Como tirar a opção "Anônimo" dos comentários no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Há um grande dilema em torno de que se deve ou não aprovar ou usar a opção de comentários anônimos – sem identificação de que comentar – nas páginas de blogs. Independente das regras e leis, você pode optar por não aceitar esse tipo de participação, como fazemos aqui no [ Ferramentas Blog ]. Vou mostrar como configurar essa opção para blogs no Blogger (Blogspot) e no WordPress.

 

Vou destacar, antes de mais nada, alguns artigos e tutoriais que já publiquei aqui. É importante saber lidar com os comentários que você recebe e recomendo sempre que você crie regras de participação em seu blog. Veja:

 

Se você vai optar por não permitir comentários anônimos ou colocar outras limitações, é bom escrever regras para que todos entendam seus critérios.

 

Como tirar a opção "Anônimo":

Vou descrever abaixo os procedimentos para não permitir comentários anônimos em seu blog. Comecemos para quem tem blog no Blogger e em seguida para quem criou um blog no WordPress.

 

1. No Blogger (Blogspot)

Se você tem um blog no Blogger, abra o painel de sua conta normalmente. Clique no menu "Configurações" ~> "Comentários". Note que há uma linha que diz "Quem pode comentar?" – é aí que você faz as suas escolhas.

 

configurar-comentario-blogger

 

A melhor opção é marcar "Usuário registrado – inclui OpenID" (O que é OpenID?). Isso exigirá que a pessoa para comentar precisa ser registrada em algum serviço que a identifique, seja por nome, e-mail ou endereço de outro site/blog. Então role a página até o final e salve sua escolha.

 

2. No WordPress

Se você criou um blog no WordPress, verá que as configurações gerais dos comentários de seu blog são bem simples de fazer. Então acesse normalmente o painel de controle do seu blog. Clique no menu "Configurações" ~> "Discussão" para ver todas as possibilidades.

 

configuracoes-discussao-wordpress-comentarios

 

Então, na página que abre, procure por "Outras configurações de comentários" e marque o que diz "O autor do comentário tem que preencher o nome e email".

Isso forçará que para o envio de comentários ser completado, o visitante tem que preencher por completo o formulário, ao menos com nome e um email.

 

configurar-comentario-wordpress

 

Salve para que essa configuração seja aplicada em seu blog.

 

Outros artigos complementares:

.

9 Comentários

  1. Marcos, não há porque deixar comentários anonimos em um blog/site (a não ser que o site seja de conteúdo adulto…), até porque infelizmente muitas pessoas utilizariam o espaço apenas para xingamentos e ofensas pessoais, mesmo moderando os comentários teriamos um pouco de dor de cabeça…

    Responder

  2. Eu tinha essa opção de anônimo ativada…mas a alguns dias recebi um comentário maldoso,com críticas não construtivas…me revoltei e desativei a opção,expliquei a meus seguidores…e agora está tudo bem….bjkixxxx

    Responder

  3. O único problema é que perdemos boa parte dos comentários construtivos para o blog.

    Exemplo: tenho um blog que fala sobre dicas…

    E sempre recebo perguntas dos usuários, porém nem todos possuem conta Google, Live Journal, WordPress e outras.

    Enfim, fica a critério do autor do blog, perder ou não um comentário construtivo.

    Boa sorte!

    Responder

  4. Eu coloco comentarios anonimos, mas não gosto. Eu não edito, mas coloco só para como aviso que só aceito comentarios com identificação (colocando email, site e nome)

    Responder

  5. O blogger seria muito melhor se tivesse a opção "Nome/URL" mas sem a opção "anônimo" nos comentários.

    Pq as pessoas que não tem cadastro no Google, na pressa, mtas vezes acabam comentando como anônimas em vez de usar o Nome/URL.

    Responder

  6. Vlw Marcos, obrigado por me responder como artigo! Mas não era bem isso que eu procurava e vejo que não é só eu que convivo com esse problema, mas vlw! Marcos ja que dessa maneira não é possivel excluir os comentários anônimos, navegando por outros sites/blogs percebi que na parte onde é destinado a fazer comentários era diferente, o formulário de comentários era personalizado e não esse do blogger, desculpe não te oferecer a fonte mas não lembro qual era o site, mas é algo parecido com o formulário do CriarSites.com/. Então, queria saber se há como fazer algo parecido com o formulário do criarsites? Aguardo sua resposta aqui!

    Responder

  7. Amigo,
    O formulário de comentários do Blogger não tem como ser configurado além do que há disponível no painel, como ilustrei aqui nesse tutorial.

    O exemplo que você citou é de um blog do WordPress que tem um formulário bem mais completo de opções e possibilidades de uso.

    Aqui no [ Ferramentas Blog ] eu ensino a usar o "Disqus" que você pode pesquisar aqui e que tem como substituir no Blogger como um modelo melhor para comentários.

    Responder

  8. Muito melhor ser moderado os comentarios, previne de futuros problemas.

    já retirei a opção comentarios anonimos do meu

    e realmente que vou perder comentarios vou mas eu acho bem melhor.

    Jonatan DicasMaisTutoriais

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.