Como retirar a linha "Attribution" dos novos Designer do Modelo do Blogger – Mensagem "Tecnologia do Blogger"

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quem já testou o novo menu de criar templates para o Blogger, chamado de “Designer do Modelo”, percebeu que o rodapé dos layouts tem uma mensagem chamada de “Attribution”. Trata-se dos créditos dos criadores desses novos modelos/templates. Muita gente tem perguntado como retirar isso. Eu vou mostrar, mas com algumas recomendações sérias.

O Blogger tem aparecido com algumas novidades. Os novos templates do Blogger (Blogspot) vêem agora com um rodapé padrão com o nome e link dos criadores dos modelos originais que podemos customizar e modificar como queremos. Também vem o link do Blogger, claro. Esses são os créditos de quem teve o trabalho de criar e disponibilizar gratuitamente algo.

attribution-blogger-template

No painel do Blogger como um Widget

tecnologia-blogger-template-attribution

Ou na página de seu blog com os links e créditos

Se você ainda não saber criar seu próprio template no menu “Design” ~> “Designer do modelo”, veja aqui como proceder:

É possível retirar esse formato de crédito dado ao criador do modelo, mas não recomendamos! Mesmo assim vou ensinar.

Por um motivo muito simples: Retirar totalmente os créditos é violar o direito de uso concedido pelo criador dado ao seu blog. Se você quer usar um template criado por terceiros, mesmo que você faça modificações, os créditos do original têm que ser mantidos. Isso se chama RESPEITO!

Só siga esse procedimento se você for mudar o rodapé de seu template e tiver outro espaço para exibir os links dos criadores originais.

Comece fazendo um backup de seu blog para evitar problemas e erros, especialmente porque esse procedimento é irreversível sem um backup.

Abra o painel de controle do Blogger e clique no menu “Design” ~> “Editar HTML”. NÃO marque o “Expandir modelos de widgets”.

Então procure pela seguinte linha:

<b:widget id='Attribution1' locked='true' title='' type='Attribution'/>

Proceda excluindo essa linha e apenas ela. Cuidado para não apagar mais nada. Assim, clique no botão “Salvar modelo”.

Será exibida a seguinte mensagem de confirmação:

excluir-widget-blogger-template

Confirme clicando no botão azul que diz “Excluir Widgets”. Lembrando que esse procedimento é irreversível e não pode ser refeito mesmo recolocando o código apagado.

Feito isso, veja o resultado em seu blog.

Outros artigos e mais novidades:

.

38 Comentários

  1. Olá Marcos!

    Eu, quando usava os templates do Blogger, retirava o Attribution, mas voltava a colocá-lo em forma de texto. O problema do Attribution é que aparece aquele pequeno ícone de ferramenta quando acessamos o blog logados.

    A Juliana lembro que passou por problemas por causa desse ícone de ferramentas. Claro que foram outros motivos, mas foi com o mesmo ícone.

    Não sei se o Blogger já resolveu o problema do aparecimento desse ícone para pessoas não-administradoras do blog, mas é sempre bom evitar.

    Recomendo a retirada do Attribution, mas que volte a colocar os créditos em forma de texto.

    Marco Damaceno

    Responder

  2. ja eu faço diferente:

    ao inves de excluir:

    é só trocar de "locked='true'" para "locked='false'"

    Então o "locked='false'" faz com que eu possa botar aonde eu quiser ou tambem excluir. podem testar que da certo!

    Afinal digite Ctrl+F "Pesquisar" e procure por 'true' e troque para 'false' e libere tudo que está travado em seu blog, fica melhor liberado porque você vai ter maior comando sobre seu site OK!

    Valeu para todos.

