Como melhorar o CPC do seu blog e ganhar mais dinheiro com AdSense

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para a grande maioria dos blogueiros que usam o Google AdSense como forma de monetização principal de seus blogs, a frustração está no valor do clique recebido. Mas é possível melhorar o valor do clique, chamado de CPC ou “Custo por Clique”. Isso tem íntima ligação com a qualidade e relevância do conteúdo que está em seu blog e também o assunto específico de cada página, já que os anúncios são contextuais.

O Google AdSense, que é uma forma de monetizar o seu blog e ganhar dinheiro, paga seus parceiros quando um anúncio é clicado, e esse clique tem valores variados. Mesmo assim podemos melhorar um pouco esse valor e trabalhar para que melhore sempre.

Como é determinado o valor pago por Clique?

O custo por clique (CPC) de um anúncio é determinado pelo quanto um anunciante quer pagar para cada vez que alguém ver o anúncio e clicar nele. A Google, pelo AdSense, repassa uma pequena fração dessa preço para quem quiser exibir anúncios em seus sites ou Blogs.

“O CPC é o valor que você ganha cada vez que um usuário clica em seu anúncio. O CPC dos anúncios é determinado pelo anunciante. Talvez alguns anunciantes queiram pagar mais por clique do que outros, dependendo do que estejam anunciando.” (Ajuda do AdSense)

O próprio painel do AdSense nos ajuda a ver o valor médio que recebemos por cliques.

O anunciante diz à Google, que tipo de anúncio (texto, imagens, vídeos, banners) querem exibir, quais as palavras contextuais mais importantes para eles e também podem escolher até qual a posição nas páginas preferem aparecer. Para cada tipo, lugar e contextos, pagam um preço diferente.

Claro, existem outros fatores que determinam o preço de um anúncio. Por parte da Google é feito um “leilão” para as palavras chave. Há palavras que valem mais que outras e que são mais concorridas, por isso os anunciantes pagam mais, consequentemente ganharemos mais.

Por isso os preços e valores pagos a nós pelos cliques variam tanto.

Se eles escolhem o preço, como posso melhorar isso?

A questão está no fato de que um dos pontos, o mais importante deles, está na relevância e preço das palavras chave. É aí que entra um email que recebi de um dos leitores que tem nosso ebook “Blogar: O processo de criação de Blogs”.

email-cpc-adsense-mazzo

Nosso leitor, o Maycon Mazzo do www.esportenarede.net, percebeu exatamente o detalhe mais importante e que está sob nosso controle. Nós controlamos a qualidade do conteúdo, as palavras chave que usamos e a relevância delas dentro do contexto geral do Blog.

Ele tem um blog sobre futebol. Essa é uma palavra muito genérica e ampla, podendo ser usada em vários contextos. Se você trata em seu blog só sobre escalações e campeonatos, notícias do mundo do esporte, os anunciantes não pagarão muito por isso.

A grande sacada do Maycon foi associar o assunto do blog com os diversos produtos e serviços que envolvem o futebol. Há uma indústria multimilionária desse esporte que é bem concorrida. Estes pagarão melhor para aparecer em páginas que tratem sobre o tema de forma mais específica, com palavras chave mais importantes para eles.

Como escolher boas palavras chave?

Ao produzir conteúdo para o seu blog você precisará escolher temas e assuntos que sejam de interesse do seu público alvo, mas que possa ser considerado útil para anunciantes quererem aparecer junto a isso.

Todo assunto tem suas palavras chave e expressões chave mais importantes (Palavras chave e Expressões chave para seu Blog) e é sobre a qualidade dessas palavras que você precisa se preocupar. Isso é intimamente ligado à contextualização do tema.

A melhor forma de pesquisar palavras chave quando se quer melhorar o CPC dos anúncios do AdSense é usar o KeyWord Tool do Google AdWords. Quando você está conectado no serviço (que é gratuito e basta ter uma conta de serviços da Google, como o Gmail, Blogger, Orkut ou outro) é possível ver se há grande concorrência para certas palavras e expressões.

Quanto maior a concorrência, maior o valor pago pelos anunciantes e maior será a valor que a Google repassará, aumentando o CPC de seu blog.

Claro que isso não muda da noite para o dia. O AdSense leva vários dias de cálculos para determinar quanto um clique valerá nas páginas do seu blog e há outros fatores que ajudam nesse cálculo. É observada a qualidade das visitas, posicionamento dos blocos de anúncios e até a qualidade dos cliques dados.

Por isso este é um trabalho que acompanha as técnicas de SEO e todas as outras técnicas para melhorar a qualidade de seu conteúdo e a relevância para o seu público alvo.

.

26 Comentários

  1. Blogo sobre um nicho que ainda não é tão explorado no Adwords e, portanto, não há muitos ganhos com o Adsense. Mesmo assim, tenho ganhos relativamente bons por mês devido a quantidade de visitas.

    Estou preparando um novo blog onde já fiz algumas pesquisas relacionadas a esse tema. Os resultados nas palavras-chave são bem animadores.

    Responder

  2. Concordo que meus anúncios estão mal colocados, pretendo melhorar no layout, na posição dos anúncios e é claro, aprofundar mais no meu assunto que é humor, escrever mais textos, que é o que o Google acha de verdade.

