Como trocar, configurar e usar diferentes templates e layouts no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Voltando um pouco em posts mais didáticos sobre o uso cotidiano do painel de controle do Blogger, gostaria de mostrar como usar templates variados e não depender apenas das novas opções de Modelos de Designer atuais. Mesmo os templates antigos ainda podem ser acessados e também se pode configurar e usar layouts de terceiros no novo painel, sem problemas. Vejamos como.

O Blogger agora tem um novo padrão para seus templates, conhecido como “Designer do Modelo” que está no menu “Design”. Esses novos modelos nos permitem configurar e alterar como quisermos, criando novos layouts exclusivos:

painel-designer-modelos-template

Mas isso não impede que usemos outros modelos de templates, inclusive os do antigo painel do Blogger ou os criados por outras pessoas que encontramos para download gratuitamente ou compramos de profissionais.

Para isso existe o menu “Editar HTML”, que nos permite, além de acessar o código fonte do seu layout, também fazer backups e instalar outros templates:

Note que, no rodapé desse menu há a opção “Modelos antigos”. Os mais comuns e que são mais usados para criar modelos excusivos e/ou gratuitos são chamados de “Modelos de layout”.

Você não precisa acessar essas opções para usar templates que baixar da internet. Para instalar templates de terceiros pode ir direto no “fazer upload”. Isso fica perto do link para backups.

A dúvida da maioria é na hora de adicionar códigos CSS nos templates e como fazer mudanças de fontes e cores para esses templates/layouts que não são dos novos modelos do Blogger.

Mesmo usando os modelos antigos ou modelos feitos por terceiros, o menu “Designer do modelo” pode ser usado para modificações gerais. Essas modificações ficam no menu “Avançado”:

designer-avancado-blogger

designer-modelo-avancado-CSS-blogger

Dentro do “Avançado” há o menu “Adicionar CSS”. Quando for solicitado adicionar esse tipo de código em seu blog, você pode fazer diretamente aí, sem precisar entrar no código fonte e procurar o lugar exato para fazer as modificações.

Mas, infelizmente, nem todos os templates têm a possibilidade de mudar cores e fontes diretamente nesse menu. Alguns ainda exigem que você faça isso diretamente no código fonte, lá no menu “Editar HTML” mostrado anteriormente. Nesses casos é preciso saber um pouco de HTML e CSS para conseguir fazer mudanças.

.

6 Comentários

  1. Eu adoro esse Designer de Modelo, até o meu atual template é totalmente feito com o Designer de Modelo. O Blogger criou uma ferramenta muito boa. Só acho que deveria ter mais templates padrões, e ter um banco aberto de templates compatíveis com o Designer de Modelo… Mais como isso ainda está só no começo, temos que ver como ficará depois…

    Responder

  2. Olá!
    Baixei um template da internet (sugar and spice) no meu blog, mas não consegui usar algumas ferramentas, como postagens relacionadas e também quando vou compartilhar no face minhas postagens não consigo escolher a imagem que deve aparecer e ele puxa a imagem do cabeçalho. Gostaria de trocar o template por outro. Preciso fazer alguma coisa para remover o template ou é só baixar o novo template?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.