Como usar domínio próprio no Tumblr

Muitos usuários ainda não sabem, mas é possível utilizar domínio próprio em blogs do Tumblr assim como acontece no Blogger ou WordPress.com, por exemplo. Com isso, além de dar uma impressão mais profissional ao seu Tumblr, você poderá ter um endereço exclusivo sem precisar utilizar o final tumblr.com, padrão para todos os blogs criados na plataforma. Veja como é fácil usar um domínio próprio no Tumblr.

Antes de começar com este tutorial, seria interessante que leia os seguintes artigos:

Um domínio próprio nada mais é do que um endereço exlusivo e único para o seu blog. VocÊ não dependerá mais do padrão do Tumblr que é algo como http://SEU_Blog.tumblr.com, podendo ficar mais simples e fácil de memorizar, como http://www.SEU_Blog.com.br.

Introdução:

De início, vou considerar que você já tenha adquirido um domínio próprio e pular para o próximo passo, que seria as configurações do DNS do domínio propriamente dito. Para registrar um domínio próprio recomendamos os serviços:

Vou utilizar como base para este tutorial o painel do UOL Host, mas caso você tenha registrado o domínio em algum outro serviço, não se preocupe, os modelos das configurações descritas aqui devem ser semelhantes aos demais serviços, inclusive os nomes das configurações.

Sem mais delongas, acesse o seu painel de controle onde foi registrado o seu domínio, selecione o seu domínio e procure a opção de configurações “Gerenciar DNS“, ou algo do tipo. Feito isso, crie uma zona com os seguintes parâmetros:

Tipo: A
Entrada: @
Valor: 72.32.231.8

Tenha o cuidado de digitar corretamenre os números relativos ao campo “valor”, pois estes dados são essenciais para o bom funcionamento do seu domínio.

Configurando no Tumblr:

Chegou a hora de colocar o seu domínio para redirecionar para o seu blog, logo, acesse o painel de usuário e de início clique sobre o nome do seu tumblr no cabeçalho da página.

Feito isso clique no botão “Blog Settings” na  coluna lateral da sua dashboard e na página seguinte selecione a opção “Use a custom domain name”. Digite o seu domínio corretamente SEM o “http://www.“, apenas da seguinte forma:

nomedodomínio.com.br

Role a página até o final para salvar as modifiações.

Pronto,o seu domínio já foi configurado. Não se assuste quando for acessar o seu blog e der erro na página, esta situação persistirá até que o DNS do seu domínio se propague totalmente, o que deve demorá entra 1 à  48 horas, em alguns caso podendo durar até mais tempo.

O redirecionamento dos antigos links é feito automaticamente e você só precisará atualizar o sitemap se o enviou para o Webmaster Tools da Google. Passado esse período de propagação, seu blog no Tumblr já funcionará normalmente com o novo endereço.

8 Comentários

  1. Olá Leonardo, desconhecia essa possibilidade. Saindo um pouco do tema, minha maior dúvida é: vale a pena usar o Tumblr, quando temos à disposição o WordPress e o Blogger?

    Abraço.

    Responder

    • Olá Ederson,

      Bom, essa questão depende muito do projeto que pretendes realizar. No caso do tumblr, é voltado para postagens curtas e rápidas, mais utilizado por usuários querem compartilhar seus interesses pessoais com o público assemelhando-se a uma rede social.

      No caso do blogger, você já terá um espaço mais “ilimitado” em relação ao tumblr, podendo trabalhar mais com customização, widgets, etc. Diferentemente do wordpress.org, que é o mais ilimitado de todos, porém, requer um nível muito mais técnico em relação ao serviços citados. É mais utilizado em projetos de cunho profissionais que exigem mais recursos e necessidades.

      Como já falei, isso vai de acordo com o que se quer criar, o tumblr vem crescendo muito nos últimos tempos, atraindo cada vez mais um número maior de usuários por conta da sua simplicidade e dinamismo.

      Abraço.

      Responder

  2. Legal, cara. Gostei do artigo… Eu já tinha visto esta opção, e sabia que era possível, mais não sabia como fazia exatamente. Me ajudou bastante… Parabéns e MUITO obrigado! 😀

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.