    Responder

  3. Eu acho que não seria uma bo retirar todos os créditos.
    Deixa no footer algumas informações dos criadores pelo menos. Afinal, os créditos devem ser citados independente do que seja! 🙂

    Responder

  4. Marcos,

    prefiro não retirar, pois além de evidenciar a plataforma é respeitar o trabalho daqueles que me favorecem usar tal ferramenta.
    Pois já oculto a barra de navegação por uma mera questão estética.
    "A César o que é de César", não?
    As "atribuições" além de tudo, é um canal de contato com o autor que pouquíssimos pensam em usar…

    Responder

  5. Oi.
    Também acho sacanagem não dar o crédito ao criador de uma obra, qualquer que seja, ainda mais induzindo as pessoas a acreditarem que o trabalho é seu. Mas no meu caso alterei tanto o layout que descaracterizei o original, e com o crédito estaria passando uma informação falsa.

    Responder

  6. estou fazendo a mesma coisa que o Mário , tô alterando completamente o layout, na verdade peguei um layout simples e saí tirando tudo dele, tá uma página em branco, agora vou começar a por outras coisas. então pretendo tirar os créditos. mas na verdade eu queria modificar os créditos (a posição e os dados, eu queria colocar os créditos na vertical, no canto direito inferior. como faço isso?

    Responder

    • na linha que ta falando para excluir, é só trocar “true” por “false”.
      assim voce pode excluir ou mudar de lugar, e pode fazer isto com todos os gadgets que foram blokeados…

      Responder

  7. YesParK disse…

    ja eu faço diferente:

    ao inves de excluir:

    é só trocar de "locked='true'" para "locked='false'"

    Então o "locked='false'" faz com que eu possa botar aonde eu quiser ou tambem excluir. podem testar que da certo!

    Afinal digite Ctrl+F "Pesquisar" e procure por 'true' e troque para 'false' e libere tudo que está travado em seu blog, fica melhor liberado porque você vai ter maior comando sobre seu site OK!

    Valeu para todos.

    Bom, antes de mais nada, obrigado.
    Agora, graças à este comentário, descobri como mudar as postagens de lugar na página.

    Como fazer:

    Vá em "editar HTML" > Dê Ctrl + F > Digite: Postagens no Blog > Antes dessa parte, está escrito "" , mude para "".

    Valeu, pessoal!
    Abraços.

    Responder

  8. Primeiramente quero agradecer ao dono do blog e principalmente a @YesParK que sua dica foi expetácularmente necessária. Depois de horas tentando excluir duas mini aplicações por elas não serem editáveis e estavam em um lugar desorganizando o template, consegui enfim ajeitar tudo graças as duas dicas que encontrei nessa página! Abraços e obrigado!

    Responder

  9. Olá
    Eu coloquei meu nome ao lado do código, porque o modelo é do autor e não vou tirar os créditos, mas o conteúdo do blog é meu.
    Eu também retirava a barra de navegação e nem havia pensado muito sobre o assunto, fazia isso apenas por razões estéticas mas agora deixo lá, mesmo sendo domínio próprio estou usando a plataforma e todas as ferramentas que disponibilizam, então é uma forma de respeitar o trabalho deles.
    Gostei de sua recomendação e da explicação de porque não se deve retirar, às vezes fazemos as coisas sem pensar (como eu fazia ocultando a barra de navegação). Leio sempre seu blog e acredito que só demonstrando seriedade e ética (como você faz) conseguiremos com que as pessoas respeitem um pouco mais os autores.
    Obrigada por publicar matérias interessantes e úteis, sempre que procuro algo de que preciso para meu blog acabo “caindo” aqui.
    Um abraço
    Zailda Coirano

    Responder

  10. Não dá mais para retirar desse jeito.
    Primeiro. o código no códido fonte mudou, agora quando retiramos ele, aparece que não pode salvar.

    Se trocar True por False, e ir nos Elementos e remover, a modificação não salva.

    Tem outra maneira?

    Responder

  11. Eu fiz o seguinte: Retirei do meu blog, e coloquei o Gadget com o marquinha do blogger,claro que não faz diferença,até pq continuou normal sem nada.
    Não notei problema nenhum aqui.

    Responder

  12. Pois é, também não consegui retirar no novo layout do blogger… ele não permite salvar de nenhuma forma agora! 🙁

    Não tem jeito MESMO? Pelo menos colocar algum atributo que deixei invisível. Saco.

