogar profissionalmente exige que você seja profissional (óbvio!).

    Se você não esquecer de que o que importa é qualidade não quantidade, você ganhará dinheiro.

    Acontece que o pessoal quer começar blogando sobre como ganhar dinheiro na internet, sem saber ganhar dinheiro na internet.

    Tem muito metido a exitoso nos comentários acima, todos blogando sobre ganhar dinheiro sem saber o que dizem, se você é mais um destes, vá fazer outra coisa de sua vida. Seu primeiro blog não pode ser sobre ganhar dinheiro na internet.

    Seja autêntico, invista em um nicho não explorado, ou ao menos entre na briga para ser o melhor, não para ser o que mais traduz, o que mais copia os outros… você estará perdendo seu tempo.

    Isso é o que penso, vivo de meu blog e não conquistei isso por acaso, foi com muita perseverança e força de vontade.

    Parabéns Marcos, belo post, deverias atualizar estes números de 2009, que achas?
    Abraço.

    Responder

  26. Olá Marcos!
    Obrigado pelas excelentes dicas!

    Eu já estava achando muito complicado estipular tais metas para o blog, porém lendo seu artigo vejo na sua forma de lidar com as metas diariamente, que tudo se torna menos pesado. E isso é muito bom!

    Mais uma vez, obrigado!

    Abraço.

    Responder

  27. Muito bom o artigo. Estou motivado a continuar com meu blog. Fiz cursos de SEO, tenho estudado bastante sobre o assunto e estou com minha meta de ter pelo menos 1 artigo publicado por dia, de forma original e seguindo os padrões. Estou com meu blog com menos de uma semana de vida e já tive praticamente 700 acessos, tanto do Brasil quanto do exterior. O FB tem me ajudado bastante com alguns tutoriais de melhoramento do blog e táticas de SEO que ainda não conhecia, bem como a motivação correta.

    Continuem assim!

    Responder

  28. Eu vivo do que ganho na internet, mas nao é facil, eu trabalho pelo menos de 12 a 14 horas por dia e nunca descuido do site, queria eu um dia ganhar “aqueles” $100 por dia como muitos prometem.

    Responder

  29. Excelente artigo! Gostei muito das dicas! Eu tenho um blog e me dedico ao máximo a ele. Sempre tento postar o melhor conteúdo e divulgá-lo. Nele eu também promovo infoprodutos para ter uma renda extra. Estou gostando de trabalhar assim.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.