Como trocar cores e fontes num Template do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

lapis-de-cor-blog O Blogger apresentou novidades para os Templates e layouts que usa e isso dificultou a vida de algumas pessoas que querem continuar usando os modelos customizados e criados por outros – esses que a gente baixa em outros sites. Não importa qual o tipo de template que você usa, a forma de mudar as cores e fontes é igual para todos.

 

Agora qualquer pessoa pode criar um template, um layout, exclusivo e totalmente personalizável para o Blogger (Blogspot), mesmo sem saber nada de HTML ou CSS:

 

Mas isso não acabou com os modelos de layouts antigos do Blogger e você não é obrigado a migrar para esse novo Designer do Modelo. Seu blog pode continuar funcionando normalmente, mas algumas coisas mudaram.

 

Mas agora para trocar as cores e fontes de seu template é preciso acessar o novo painel no menu "Design" ~> "Designer do modelo".

 

menu-design-blogger-draft

 

Ao clicar em "Designer do modelo", abrirá a tela de criação e elaboração de novos templates. Nem tudo está disponível se o seu layout não foi feito aí, mesmo assim as funções de customizar os cores e fontes de seu blog estão aí.

 

OBSERVAÇÃO Importante:

Só é possível mudar as cores e fontes de um template se o autor do layout colocou as variáveis no código. Para saber o que pode ser mudado em seu blog pelo painel, sem acessar o código, siga como descrito abaixo.

 

Também lembre-se da importância de fazer um backup de seu blog sempre que quiser modificar algo:

 

Veja o menu "Avançado". Clicando nele você terá tudo o que pode ser alterado em seu template.

 

avancado-design-blogger

 

Veja que os nomes das partes que podem ser alteradas varia de acordo com cada template e nunca são iguais. Assim, a imagem acima é apenas um modelo.

 

Tudo o que pode ser trocado em seu blog virá nominado nessa lista com suas respectivas opções de cores e tipos de fonte. Lembre-se de quando terminar de fazer as mudanças desejadas, clicar no botão laranja "APLICAR AO BLOG".

 

Mais informações para melhor seu Blog:

.

14 Comentários

  1. @Roger,
    Não sei o que significa "baquinhas"… mesmo assim….

    Vale lembrar que escrevo artigos e tutoriais para todos os níveis de usuários, desde o iniciante até os mais avançados. Por isso há uma diversidade no conteúdo do meu Blog.

    Responder

  2. Marcos, quando clico em Design ~> Design de modelo e em "Avançado", aparece somente "Adicionar CSS".
    Significa que algum código do Blog, está bloqueado?
    (meu template é baixado)

    Responder

  3. @Carlos,
    se vc leu com atenção o tutorial acima, verá que explico isso.
    É preciso que o seu template tenha os códigos e as variáveis que permita as mudanças pelo painel do Blogger, sem precisar mudar manualmente no código.

    Entre em contato com o criador do seu template para ter mais informações de como customizar o seu template.

    Responder

  4. Marcos não sei se você já fez um tutorial sobre como trocar as cores e fontes do template pelo HTML, não por essa nova opção "designer do modelo".
    De qualquer jeito você poderia falar disso em outro tutorial melhor.

    Obrigado!

    Responder

  5. Marcos, gosto muito das postagens do Ferramentas Blog, pois estou sempre consultando os ensinamentos que você compartilha. Por esta razão, com alegria, informo que um dos blogs que indiquei para o selo Prêmio Sunshine Award foi o seu. Aguardo sua visita!
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    Responder

  6. Pingback: Mudar cores e fontes do Layout do blog | [ Ferramentas Blog ]

  7. Olá Marcos Lemos,eu recentemente troquei o meu template do blogger por outro que abaixei,mais logos percebi que não conseguia mudar a fonte,cores e tamanhos dos títulos dos post e isso me desagradou porque no estilo em que ele está não combina com o layout do blog,então queria saber os códigos para poder alterar esses problemas diretamente no HTML do meu blog.

    Responder

    • Misael,
      Infelizmente não tenho como dizer para você quais os códigos exatos em seu template para mudar cores. É melhor você entrar em contato com quem desenvolveu o layout e solicitar essas informações. Minhas dicas são genéricas e não atendem casos específicos como o seu.

      Responder

  8. O cara perde horas de trabalho pra ensinar as pessoas ou esclarecer dúvidas pra vir um monte de orelha seca aqui que não entende de nada e roletar os artigos, mano seus tutoriais são excelentes …
    Abraços

    Responder

  9. Olá, estou com dúvida acerca dos textos e letras no blog. Quando digito uma texto sempre acrescento negrito e itálico nas partes que preciso que o leitor se atente, contudo, quando publico o texto ele vai sem esses recursos, simplesmente não parece nem o negrito muito menos o itálico. O que posso fazer?

    Responder

  10. Nas configurações do meu blog (blogger) no design de modelo, no avançado não aparece praticamente nada, nem cores nada, eu gostava de ter a liberdade e nas publicações colocar cores diferentes, tamanhos de letra e fontes diferentes no texto, mas não me deixa, tem tudo padronizado.
    Há alguma forma de colocar essas variáveis no código?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.