    Responder

  13. O temple que uso não é do Blogger. Uso apenas a plataforma. No meu temple já tinha um espaço dedicado aos créditos e esse padrão do blogger só estava atrapalhando. Ficava repetindo.
    Sendo assim, coloquei o Tecnologia Blogger junto com os outros créditos e deletei. também não uso a navbar.

    Responder

  14. no meu num sai de jeito nenhum…oq será q é isso…eu já fiz 3 ou 4 vezes isso arrumando todo o template dinovo ams eu excluo o codigo e o widget mas naum sai do blog!!! mexo c html faz tempo mas isso naum quer dar certo…na hora de visualizar ele some mas eu salvo e ele fika lá no rodapé…num sei oq fazer!!!

    Responder

  15. Não é necessário excluir e sim apenas eliminá-la da visualização, pois por questão de respeito, na minha opinião, coloco os diretos autorais no rodapé. No meu blog fiz:
    #Attribution1 {
    display: none;
    visibility: hidden;
    }

    Responder

  16. Não há a necessidade de apagar nada, o que fiz no meu foi simplesmente trocar de “locked=’true’” para “locked=’false’” no blogger novo mesmo. Querendo excluir a linha não ia de forma alguma, agora foi =D

    Responder

  17. Não adianta de jeito de nenhum. Não sai. Tentei excluir, ele volta.
    Tentei trocar “true” por “false”, ele retorna do mesmo jeito, mesmo vc indo em elementos de página e excluibdo depois.
    Acho importante os direitos autorais, mas não em uma frase inteira fonte tam 12. O nome e o by já é o suficiente ainda mais pq se trata de um modelo que será modificado.

    Responder

    • Gisele,
      Muita gente está mesmo reclamando da dificuldade em mudar ou retirar esse elemento. Concordo com você e estamos tentando descobrir uma solução mais eficiente e que funcione para todos.

      Responder

  18. Muito obrigada por me responder. Eu consegui Marcelo!
    Além de trocar o “true” por “false” eu mexi em “showaddelement=’no'” e troquei por “yes”. Depois em elementos de página, consegui excluir.
    Sempre visito seu blog para tirar dúvidas! Sei que e difícil blogar, a falta de tempo atrapalha, mas é de uma ajuda sem igual. Carinho.
    Fiz um blog trabalhando muito seus tutoriais, veja: http://www.xsite-fashion.com.br.
    Obrigada!!!

    Responder

    • Antigamente funcionava apenas excluindo a linha diretamente no código, ou mudando para “false” e excluindo nos elementos de página. Contudo, criei um blog novo hoje e não funcionou de nenhuma dessas formas.
      Só com a sua dica, Gisele, é que deu certo… mudando para “false”, alterando o “showaddelement=no” do footer para “yes” e excluindo nos elementos de página…
      Valew!!
      E valew FB também!!
      Abraço!!

      Responder

  19. Olá, no template que coloquei no meu blog tem uns links para o facebook, twitter e e-mail do autor de template. Bem, acho que não tem problema nenhum ele ter o crédito do TEMPLATE que ele fez, mas se o cara tá lendo um blog com conteúdo MEU, fica meio chato ficar aparecendo coisas do twitter do cara que não tem nada a ver. Eu só queria retirar isso. Como faz?

    Responder

  20. eu retirei do meu blog pois o layout que coloquei ja tinha a atribuição então iria ficar clonado então retirei e deixei a que tinha (que a proposito estava em ingles e eu editei e coloquei igual a original) minha dica é se for retirar do seu blog tenha em mente que se não colocar em texto seu blog pode ser excluido e tambem e muita sacanagem você não da credito para uma pessoa que trabalhou dia e noite para fazer o template!

    Responder

  21. Essa linha não precisa ser excluida.


    É só trocar true por false, salvar e pronto, se essa linha ser excluida vai dar problema no seu blog!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.