Como usar Google Analytics no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Acompanhar as estatísticas de seu blog é fundamental para definir metas, avaliar resultados e traçar objetivos novos. Há diversos serviços gratuitos para se saber a quantidade de visitas recebidas e a origem de seus visitantes, entre outros tantos dados extremamente importantes para seu trabalho na blogosfera. O Google Analytics é, com toda certeza o melhor e mais completo para isso. Já mostramos como criar uma conta e como usar no Blogger, agora veja como usar em seu blog no WordPress.

Assista o vídeo tutorial:

Para criar uma conta no Google Analytics é rápido, simples e grátis, e não precisa conhecer nada de HTML ou coisa do tipo. O serviço é todo traduzido para o português e é super fácil de usar e ler os dados. Já tratamos disso nesse artigo:

Google Analyticshttp://www.google.com/analytics/

Ao se cadastrar e ativar o serviço você terá que adicionar o código de rastreamento dentro do código-fonte de seu blog. O Google Analytics só é compatível para quem usa o WordPress Avançado (para quem tem hospedagem própria). No final do cadastro será direcionado para uma página semelhante à imagem abaixo:

monitoramento-google-analytics

Voc√™ vai copiar esse trecho de c√≥digo ‚Äúscript‚ÄĚ e vai adicionar no c√≥digo-fonte do seu blog no WordPress. Para isso abra em outra janela (sem fechar a do Analytics) o painel do WordPress e clique no menu ‚ÄúApar√™ncia‚ÄĚ ~> ‚ÄúEditor‚ÄĚ, como na imagem:

aparencia-editor-wordpress

Voc√™ ver√° todas as partes do c√≥digo que comp√Ķe seu layout (Tema). Agora procure duas partes que voc√™ pode escolher a que achar mais adequada. Na lista do lado direito da tela, denominada ‚ÄúArquivos do tema‚ÄĚ, encontre ou ‚ÄúCabe√ßalho (header.php)‚ÄĚ ou o ‚ÄúRodap√© (footer.php)‚ÄĚ. Em qualquer um dos dois voc√™ ter√° de encontrar um trecho de c√≥digo.

arquivos-tema-wordpress

Se voc√™ escolher o ‚ÄúCabe√ßalho‚ÄĚ ent√£o ter√° que procurar por:

<body>

E imediatamente ABAIXO disso cole o código de rastreamento do Google Analytics.

Mas se o caso da escolha for o ‚ÄúRodap√©‚ÄĚ, ent√£o ter√° que procurar pela linha de fechamento:

</body>

E colar o código de rastreamento do Google Analytics ACIMA dessa linha.

Volte √† janela do Analytics e clique no bot√£o ‚ÄúConcluir‚ÄĚ para ativar o rastreamento. Os dados podem demorar at√© 24 horas para come√ßar a aparecer, mas s√≥ ser√£o confi√°veis as an√°lises depois de pelo menos 30 dias. Tempo suficiente para recolher melhor os dados sobre as visitas de seu blog.

 

Artigos Relacionados.

.

25 Comentários

  1. Esse artigo é muito importante, mas gostaria de acrescentar mais algumas coisas.

    1) O google Analytics recomenda que o c√≥digo seja inclu√≠do no rodap√© por quest√Ķes de desempenho.
    2) H√° plugins para o Google Analytics mas eu n√£o testei nenhum.
    3)Quando eu inclui o Google Analytics no meu blog, eu acrescentei um pouco de código PHP. Eu simplesmente checo se o usuário não esta logado antes de incluir o código do Google. Assim todas as minhas visitas são ignoradas, sem precisar usar cookies ou qualquer outro mecanismo.

    Responder

  2. @Leila,

    Obrigado pela sua participação.

    Eu queria indicar dois plugins para AdSense, mas vi muita gente reclarmar d conflito com outros.
    √Č sempre recomend√°vel usar o padr√£o proposto pelo servi√ßo.

    Sugeri que se coloque o código com opção abaixo do cabeçalho pq muita gente pode ter dificuldades de achar a linha no rodapé, pois alguns Temas geram códigos confusos e difícies de encontrar as partes.
    Mas funciona normalmente em qualquer posição.

