Como postar artigos em série sem repetir títulos no Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Alguns blogueiros escrevem artigos sequênciais, de uma série de posts complementares, com um único tema, mas em partes separadas para não ficar muito longo e atrair a atenção dos visitantes. O problema desse tipo de posts está na repetição do título e até dos links que ficarão parecidos, além de ser péssimo para a estrutura de SEO do seu blog. Como solucionar esse problema?


Escrever artigos sobre um determinado tema em forma de série é muito útil para fidelizar leitores e poder aprofundar em temas mais complexos de forma detalhada. Eu mesmo já fiz uma série, chamada “40 dias para Salvar seu Blog”.

Entendendo o problema
A questão está nas séries que acabam por ter títulos iguais, que variam apenas no número da parte, como é o caso do Paulo Faustino (Escola Dinheiro) que publicou a seguinte série:

Isso já tem 8 partes e só muda o final com “Parte I”, “Parte II”, “Parte III” etc…
E outro problema está nos links, na URL das páginas que também ficaram iguais, como você pode ver no exemplo de 3 dessas partes:

Isso do ponto de vista do visitante é ótimo, pois sempre saberá o que procurar e em qual parte continuar. Também não é ruim para um sistema de busca vertical, que só faz buscas dentro do conteúdo do blog.

Mas não podemos descartar que seja péssimo para a estrutura de SEO do seu blog e não ajuda em nada na indexação de seu blog no Google.

Algumas possíveis soluções
A solução mais obvia e simples e criar títulos individuais para cada parte da série e só repetir o nome dessa série que você criou e adicionar o número das partes no final do título.

Isso porque a URL, o endereço do link dos posts de um blog é formado pelas palavras do título que você dá. Isso você percebe no exemplos acima. Além disso é importante também criar títulos que dizem diretamente sobre o que há no conteúdo do post. Foi mais ou menos o que fiz em minha série. Veja nesse exemplo os títulos e links gerados para a nossa série:

  • ……….

Se você usa o Blogger, pode ser interessante também criar o link, a URL do post, e só depois mudar o título. Esse é um truque bem interessante e pouco explorada pelos blogueiros dessa plataforma. Você pode aprender com mais detalhes aqui:

Se você usa o WordPress.org, também pode trocar e alterar a URL dos posts antes de publicá-los onde, logo abaixo do título que você digita, é fácil escolher quais palavras devem compor a URL daquele conteúdo. Tem aqui uma imagem que serve de exemplo, onde uso esse recurso no meu blog pessoal Lemos Idéias:

editar-link-wordpress

Tem um botão “Editar” que permite essa mudança, mas tome cuidado e não abuse, pois se não fizer as escolhas das palavras-chave certas, pode acabar prejudicando ainda mais o seu blog. Isso vale tanto para quem usa o Blogger quanto para quem usa o WordPress.

Mais artigo relevantes:

.

3 Comentários

  1. Comecei hoje uma série sobre degustação de vinhos e essas dicas foram ótimas para que eu não prejudique o SEO do meu blog. Utilizarei a dica de criar uma URL do post e depois o titulo pois existem 7 títulos diferentes para um único assunto.

    Muito Obrigado!

    Renan

    Responder

  2. Marcos,
    para quem utiliza o blogger não tem mais jeito, se criou os posts utilizando essa sequência não tem mais como voltar (do ponto de vista da url), mas para quem criou no wordpress.org pode fazer isso a qualquer momento e sem perder os links existentes, pois o wordpress "cria" um link permanente pelo qual o CMS consegue administrar os links mesmo com a mudança de url.
    parabéns pelo artigo,
    abraço.

    Responder

  3. Que bom que tocou neste assunto. Estou fazendo uma série em um dos meus blogs e comecei a me preocupar por causa da repetição do título que só tinha variação no fim, constante em que parte estava da série.
    Vou aplicar estas dicas, além de não ficar repetitivo, fica mais interessante para o leitor!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.