Como ser RELEVANTE na Internet com Blog, Canal no Youtube e Redes Sociais?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Ser relevante é uma busca constante na internet, como tentativa de se destacar entre milhares de outros. Ocupar seu espaço e atingir seu público alvo é um desafio complexo, mas perfeitamente possível quando se sabe o que fazer. Como fazer para ser relevante? Posso indicar alguns caminhos para você aplicar em seu Blog, Canal no Youtube e nas Redes Sociais.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Já tratei aqui sobre “O que significa ‘Conteúdo de qualidade’ no Blog?” e este é o primeiro passo para determinar relevância.

O que significa Relevância?

Não é difícil definir “Relevância” para o conteúdo que publicamos se pensarmos em duas questões: Queremos atender uma demanda e uma expectativa do público alvo que escolhemos. Todo conteúdo que criamos tem que responder de forma efetiva àquilo que as pessoas interessadas estão buscando.

Assim, é fundamental conhecer seu público.

  1. O que é Relevante para seu público?
    Praticamente tudo o que vamos usar para definir relevância vai passar pela escolha que fazemos do nicho, do assunto principal que queremos abordar. Fica muito mais fácil chegar às pessoas quando somos específicos e bem focados. Quanto mais conhecermos nosso publico, maiores serão nossas chances de ter o reconhecimento como relevantes.
  2. Crie conteúdo ajustado a este público
    Por isso mesmo devemos buscar atender à demanda e expectativa dessas pessoas. Quais são as dúvidas, a maneira como buscam, como se expressam… Não dá pra conhecer todos os públicos e todas as pessoas ao mesmo tempo, mas é perfeitamente possível nos especializarmos.
  3. O contexto é a alma da relevância
    Não só o público, mas o Google também, vão usar todo o conteúdo que você publicou como referência para saber se você é realmente entendedor daquele tema. E um artigo tem que ser coerente com todo o restante do Blog. Não dá pra falar de análise de futebol num Blog de moda feminina. Esse artigo ficará perdido e sem contexto.
  4. Use a linguagem certa
    Cada nicho e cada público tem sua linguagem, a maneira como usa o idioma, com expressões e vocabulários próprios. Isso é uma característica que o seu público precisa perceber no conteúdo que produzir: que você domina aquela forma de expressar.
  5. Seja uma autoridade ou alguém realmente apaixonado
    O ideal é que você seja o especialista sobre o assunto que aborda no Blog e as pessoas precisa reconhecer isso, mas nem sempre é possível. Quando você não é a maior autoridade do nicho, seja profundamente apaixonado pelo tema e que essa sua paixão passe autoridade às pessoas que te seguem.
  6. Crie conteúdo com regularidade e em quantidade
    Claro que a qualidade é o mais importante, mas seu Blog e sua atuação precisam mostrar que você está ativo, que há sempre algo novo publicado. Não dá pra construir relevância em meia dúzia de posts, num canal, rede social ou Blog que estão sempre desatualizados ou que o público não percebe frequência.

Relevância é um sinal que você precisa passar para seu público dentro do tema escolhido. Não é algo que vai surgir em pouco tempo e vai demandar esforço, especialmente de interação com esse público e de criação de conteúdo.

Você não precisa ser relevante para todos, mas basta ser relevante para aqueles que seguem e confiam no seu trabalho.

.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.