Como ter sucesso com o seu blog

Todo blogueiro quer ser reconhecido, visitado e bem falado, podendo até ganhar boas quantias de dinheiro com essa atividade. Para a maioria das pessoas, é isso que caracteriza o sucesso de um blog, e em parte isso é verdadeiro, em parte.

Como ter sucesso com o seu blog?

Como ter sucesso com o seu blog?

Vários parâmetros definem o sucesso de um blog, para muitos, o sucesso é relativo ao número de comentários, para alguns, o sucesso tem estrita relação com o dinheiro que este pode render, mas, para os que realmente se destacam na blogosfera, o sucesso é relativo apenas à influência que este blog pode exercer frente às pessoas.

Existem muitas formas de alcançar este sucesso, mas, em sua essência, o caminho mais curto para chegar ao sucesso é escolhendo o nicho que lhe interessa de modo à fazer determinado nível de polêmica através disso. Vejamos, por exemplo, este post do Contraditorium sobre o Zoundry, um simples software para edição de blogs semelhante ao Windows Live Writer. O que você vê nesse Post?

Eu vejo polêmica, sim, polêmica. Leia o titulo do post, “O Melhor Editor de Blogs do Universo”. Ok. Essa é a opinião do autor do post, mas e você? Qual é a sua opinião? Para mim, o melhor editor é o Windows Live Writer, e qual seria sua reação ao ler este Titulo? Normalmente, seria a de comentar o post e contrariar o autor do post no twitter, gerando mais e mais divulgação para o mesmo. Notóriamente, você pode talvez achar o cara chato, etc etc etc. Mas é a opinião dele, e, assim como você tem a sua e quer respeito, ele também quer respeito, afinal, é uma forma prática de chamar muita atenção para si. E essa é apenas uma das formas de fazer polêmica, por si só: Contrariar a opinião dos outros acaba gerando divulgação, mas atenção, contrariar a opinião, ao mesmo tempo que gera divulgação, pode destruir sua reputação.

Depende muito da forma como você passa a mensagem por si só. Afinal, você deve respeitar a opinião do usuário sim, manter a calma e sobretudo ter conteúdo de qualidade. Mesmo com tudo isso, corre-se um grande risco de perder possíveis ‘amigos’ na rede, especialmente se você não está começando agora.

Existem várias outras formas de fazer sucesso sem usar polêmica, mas com absoluta certeza você vai precisar de muitos, muitos posts mesmo para conseguir o mesmo efeito que um pouco de polêmica pode causar, sendo necessário inclusive usar diferenciais para se destacar frente à blogosfera.

E você? Qual sua opinião sobre como fazer sucesso com blogs?

1 Comentário

  1. Pingback: Muitos seguidores caracteriza um blog popular? | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.