Como manter seu blog sempre otimizado para o Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

As técnicas de SEO são fundamentais para blogueiros que querem ter um blog amigável para os mecanismos de busca, especialmente o Google. Não só para conseguir melhores posições nos resultados, mas também para manter o nível de qualidade técnica alto. Depois de cuidar da qualidade do conteúdo, é bom saber um pouco de SEO. Nesse Guest Post teremos algumas dicas importantes.

Este é um Guest Post escrito por Klaylton Fernando, do Criar Site WordPress.

Criar um blog hoje em dia é uma das coisas mais fáceis de se fazer. Você pode criar um blog dentro de 5 minutos sem nem mesmo precisar de nenhum conhecimento técnico, você só precisa escolher a plataforma na qual deseja criá-lo e começar a publicar seus artigos.

No entanto, alguns levantamentos de grandes blogueiros afirmam que a maioria dos blogs não ultrapassam os 3 primeiros meses de vida. Isso porque, quando é iniciado um novo projeto na internet a grande dificuldade está em manter o ânimo quando você vê que seus artigos não estão sendo bem indexados pelo o Google e outros mecanismos de busca.

Quando você registra um domínio para um blog ou site ou começa um novo projeto, tanto o Google como também outros mecanismos de busca, ainda não reconhecem o seu domínio e em decorrência disso seus artigos não aparecem nos resultados. Isso é o que justifica essa grande falta de ânimo nos primeiros 3 meses de vida de um blog. Pois se seu conteúdo ainda não aparece para os mecanismos é obvio que dificilmente seu blog será visitado. Para resolver este problema, hoje iremos aprender algumas técnicas de SEO juntamente com dicas para que você venha manter seu blog sempre bem atualizado e otimizado.
otimização de blogs e sites
Considere abaixo algumas dicas e estratégias de otimização para manter seu blog amigável aos mecanismos de buscas.

Mantenha-se sempre atualizado sobre SEO

O Google vem mudando seus algóritimos ao longo dos tempos e é muito importante que você mantenha-se sempre bem atualizado sobre as novas estratégias e técnicas de SEO para que seu blog venha ficar à frente da concorrência e saber quais as técnicas que não funcionam mais no Google. Pois como sabemos, o Google é uma das maiores fontes de tráfego orgânico da maioria dos sites e blogs na internet. É de extrema importância que você procure sempre estar informado sobre as atualizações e conhecer novas estratégias.

Trabalhar o SEO de cada artigo no seu blog

O SEO bem feito requer bastante tempo. Se você deseja obter resultados rápidos, certamente não encontrará resultamos precisos e que lhe mantenha sempre nos melhores ranking, apelar para técnicas de Black Hat SEO é arriscado e ainda por cima em qualquer momento seu blog pode ser punido. O essencial é que você venha trabalhando o SEO do seu blog de forma contante, ou seja, procure sempre trabalhar seu conteúdo com White Hat de forma honesta. Confira pontos que você pode sempre está melhorando em seu blog para mantê-lo sempre bem otimizado:

  • Crie títulos otimizados – Um título bem escolhido e otimizado, curto e objetivo garante que mesmo que você não consiga os melhores ranking, você possa cativar aquele usuário pelo título criativo e objetivo. Procure criar títulos descritivos que venham chamar a atenção do usuário.
  • Otimize as URLs do BlogURLs otimizadas requer taxonomias que venha dizer aos mecanismos de busca do que esta url venha se referi, nada de criar urls com parâmetros quebrados e cheias de Stop Words, se você usa o WordPress, esse procedimento é mais fácil. Já no Blogger, é preciso alguns procedimentos.
    A importância de URLs amigáveis no Blog
  • Faça um resumo único para cada artigo – Os resumos são a forma de definir como a descrição do conteúdo aparecerá nos mecanismos de busca. A importância de criar um resumo para cada artigo já retratamos em nosso artigo de otimização de URLs no WordPress. Agora o Blogger também tem uma forma de criar resumos específicos para cada artigo: Configurações de SEO para o Blogger – Preferências de pesquisa.
  • Adicione imagens otimizadas em seus artigo – Até as imagens que são adicionadas nos artigos podem ajudar seu blog a ter mais visitas. Há descrições e tags importantes que devem ser adicionadas sempre.
    Otimização de Imagens – SEO de Imagem
  • Adicione meta description para cada artigo – As meta description continua a ser de grande importância para um bom posicionamento no Google e a mesma exerce a mesma função que um título atraente, então procure sempre criar meta descriptions únicas e objetivas para seus artigos.
  • Divulgue seus conteúdos nas redes sociais – O social nos últimos meses tem sido um fator que pesa bastante na relevância dos blogs e sites, então, sempre que você criar um novo artigo, invista um pouco do seu tempo compartilhando seus artigos nas redes sociais e torne seus conteúdos virais. Adicione também os botões de compartilhamento em cada post do seu blog.
  • Invista na qualidade de seus artigos – O conteúdo é rei. Foque sempre em um conteúdo de qualidade, busque aprimorar cada vez seus conhecimentos sobre o assunto que você aborda em seu blog.