    Responder

  3. Pingback: Dicas para Wordpress e Blogger ‚Äď Artigos de Agosto/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  4. Oi, acredito que o wordpress tenha mudado recentemente. Acabei de conseguir verificar o blog pelo Analytics sem ter acesso ao c√≥digo fonte do blog. Existe, acho que mudou agora, dentro de “ferramentas/ferramentas dispon√≠veis” a parte de Webmaster Tools Verification, onde podemos adicionar a meta tag do analytics. Adorei isso. Fazia alguns dias que vinha pesquisando como fazer e todos os lugares que via, inclusive aqui, falam que n√£o √© poss√≠vel monitorar com o analytics quem tem wordpress gratuito.

    Só queria contribuir, e atualizar (talvez).

    Responder

    • Mira, estava pesquisando isso hj pro meu blog no wordpress e acho que Webmasters Tool e Analytics n√£o s√£o a mesma coisa. Me corrijam se estiver errada.

      Responder

      • Realmente n√£o s√£o.
        O Analytics é um serviço de acompanhamento das visitas que o seu blog recebe.
        Já o Webmaster Tools é para acompanhar a indexação de seu blog/site junto ao Google.

        Bom… isso a grosso modo. S√£o ferramentas bem mais completas e complexas que isso.

        Responder

  5. me digam uma coisa…
    quando o wordpress oferece que você compre o domínio (deixar de ser exemplo.wordpress.com para ser exemplo.com) isso me dará direito a customizar as páginas adicionando o código do Analytics ou eu preciso também comprar o Custom CSS?
    Alguém sabe uma alternativa?

    obrigada

    Responder

    • Precisa comprar tamb√©m a op√ß√£o de customizar o c√≥digo fonte. Sem isso n√£o √© poss√≠vel.
      O melhor mesmo √© sair do WP.com e passar para o WordPress.ORG que √© mais profissional e completo e te d√° mais op√ß√Ķes de customiza√ß√£o e controle do seu blog.

      Responder

  6. Engraçado, o Google Analytics pede para que o código seja inserido antes do fechamento do head.

    Eu fiz assim e n√£o antes dou dps de body, como recomendado no artigo, posso ter algum problema?

    Verifiquei agora e est√° funcionando.

    Grande abraço.

    Responder

  7. Ol√° Marcos,
    Desculpe minha ignor√Ęncia, mas o que significa ter uma conta de WordPress Avan√ßado? √Č um servi√ßo pago?
    Obrigada

    Responder

  8. Bom dia,
    Uso apenas o wordpress.com e vi que o wordpress.org seria a versão instalável (no computador) do wordpress. No momento pretendo apenas inserir o google analytics e o google adsense. Como na versão do WP.org precisa de serviço de hospedagem, uma forma mais simples para mim seria comprar a ferramenta CSS do WP.com para inserir os códigos do Analytics e do Adsense? E está a opção de customizar o código fonte no WP.com?

    Obrigado.

    Responder

  9. Marcos,

    Só me esclarece por favor, só é possível instalar o Google Analytics na versão paga do wordpress certo? E para conseguir alterar o código fonte, também preciso adquirir a versão paga do Custom CSS? Uso a versão gratuita do wordpress e não consigo instalar o Google Analytics.

    Grata!

    Responder

  10. Pessoal, vejam se podem me ajudar, estou instalando o analytics no meu site, aí eu estou lá colando no wordpress e quando eu colo o código, diz assim:

    Voc√™ precisa ceder permiss√£o de escrita para este arquivo para poder salvar suas altera√ß√Ķes. Consulte o Codex para mais informa√ß√£o.

    O que faço?

    Responder

  11. Como consigo colocar o c√≥digo do analytics no meu wordpress? t√° aparecendo ‚ÄĚVoc√™ precisa ceder permiss√£o de escrita para este arquivo para poder salvar suas altera√ß√Ķes. Consulte o Codex para mais informa√ß√£o.‚ÄĚ

    Responder

Deixe um coment√°rio

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.