Como uma hospedagem de qualidade pode salvar seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois de um longo período usando uma hospedagem ruim para o Blog, migramos todo o [ Ferramentas Blog ] para um serviço mais profissional e de maior qualidade. O que percebemos é que muita coisa melhorou significativamente. Para mostrar pra você como o local onde o seu blog está hospedado faz diferença, vou mostrar aqui dados que comprovam a melhoria e apresentar uma solução para que você também desfrute de qualidade na hospedagem.

Ensinamos aqui todos os dias técnicas de SEO para que você tenha um blog bem posicionado no Google, técnicas de produção de conteúdo para criar com qualidade e relevância, além de várias dicas de como conquistar seu público alvo e melhorar seu blog. Mas nada disso será suficiente para o sucesso de seu blog se não estiver aliado à uma hospedagem capaz de garantir a estabilidade necessária.

No dia 20 de julho (2011) nós migramos toda a estrutura do [ Ferramentas Blog ] para um novo servidor, pois o antigo não estava sendo competente o suficiente para manter nosso blog no ar. Depois que migramos, as mudanças e melhorias foram tantas que não há nada melhor que os gráficos para provarem:

Fica evidente pelos gráficos de rastreamento que o Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters) da Google, que o meu blog passou a ser mais visto pelo Google. Se o Google está olhando mais, então estou mais indexado e recebendo mais visitas. A linha vertical vermelha mostra o momento da migração, separando o gráfico em antes (esquerda) e depois (direita) da migração.

O número de páginas rastreadas praticamente dobrou, mas o que impressiona é que o número de informações baixadas e salvas pelo Google multiplicou-se praticamente por 100. O melhor de tudo, claro, é que o tempo de download das páginas caiu drasticamente. Mesmo recebendo mais informações que antes, o Google faz isso em menos tempo.

Para provar que isso ajudou a crescer meu número de visitas, segue aqui um outro gráfico, mas agora só considerando as visitas vindas de mecanismos de pesquisa. Aqui especificamente do Google:

Em pouquíssimo tempo cresceu o número de palavras chave que direcionam visitas para o meu blog. Isso significou mais de 15 mil visitas extras. Sinal evidente de que ampliou-se a indexação do [ Ferramentas Blog ] no Google, inclusive com melhora no posicionamento de certas palavras.

É preciso destacar que não mudei nossas estratégias de SEO e tivemos ainda a “ajuda” da implantação do Google Panda. Este novo algoritmo das buscas só veio para confirmar em nosso blog, que estamos bem “aos olhos” dos robôs da Google. Não perdemos posições ao migrar, mas ganhamos muito em número de visitas diretas.

Como forma de ajudar os blogueiros que usam o WordPress.org ou querem sair do Blogger e precisam de um serviço de hospedagem, criamos o FBlog Hosthttp://www.fbloghost.com/ – com o que tem de melhor em Host para Blogs. Os números estão aí para comprovar a importância de se escolher bem quem prestará esse serviço para o seu blog. Isso afetará significativamente a qualidade de seu trabalho.

.

18 Comentários

  1. Eu avisei a você, Marcos, que a UolHost era lixo, passei lá apenas 1 dia no meu primeiro blog, a anos atrás…

    Responder

  2. Meu domínio está registrado no uol host. Quem ler os comentários por aqui, pois quase assinei uma hospedagem por lá. Quero migrar o quanto antes, mas ainda estou com dúvidas. Valeu pelas dicas.

    Responder

  3. Marcos, parabéns pelo blog, comecei a acessar e acompanhar o Ferramentas Blog a pouco tempo mas percebi que é um blog de qualidade! Estou tentando entrar nesse mundo fantástico dos blogs e estou aprendendo muitas coisas. Instalei seu plugin no meu blog, ficou bem legal. Boa sorte e até outro post!

    Responder

  4. Nossa que ótimo resultado…! Só uma pergunta Marcos.. Contratei a quase 1 mês a empresa de hospedagem HostGator (Servidor compartilhado Plano M) Você acha que ela é uma empresa de qualidade para um site pequeno (que pretende crescer)? Por favor qual é sua opinião sobre ela?

    Responder

    • Fabio,
      Claro que vou dizer que a melhor opção de hospedagem para blogs é o FBlog Host – http://www.fbloghost.com – que é o serviço que mantenho. É especializado em blogs e tem a estrutura certa, com suporte direcionado para o blogueiro.

      Agora, nunca vi reclamações do HostGator e acredito que eles atendem bem.

      Responder

    • Cara, HostGator é excelente. Eu tenho um site com aprox 100.000 visitas semanais rodando neste plano G, servidor br54 e nunca caiu. Pelo contrário, apesar do datacenter ser nos EUA, o acesso ao site é bem rápido.

      Responder

  5. Olá, como sei se minha Hospedagem é boa? Tipo, meu site nunca fica OFF e raramente apresenta problemas de lentidão, ele rodava perfeitamente com 12K com a chegada do Panda está com 6.700 visitas em média, mais tem testes e detalhes que podemos ver, para avaliar a Hospedagem? ou somente o site não ficando offiline e não apresentando lentidão já é o suficiente?

    Obrigado Marcos!

    Responder

  6. Marcos, sera que você poderia fazer um post comparando as estatísticas quando o FB usava hospedagem Blogger com a hospedagem atual? Algo tipo: Taxa de visitas e visualizações, rendimento Adsense…etc.
    Gostaria também de saber se você acha que o FB ficaria estagnado quanto a ao dados referidos acima se ele continuasse no Blogger? E porque?

    Responder

    • Zaack,
      Esta é uma ótima análise que eu poderia publicar. Eu já fiz essa análise e tenho os dados. Verei o que posso publicar sobre o assunto. Mas pode apostar que as vantagens foram enormes e valeu todo o esforço.
      Dá pra ter um blog profissional no Blogger, mas é bem mais difícil pois o serviço tem grandes limitações, especialmente de SEO. Sem contar os recursos que não são possíveis.

      Responder

  7. Eu precisei quebrar o pau com a UOL HOST, e mesmo assim eles não resolveram meu problema, tive que simplesmente perder todo o meu site que estava em WP e passar para uma hospedagem de minha confiança.
    Eu sou WebDesigner e infelizmente tem aluns clientes meus que utilizam ainda a UOL mais quem eu consegui tirar está mais satisfeitos.

    Responder

  8. Hostgator e HostMonster são boas em hosts, UOL host sempre me disseram que era um lixo! Ei Marcos, parabéns, vou dar uma espiada na sua hospedagem, pois vc. tá dizendo que é na medida para os blogueiros.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.