Como gravo meus vídeos: Setup e equipamentos

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Já faz um tempo que prefiro produzir conteúdo em vídeo e trabalho para fazer crescer meu canal no Youtube. Quero mostrar agora os equipamentos que uso em casa para gravar meus vídeos.

Não tenho aqui equipamentos caros e ultra modernos. Fiz muitas pesquisas para comprar as câmeras certas para minhas necessidades e tenho me dedicado às técnicas de edição para melhorar mais a qualidade da imagem e do áudio.

Veja no vídeo abaixo minhas câmeras, microfones e iluminação que tenho e como uso cada um em todos os meus vídeos. É um Setup objetivo, focado na produção de vídeos para meu canal do [Ferramentas Blog] e para o meu Vlog pessoal Lemos Ideias.

Dividi o vídeo em duas partes, usando duas câmeras diferentes e duas formas de gravação do áudio para mostar as diferenças entre cada equipamento.

Na primeira parte estou usando a câmera Logitech C920, que é uma poderosa Webcam também, gravando em resoluções de até 1080p. Até já gravei um review dela separado:

Ao mesmo tempo estou gravando o áudio separado com o microfone do celular (Samsung Galaxy S6). Isso garante melhor qualidade e junto as duas partes na edição.

É fundamental que o áudio seja de qualidade, mesmo que a imagem não fique tão boa.

Na segunda parte do vídeo mostro a minha melhor câmera, que uso para a maioria dos meus vídeos: uma Canon EOS Rebel T3i (600D). Este modelo já saiu de linha, mas ainda é possível encontrar para comprar. Mas é recomendável que tente um modelo mais novo.

Você pode conhecer a Canon T5i que é a versão de entrada recomendada para blogueiros e Youtubers.

Esse tipo de câmera é conhecida como HDSLR. São câmeras fotográficas que gravam vídeos em fullHD (1080p) e têm lentes intercambiáveis. É possível conectar um microfone nelas para melhorar a qualidade do áudio.

Mesmo assim, nesta segunda parte estou usando um microfone lapela, grando o áudio separado da câmera, diretamente no meu notebook. O áudio fica bem melhor do que na primeira parte do vídeo.

Tenho ainda dois spots de luz, com softbox para melhorar a captura da imagem pelas câmeras. Toda filmagem precisa de boa iluminação para garantir a qualidade das cores e sombras, facilitando o processo de edição na pós produção.

Ainda estou aprendendo muita coisa, principalmente sobre edição. Para isso estou usando o Sony Vegas Movie Studio Platinum 13.0 (64-bit). É um editor dentro da média e que tem uma curva de aprendizado mais rápida que outros programas do mesmo nível ou superiores.

Acredito que os vídeos são a tendência para a internet nos próximos anos e vale a pena investir nessa área para a produção de conteúdo.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

5 Comentários

  1. Qual headset que você usa ?
    Qual programa que você usa para exibir a tela do computador?
    Qual programa que você usa para editar vídeos ?

    Responder

    • Diogo,

      Não uso headset.
      Para gravar a tela do PC uso o “Debut Video Capture Software” na versão paga. É bom para coisas do dia a dia e que não exigem mais que 16fps. Ou seja: não dá pra gravar jogos.

      Para editar os vídeos uso o Vegas Pro 13 no momento. Mas comecei com o Movie Studio 13 Platinum (que é mais barato e é ótimo para aprender). Agora estou estudando o Adobre Premiere.

      Responder

    • Luan,
      Procure fotógrafos e grupos de fotógrafos. Eles sempre estão trocando o equipamento e você pode comprar boas câmeras por um preço justo, mesmo usadas. Melhor ainda se você puder ver pessoalmente e testar antes de comprar.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.