Conclusão

Dentre tantas técnicas de SEO que você pode aplicar em seu blog para que o mesmo venha escalar melhores ranking nos resultados orgânicos, a mais eficaz para seu blog é sempre manter o On Page bem trabalhado e conseguir links de relevância para o blog com o objetivo de criar caminhos para o Google Bot encontrar seu blog. Acima de tudo é criar conteúdos de qualidade que venham se tornar virais entre seus leitores.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

16 Comentários

  1. Marcos,

    achei as dicas muito pertinentes, mas o grande problema é que o Google é um caixa preta e nunca teremos como saber, definitivamente, como otimizar nosso blog, completamente, para SEO.

    Suas dicas são ótimas, pois são gerais e mesmo que o mecanismo de indexação mude, elas continuarão valendo.

    Grande abraço.

    Responder

  2. Klayton, o artigo ficou realmente espetacular, muito bem produzido. Como disse o Clayton, não temos como saber se realmente estamos ou não fazendo a otimização de nossos artigos, só nos resta seguir os blogs do Google e ficar de olho nas dicas do Matt Cuts 😀

    Penso que o que temos que fazer é produzir conteúdo próprio e atualizado, otimizando o título (mas principalmente o titulo que vai aparecer nos mecanismos de busca), e também otimizar o artigo em sí, aplicando corretamente o link building, colocando nofollow em links externos e fazer tudo que for possível para mantermos o nosso blog em primeiro. Atualizações sempre vão ter, isso é fato, nos resta escrever e aguardar pelos resultados 😉

    Abraços, Arlindo Armando

    Responder

      • Não é certo colocar “nofollow” em todos os links externos. O problema mesmo está em usar “dofollow” para links patrocinados ou para links que não queremos passar relevância (link juice).
        Para todos os demais links externos NÃO precisa usar “nofollow”. Não se preocupe com isso.
        Inclusive, indicar links externos em seus artigos é importante e a Google recomenda como boa prática de SEO, além de ser a forma de parceria mais interessante que existe.

        Responder

        • Marcos, exatamente, provavelmente eu me expressei errado. O que eu faço é o seguinte, links para a home de outros blogs, o qual é apenas uma citação, eu coloco nofollow, agora se eu linkar para artigos que complementem o meu, neste caso eu linko sem nofollow, justamente pelo fato do google gostar disso.

          Abraços, Arlindo Armando

          Responder

      • Lualessi, não sabe o significado dos termos? Não entendi muito bem seu comentário :/ Se for isso, ja vou explicar:

        Link Building: Quando você linka dentro de um artigo para outros artigos dentro do seu próprio blog. Todo link que tiver dentro do seu artigo para outro, chama-se “fazer link building”. Quando esse link building é feito corretamente (nem muitos links nem poucos), acaba reforçando a otimização para os buscadores.

        Nofollow: Todo link que é colocado em seu blog que aponta para outro, o google segue e seu artigo perde um pouco de autoridade. A tag “nofollow”, diz ao google para não seguir o link, assim seu artigo fica com a autoridade que deve. Vá na aba HTML do artigo, procure pelo link e adicione a tag “rel=”nofollow” (sem as aspas). Se tiver dúvidas leia o artigo https://ferramentasblog.com/2011/01/links-nofollow-o-que-sao-e-onde-usar.html

        Abraços, Arlindo Armando

        Responder

    • É, tens razão. Vejo que sempre teremos a necessidade de acompanhar as dicas de Matt Cutts, no entanto, acho que se cada vez investimos ainda mais não qualidade dos artigos, futuramente não teremos grandes preocupações quando o Google lançar outro update.

      Responder

  3. As dicas são o básico que qualquer pro-blogger precisa seguir. Percebo que muita gente não delega as imagens o seu real poder, além da otimização, escolher uma imagem de qualidade é fundamental para atrair a atenção do leitor. É aquele velho ditado “comer com os olhos“ (talvez no caso, ler com os olhos!)

    Responder

  4. Ótimo artigo, no meu blog desde o primeiro momento, tento criar artigos e ajustar os dos meus redatores com técnicas de SEO. Está a 40 dias online, e no bing chegou a crescer 400 % a indexação.

    Sempre por aqui para aprender mais e mais a melhorar o desempenho SEO do meu blog.

    Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.