Como medir a qualidade das visitas que seu blog recebe?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

modelos-graficos1 Aos que sempre se preocupam apenas com o crescimento do número de visitas que seu blog recebe, deixo um aviso: há dados mais importantes e nem sempre muita visita significa que seu blog seja de qualidade ou que as visitas foram visitas de qualidade. Saber medir a qualidade de suas visitas recebidas pode ajudar a melhorar o conteúdo que você oferece.

Esse artigo é complementado pelo seguinte vídeo-tutorial:

De uns tempos pra cá tenho me preocupado e me dedicado cada vez mais em melhorar a qualidade dos meus posts e focado menos no número de visitas que recebo. Há fatores mais importantes do que a quantidade e que mostram realmente o interesse das pessoas naquilo que você publica.

O Google Analytics é uma ótima ferramentas para acompanhar e analisar as visitas que seu blog recebe e tem dados muito interessantes e importantes. Vou mostrar aqui dois desses dados, que são justamente os fatores que considero mais importantes para a qualidade de seu blog.

analise-rejeicao-tempo-blog

Ao entrar no Google Analytics você encontra essas duas informações: Taxa de rejeição e Tempo médio no site. Esses são os fatores que considero os mais importantes para se medir a qualidade de um conteúdo.

A taxa de rejeição representa o desinteresse do seu visitante. Ele entra em seu blog e por algum motivo sai sem clicar em nada, sem continuar lendo mais posts ou passando pouquíssimo tempo com sua página aberta.

Já o tempo médio é exatamente isso: o tempo que as suas visitas gastam em média em sua página. Todos queremos que nosso conteúdo seja lido, seja levado a sério, tenha comentários e divulgado. Mas quando ninguém lê, do que importa ter muitas visitas em números? Só pra mostrar um contador de visitas bem gordo?

analise-taxa-rejeicao-1

Eu tenho usado muito a indicação de links internos que apontam para mais conteúdo como minha principal estratégia para manter o interesse de meus leitores naquilo que publico. Somado a isso, tenho tentado escrever posts menores e mais objetivos, inclusive para gerar mais comentários. E outro ponto foi a mudança para um layout mais simples e claro, com mais menus de navegação na barra lateral e melhor posição do mecanismo de busca no topo da página.

Gaste tempo analisando esses dados, que é possível verificar inclusive para posts específicos. com essa visão mais detalhada, você poderá elaborar estratégias melhores para o seu tipo de público e descobrir de fato o que é relevante e eficiente no conjunto de seu blog.

Outros posts sobre análises:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

10 Comentários

  1. Olá, Um blog não pode ser classificado bom ou ruim pelo número de comentário que recebe, porque a maioria das vezes achamos bom o conteúdo, mas ficamos com preguiça de comentar ou porque o blog é demasiado pesado e demora-se pra comentar ou existe ainda uma barreira dificultando o internalta comentar que é aquele código que alguns blogs pedem pra digitar depois de comentar. A maioria das vezes deixo de comentar porisso, detesto ter que ficar digitando aquele código anti spam pra que o comentário seja publicado. Eu normalmente visito de 10 a 20 a blogs por dia, comento em 4 ou 5 no máximo devido a dificuldade em ficar escrevendo códigos para publicar o comentário

    Responder

  2. Olá, eu estou recentemente a criar um blog e este blog deu-me dicas muito úteis. Na verdade comecei por aparecer neste blog por andar à procura de de uma coisa na internet. Comecei a ler alguns dos posts deste blog em que os temas me interessavam, afinal é sempre bom saber como lidar com visitas e comentários indesejados, como melhorar o trafego, etc… Acabei por vir cair neste post e digo que fiquei sinceramente muito impressionado. Apesar de concordar que um blog não poder ser classificado pelos comentários que tem, tambem sou da opinião que o que interessa não são o numero de visitas, no fim de contas o que interessa a um blogueiro é que os seus seguidores/visitantes se sintam bem e se interessem pelos seus conteúdos. Tudo isto para dizer que gostei muito do conteúdo deste blogue,daquele que li, apesar de momento não ter muito tempo para o seguir, quero o felicitar pela forma como aborda os conteúdos e da forma como dá a sua opinião.

    Responder

  3. Oi, gostaria de saber se o Google Analytics conta e considera também as visualizações de páginas do próprio dono do blog, quando ele entra fazendo login. Tô fazendo um blog agora e fico um tempo nele organizando as configurações, etc, mas queria saber se esse meu tempo de permanência no blog é contado também pelo Analytics.

    Responder

  4. Olá, Marcos!

    Uma dúvida que vem atormentando minha cabeça nas últimas semanas. É a seguinte:
    Vamos supor, tem dias que o meu blog recebe 500 visitas e na outra semana, 30. Qual será o motivo? Será algum problema com a busca do Google? Ou com o serviço de hospedagem? Talvez a resposta mais simples seja: seu blog é ruim! Isso não é verdade, se fosse, eu nem estaria aqui perdendo meu tempo lhe fazendo esta pergunta, até porque nós percebemos quando fazemos algo sem qualidade.

    O que fazer para melhorar ou consertar o problema?

    Enfim, espero que você possa sanar a minha dúvida.

    Obrigada por suas dicas!

    Att, Lara.

    Responder

  5. ERRATA: eu NÃO estaria aqui perdendo meu tempo…

    Mas, o que eu realmente queria dizer era: “(…) se o meu blog fosse ruim, eu estaria aqui perdendo meu tempo lhe fazendo essa pergunta…”

    Só para consertar o que escrevi errado.

    Obrigada!

    Lara.

    Responder

    • Lara,

      A flutuação nas visitas é comum dependendo do nicho do seu blog. Há assuntos que atraem mais visitas de acordo com a época e no início a flutuação é ainda maior, já que estamos nos estabelecendo, divulgando mais ou menos. As vezes conseguimos atrair muitas visitas e depois não.

      Responder

  6. Olá Marcos, você pode me ajudar?

    Quando entre no visão geral do público alvo, o tempo médio de visita é de 05:00

    Mas quando olho na visão geral do conteúdo, este número cai para 1:30, qual a diferença entre os dois?

    Qual devo levar em consideração?

    abraços, Erick Costa

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.