Como medir a qualidade das visitas que seu blog recebe?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

modelos-graficos1 Aos que sempre se preocupam apenas com o crescimento do número de visitas que seu blog recebe, deixo um aviso: há dados mais importantes e nem sempre muita visita significa que seu blog seja de qualidade ou que as visitas foram visitas de qualidade. Saber medir a qualidade de suas visitas recebidas pode ajudar a melhorar o conteúdo que você oferece.

Esse artigo é complementado pelo seguinte vídeo-tutorial:

De uns tempos pra cá tenho me preocupado e me dedicado cada vez mais em melhorar a qualidade dos meus posts e focado menos no número de visitas que recebo. Há fatores mais importantes do que a quantidade e que mostram realmente o interesse das pessoas naquilo que você publica.

O Google Analytics é uma ótima ferramentas para acompanhar e analisar as visitas que seu blog recebe e tem dados muito interessantes e importantes. Vou mostrar aqui dois desses dados, que são justamente os fatores que considero mais importantes para a qualidade de seu blog.

analise-rejeicao-tempo-blog

Ao entrar no Google Analytics você encontra essas duas informações: Taxa de rejeição e Tempo médio no site. Esses são os fatores que considero os mais importantes para se medir a qualidade de um conteúdo.

A taxa de rejeição representa o desinteresse do seu visitante. Ele entra em seu blog e por algum motivo sai sem clicar em nada, sem continuar lendo mais posts ou passando pouquíssimo tempo com sua página aberta.

Já o tempo médio é exatamente isso: o tempo que as suas visitas gastam em média em sua página. Todos queremos que nosso conteúdo seja lido, seja levado a sério, tenha comentários e divulgado. Mas quando ninguém lê, do que importa ter muitas visitas em números? Só pra mostrar um contador de visitas bem gordo?

analise-taxa-rejeicao-1

Eu tenho usado muito a indicação de links internos que apontam para mais conteúdo como minha principal estratégia para manter o interesse de meus leitores naquilo que publico. Somado a isso, tenho tentado escrever posts menores e mais objetivos, inclusive para gerar mais comentários. E outro ponto foi a mudança para um layout mais simples e claro, com mais menus de navegação na barra lateral e melhor posição do mecanismo de busca no topo da página.

Gaste tempo analisando esses dados, que é possível verificar inclusive para posts específicos. com essa visão mais detalhada, você poderá elaborar estratégias melhores para o seu tipo de público e descobrir de fato o que é relevante e eficiente no conjunto de seu blog.

Outros posts sobre análises:

.

10 Comentários

  1. Olá, Um blog não pode ser classificado bom ou ruim pelo número de comentário que recebe, porque a maioria das vezes achamos bom o conteúdo, mas ficamos com preguiça de comentar ou porque o blog é demasiado pesado e demora-se pra comentar ou existe ainda uma barreira dificultando o internalta comentar que é aquele código que alguns blogs pedem pra digitar depois de comentar. A maioria das vezes deixo de comentar porisso, detesto ter que ficar digitando aquele código anti spam pra que o comentário seja publicado. Eu normalmente visito de 10 a 20 a blogs por dia, comento em 4 ou 5 no máximo devido a dificuldade em ficar escrevendo códigos para publicar o comentário

    Responder

  2. Olá, eu estou recentemente a criar um blog e este blog deu-me dicas muito úteis. Na verdade comecei por aparecer neste blog por andar à procura de de uma coisa na internet. Comecei a ler alguns dos posts deste blog em que os temas me interessavam, afinal é sempre bom saber como lidar com visitas e comentários indesejados, como melhorar o trafego, etc… Acabei por vir cair neste post e digo que fiquei sinceramente muito impressionado. Apesar de concordar que um blog não poder ser classificado pelos comentários que tem, tambem sou da opinião que o que interessa não são o numero de visitas, no fim de contas o que interessa a um blogueiro é que os seus seguidores/visitantes se sintam bem e se interessem pelos seus conteúdos. Tudo isto para dizer que gostei muito do conteúdo deste blogue,daquele que li, apesar de momento não ter muito tempo para o seguir, quero o felicitar pela forma como aborda os conteúdos e da forma como dá a sua opinião.

    Responder

  3. Oi, gostaria de saber se o Google Analytics conta e considera também as visualizações de páginas do próprio dono do blog, quando ele entra fazendo login. Tô fazendo um blog agora e fico um tempo nele organizando as configurações, etc, mas queria saber se esse meu tempo de permanência no blog é contado também pelo Analytics.

    Responder

  4. Olá, Marcos!

    Uma dúvida que vem atormentando minha cabeça nas últimas semanas. É a seguinte:
    Vamos supor, tem dias que o meu blog recebe 500 visitas e na outra semana, 30. Qual será o motivo? Será algum problema com a busca do Google? Ou com o serviço de hospedagem? Talvez a resposta mais simples seja: seu blog é ruim! Isso não é verdade, se fosse, eu nem estaria aqui perdendo meu tempo lhe fazendo esta pergunta, até porque nós percebemos quando fazemos algo sem qualidade.

    O que fazer para melhorar ou consertar o problema?

    Enfim, espero que você possa sanar a minha dúvida.

    Obrigada por suas dicas!

    Att, Lara.

    Responder

  5. ERRATA: eu NÃO estaria aqui perdendo meu tempo…

    Mas, o que eu realmente queria dizer era: “(…) se o meu blog fosse ruim, eu estaria aqui perdendo meu tempo lhe fazendo essa pergunta…”

    Só para consertar o que escrevi errado.

    Obrigada!

    Lara.

    Responder

    • Lara,

      A flutuação nas visitas é comum dependendo do nicho do seu blog. Há assuntos que atraem mais visitas de acordo com a época e no início a flutuação é ainda maior, já que estamos nos estabelecendo, divulgando mais ou menos. As vezes conseguimos atrair muitas visitas e depois não.

      Responder

  6. Olá Marcos, você pode me ajudar?

    Quando entre no visão geral do público alvo, o tempo médio de visita é de 05:00

    Mas quando olho na visão geral do conteúdo, este número cai para 1:30, qual a diferença entre os dois?

    Qual devo levar em consideração?

    abraços, Erick Costa

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.