Como melhorar a indexação do seu blog comentando em outros blogs – Técnicas de SEO

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um assunto que gosto e estudo muito são técnicas de SEO, que sempre tento traduzir ao máximo para a linguagem e necessidade dos blogs. Mas muitas dessas técnicas não se restringe às melhorias em seu blog, mas na forma como você interage fora dele. É possível desenvolver Link Building a partir de comentários em outros blogs e melhorar até seu PageRank.

 

Clique no Player para escutar esse AudioPost:

 

Os links externos, vindos de outros sites e blogs, são de grande importância para tornar o seu blog rastreável pelos mecanismos de busca e também pelas pessoas. Sem contar que são esses links um elemento de classificação do PageRank de seu blog/site.

 

Já tratei mais detalhadamente sobre Link Building, ensinando três técnicas importantes (3 Técnicas de Link Building – Gerar links para seu Blog) e hoje vou mostrar como usar os comentários em outros blogs como uma forma de ampliar ainda mais a indexação de seu Blog.

 

Esse post é baseado no SearchCast 40 (é de ouvir) do Tiago Luz @docluz. Bem como no extenso material de SEO do Searck Engine Jornal (SEJ) intitulado "A Comprehensive Guide to Link Building via Blog Commenting".

 

A idéia geral e como usar

Antes de qualquer coisa, nem preciso mencionar a importância da qualidade de sua interação para que seus comentários agreguem valor aos posts e artigos que participar e como é primordial evitar SPAM. Já dei dicas sobre isso aqui:

 

Tudo isso é baseado na simples idéia de que, quanto mais você comentar deixando o link de seu blog/site em outros blogs/sites, e até mesmo indicando e citando artigos seus, melhores são os retornos sobre a indexação do seu conteúdo nos mecanismos de busca.

 

Deixando o seu link

Há duas maneira bem simples de deixar seu link em outros blogs. A mais objetiva e discreta é usando OpenID (O que é OpenID e como usar?) ou usando nos formulários que permitem, a URL de seu blog associada a seu nome ou nome de seu blog.

 

enviar-comentario-openID

 

Nesse caso, seu nome aparece linkando para seu blog e, caso a página onde você deixou seu comentário não use "nofollow", que permite que seu link seja rastreado pelos mecanismos de busca, isso afetará seu Link Building.

 

Mas há também a possibilidade de você citar seus links diretamente dentro de um comentário, no corpo do texto, usando código HTML. Não é todo blog ou caixa de comentários que aceita esses códigos – e nem é todo blogueiro, que ao moderar um comentário, permite essa prática. Só sendo muito relevante e realmente fundamental para o debate é que comentários com links no corpo do texto são aprovados.

 

Para isso é preciso usar o HTML de links, criando hipertextos que apontem para um artigo externo que seja relevante para o assunto e que tenha contexto com seu comentário. O código deve ter esse formato:

 

<a href="URL_LINK_desejado">Texto ou palavras do link</a>

 

Onde a parte em negrito é o código HTML que cerca o texto que servirá de âncora para o link citado.

 

Nesses dois casos, a qualidade do comentário e a relevância são fundamentais para gerar cliques e até atrair visitas para seu blog. Sem ser relevante, seus comentários nem serão aprovados. Por isso é fundamental ler até o final os artigos e só comentar mesmo se você tem algo a dizer e acrescentar.

 

Lembre-se também que é importante comentar dessa forma nos blogs que estão no mesmo nicho, no mesmo campo que o seu, para fazer sentido a sua participação dessa forma.

 

Benefícios dos links nos comentários

Os benefícios mais objetivos são evidentes. Quanto mais links seu blog tiver em outros sites, melhores são as suas chances de atrair novos visitantes e gerar visitas mais interessadas e de melhor qualidade.

 

Sem contar que são os links um dos fatores mais importantes na classificação do PageRank de um site ou Blog e que faz com que os robôs dos buscadores encontrem seu conteúdo mais rapidamente.

 

Seus links são a melhor forma de promover seu nome, o nome de seu blog e seus posts. Eventualmente isso também melhorará a relação de seus links às palavras-chave mais importantes para seu conteúdo, o que pode até melhorar a contextualização de seu blog.

 

Há mais detalhes no SearchCast do Tiago Luz e no artigo que citei logo no início, onde você poderá aprofundar mais sobre o tema. É importante saber que as técnicas de SEO não podem ser tratadas isoladamente e só dão resultado a longo prazo, com trabalho sistemático, constante, e que olhe sempre para a qualidade do que é produzido e publicado em seu blog.

 

Mais artigos sobre SEO:

.

14 Comentários

  1. Marcos, não querendo te corrigir, mas posso te garantir o que irei falar.

    Linkar seu nome ou o nome da sua marca (Ferramentas Blog no caso) em uma caixa de comentários, é considerado Grey Hat pelo Google e alguns outros buscadores, ou seja, não é aconselhável.