    Responder

  3. Um problema dessas anúncios do Google é que os anunciantes são, no geral, empresas não muito interessantes (pelo menos no caso dos banners com imagens). Meu blog, por exemplo, é sobre games. Quando tenho sorte aparece um banner de uma empresa que vende computadores com hardware de alta performace. De resto, é só propaganda daqueles celulares chineses com capacidade pra 200 mil chips ou propaganda de algum jogo casual ruim em flash/via browser. Em outras palavras, a temática dos anuncios é relevante pro tema do meu blog (tecnologia), mas os anunciantes simplesmente não são. Daí fica difícil…

    Responder

  4. Olhando esse excelente post lembrei que vi (não lembro onde) , um autor falando que podiamos filtrar certas propagandas , por exemplo meu blog nunca vai receber um clique de imprestimo de dinheiro ,e quanto será que alguém que faz um anúncio daquele tipo deve pagar?

    Mas depois de analizar bem resolvi não fazer isso , poder medo de fazer besteira…

    Até!

    Responder

  5. A grande sacada é descobrir quais produtos e serviços estão associados ao seu tema. Se o anunciante puder converter o anúncio em venda, certamente vai pagar mais caro para aparecer no seu blog.

    Responder

  6. Uma coisa eu concordo com o cometário do Yuri. Depois que eu filtrei alguns anunciantes, que não tinha muito a ver com meu blog de concursos, meus cliques aumentaram. Todas as dicas são válidas, mas é preciso testar aos poucos e ver quais são aquelas que darão melhores resultados. Mas que clica nos anuncios são visitantes. Se o seu blog não tiver conteúdo relevante que atraia estas visitas, não terá quem clique nos anuncios.

    Responder

  7. Outra forma de ter um valor mais elevado por clique é ter menos anúncios do AdSense no blog, pois assim os anúncios que são exibidos são os que têm um CPC mais elevado, pois esta plataforma de publicidade dá “prioridade” aos anúncios/anunciantes que pagam mais.

    Responder

  8. Além do Google Adsense eu uso também o UOL Afiliados, para não depender apenas dos anúncios do Google. O uso correto das palavras-chave são essenciais.

    Responder

  9. Estou de pleno acordo Marcos, tambem adotei táticas de explorar assuntos de certa forma relacionados ao meu blog, e tenho tido um resultado muito satisfatório e não posso negar que muito do que sei aprendi aqui neste trabalho maravilhoso que voce desenvolve, mais uma vez, Parabéns!

    Responder

  10. Pingback: Estilos e cores no AdSense podem ajudar a ganhar mais dinheiro | [ Ferramentas Blog ]

    • Felipe,
      As palavras chave são as palavras mais importantes de seu texto, que dão sentido à informação e ao conteúdo. Se vocÊ vai escrever um artigo sobre “natação”, por exemplo, precisa usar em seu texto palavras como “piscina”, “nadador” e, claro, “natação”. É o uso dessas palavras que dão coerência ao texto e que são usadas pelo ADSense para determinar o tipo de anúncio que irá aparecer.

      Responder

  11. Olá Marcos Lemos, tenho acompanhado seus posts, é e tenho a seguinte dúvida :

    – É viável anúnciar somente Adsense no blog ou no site?

    Tenho essas dúvidas, se vc puder esclarecer agradeço.

    Sem querer abusar, é possivel ficar milionário com blog comprando produtos de Marketeiros, esses mais conhecidos d internet?

    Você é um dos poucos blogueiros que não utiliza o termo milhões no seu blog.

    abraço
    Marcos Cordeiro

    Responder

    • Marcos,

      Sim, é perfeitamente viável usar só o AdSense em um Blog. Muita gente faz isso e consegue boa receita e ganhos. Depende muito do nicho e seu público alvo. Funciona melhor quando se tem muitas visitas e de qualidade.

      Claro que é possível ficar milionário com blog, mas nào do jeito que muita gente “vende” por aí. Desse jeito só eles ficam milionários enganando os outros.
      Depende de você e do quanto você trabalhar e levar a sério o seu Blog e seus projetos. Não há uma fórmula mágica para isso.

      Nunca vou usar essa expressão em meu blog, pois sou muito realista.

      Responder

  12. Olá Marcos,

    Encontrei o FerramentasBlog.com por acaso e tenho adorado as dicas que escreve. Essa em particular é realmente uma para guardar nos favoritos de todos os blogueiros.

    Parabéns pelo excelente trabalho aqui no blog.
    []s

    Responder

  13. Não acho que diminuir os anúncios aumenta na conversão de CPC. Caso contrário bastaria por apenas um anúncio no blog. Meu site é de tecnologia. O que ajudou a melhorar o CPC foi o conteúdo, não copio nada, apenas escrevo, aconselho meus redatores o mesmo. Criar blocos com fonte grande, sem borda e fundo branco é uma grande sacada que aumentou e muito minhas conversões. Mas isso depende do layout da página e do tema. Eu optei por comprar um Tema personalizado e exclusivo a meu gosto. Fora isso é fazer testes e mais testes. CPC atual é 0,09. vlw FB. Ótimas dicas!

    Responder

  14. Uma dica ótima para aumentar CPC e taxa de cliques e criar uma barra de pesquisa avançada em seu site, fazer seus leitores pesquisarem na web dentro de seu Blog, geralmente nas pesquisas os anúncios que aparecem já são de CPC alto, porém estão nas primeiras linhas de buscas de pesquisas, de brinde você também aumenta muito a taxa de clique também em seu site. Sempre coloque sua barra de pesquisas avançada do Google na parte superior de seu site, ou na barra lateral direita, parte superior e não esqueça de adicionar palavras chaves relevantes, (pesquise essas palavras antes no Google adwords), vai te ajudar bastante. Espero ter colaborado.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.