    Eu por exemplo, sempre comento com o link do Twitter.

    Há apenas um bom modo de se aproveitar os comentários, mandando trackbacks, pois assim o Google reconhecerá aquele link como verdadeiro.

    E também andei testando umas coisas e percebi outras importâncias em linkar outros sites no post, mas infelizmente, não posso falar mais sobre isso aqui. ="/

    Abs.

    Responder

  2. @Anderson,
    Desculpa, mas sou eu quem vai corrigir você.
    Se notou bem, esse meu post é baseado em um estudo detalhado de um dos sites mais especializados em SEO do mundo e corroborado pelos maiores especialistas do Brasil em técnicas de indexação para o Google e outros mecanismos.

    Meu artigo tem uma base teórica e prática muito bem estabelecida e é a opinião de gente que trabalha com isso diariamente. Veja as referências que usei e escute o SearchCast que citei para ver que estou certo em minha posição.

    Responder

  3. Marcos, eu trabalho com isso, sou analista de SEO.

    Muitos sites quando punidos, aparentemente não tem motivo, e isso muitas vezes vem por culpa de links em comentários, vou explicar

    Todos os links colocados em comentários que contenham algum texto âncora são vistos com "spam" digamos assim, pois você está forçando o aparecimento da sua marca diante dos outros usuários e dos mecanismos de buscas, por isso, os comentários do Blogger vinham automaticamente com a opção nofollow, porém, o nofollow agora somente serve para não distribuir pagerank.

    Mas os robots do Google são avançados, eles tem regras para identificar o que é realmente proibido e aquilo que pode passar, por exemplo, se vc posta um link em um comentário, que complemente o post, ele saberá o motivo daquele link, ele consegue rastrear conteúdo, porém, caso ele veja que este link está presentes em muitos comentários em muitos sites, muitas evzes com o mesmo texto âncora, ele interpretará que há algo errado, por isso, é Grey Hat.

    Mas o artigo tá realmente bom, não quis colocar polêmica, foi só para complementar o post.

    Sim, eu escutei este SearchCast e o digo, nem tudo o que eles falam é certeza, lembre-se que tudo o que sabemos ou pensamos vem a partir de testes e afins, se tem alguém que sabe tudo no Brasil, esse alguém é o Pedro Dias auhauha.

    Abs.

    Responder

  4. @Anderson,
    Seu comentário é muito pertinente e complementa o reforço que dei nas questões de relevância e evitar SPAM.
    Isso fica mais claro no material que citei como fonte, o artigo.

    É exatamente o processo descrito por você que defendo aqui. Links naturais, contextualizados e relevantes.

    Responder

  5. Exato Marcos.

    Por isso não recomendo usar e abusar das assinaturas do OpenId e afins, procure sempre por um link de alguma rede social.

    Links de blog apenas quando necessário, senão é como se estivéssemos forçando a associação "nome+marca+link".

    Belo texto, gosto de como faz a estrutura dos posts, comentei aqui pouquíssimas vezes e nunca disse isso.

    Responder

  6. Acredito que o Anderson esteja falando de Keyword Cannibalization. Que é o uso da mesma Keyword no comentário, no caso "Marcos Lemos" em todos os comentarios que você faz nós outros blogs, isso de fato pode atrapalhar, pois o filtro do google pode pensar que você esta praticando Keyword Cannibalization, e pode te punir para essa Keyword. Eu costumo mudar a Keyword quando comento em outros blogs para evitar esse problema.

    Responder

  7. @Prime-Samp,
    O modelo descrito por mim nesse post é totalmente confiável e certo. Pode usar o OpenID sem medo ou risco e é totalmente aceito pela Google e recomendado pelos melhores especialistas da área, como os que usei de fonte desse estudo.

    Responder

  8. Ultimamente tenho me preocupado muito com indexação correta tive que me esforçar sozinha pois não tenho tanto capital digamos assim rss… pois meu concorrente pagou por topo e eu consegui o segundo lugar só com as dicas que li muitas delas aqui…obrigada

    Responder

  9. Pingback: Como usar o sistema de comentarios do Facebook no seu blog | [ Ferramentas Blog ]

  10. Eu penso da seguinte maneira, linkar a pagina inicial é bom, porém você inserir texto com link dentro de um comentário eu não recomendo, tive um site em que trabalhava chamado strobous, comentei com link nele em um site de pagerank 7, misteriosamente no dia seguinte o site foi punido. Coincidência ou não, eu não recomendo, eu recomendo você comentar sim, com o link do seu blog, mais sem linkar dentro do conteúdo do comentário.

    Outra dica é, se você tirar o sistema comentário de seu site inteiro e tiver monetização do adsense, misteriosamente seu ECPM sobe a nível de dar inveja. Para sites de monetização eu não recomendo ter o sistema de comentários ativo, já para sites de tecnologia ou sites onde é necessário interação, é outra história.

    Responder

  11. Pingback: Link Building através de comentários em outros blogs | Lomadee

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.