Como usar Google Analytics no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Acompanhar as estatísticas de seu blog é fundamental para definir metas, avaliar resultados e traçar objetivos novos. Há diversos serviços gratuitos para se saber a quantidade de visitas recebidas e a origem de seus visitantes, entre outros tantos dados extremamente importantes para seu trabalho na blogosfera. O Google Analytics é, com toda certeza o melhor e mais completo para isso. Já mostramos como criar uma conta e como usar no Blogger, agora veja como usar em seu blog no WordPress.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Assista o vídeo tutorial:

Para criar uma conta no Google Analytics é rápido, simples e grátis, e não precisa conhecer nada de HTML ou coisa do tipo. O serviço é todo traduzido para o português e é super fácil de usar e ler os dados. Já tratamos disso nesse artigo:

Google Analyticshttp://www.google.com/analytics/

Ao se cadastrar e ativar o serviço você terá que adicionar o código de rastreamento dentro do código-fonte de seu blog. O Google Analytics só é compatível para quem usa o WordPress Avançado (para quem tem hospedagem própria). No final do cadastro será direcionado para uma página semelhante à imagem abaixo:

monitoramento-google-analytics

Você vai copiar esse trecho de código “script” e vai adicionar no código-fonte do seu blog no WordPress. Para isso abra em outra janela (sem fechar a do Analytics) o painel do WordPress e clique no menu “Aparência” ~> “Editor”, como na imagem:

aparencia-editor-wordpress

Você verá todas as partes do código que compõe seu layout (Tema). Agora procure duas partes que você pode escolher a que achar mais adequada. Na lista do lado direito da tela, denominada “Arquivos do tema”, encontre ou “Cabeçalho (header.php)” ou o “Rodapé (footer.php)”. Em qualquer um dos dois você terá de encontrar um trecho de código.

arquivos-tema-wordpress

Se você escolher o “Cabeçalho” então terá que procurar por:

<body>

E imediatamente ABAIXO disso cole o código de rastreamento do Google Analytics.

Mas se o caso da escolha for o “Rodapé”, então terá que procurar pela linha de fechamento:

</body>

E colar o código de rastreamento do Google Analytics ACIMA dessa linha.

Volte à janela do Analytics e clique no botão “Concluir” para ativar o rastreamento. Os dados podem demorar até 24 horas para começar a aparecer, mas só serão confiáveis as análises depois de pelo menos 30 dias. Tempo suficiente para recolher melhor os dados sobre as visitas de seu blog.

 

Artigos Relacionados.

25 Comentários

  1. Esse artigo é muito importante, mas gostaria de acrescentar mais algumas coisas.

    1) O google Analytics recomenda que o código seja incluído no rodapé por questões de desempenho.
    2) Há plugins para o Google Analytics mas eu não testei nenhum.
    3)Quando eu inclui o Google Analytics no meu blog, eu acrescentei um pouco de código PHP. Eu simplesmente checo se o usuário não esta logado antes de incluir o código do Google. Assim todas as minhas visitas são ignoradas, sem precisar usar cookies ou qualquer outro mecanismo.

    Responder

  2. @Leila,

    Obrigado pela sua participação.

    Eu queria indicar dois plugins para AdSense, mas vi muita gente reclarmar d conflito com outros.
    É sempre recomendável usar o padrão proposto pelo serviço.

    Sugeri que se coloque o código com opção abaixo do cabeçalho pq muita gente pode ter dificuldades de achar a linha no rodapé, pois alguns Temas geram códigos confusos e difícies de encontrar as partes.
    Mas funciona normalmente em qualquer posição.

    Responder

  3. Pingback: Dicas para Wordpress e Blogger – Artigos de Agosto/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  4. Oi, acredito que o wordpress tenha mudado recentemente. Acabei de conseguir verificar o blog pelo Analytics sem ter acesso ao código fonte do blog. Existe, acho que mudou agora, dentro de “ferramentas/ferramentas disponíveis” a parte de Webmaster Tools Verification, onde podemos adicionar a meta tag do analytics. Adorei isso. Fazia alguns dias que vinha pesquisando como fazer e todos os lugares que via, inclusive aqui, falam que não é possível monitorar com o analytics quem tem wordpress gratuito.

    Só queria contribuir, e atualizar (talvez).

    Responder

    • Mira, estava pesquisando isso hj pro meu blog no wordpress e acho que Webmasters Tool e Analytics não são a mesma coisa. Me corrijam se estiver errada.

      Responder

      • Realmente não são.
        O Analytics é um serviço de acompanhamento das visitas que o seu blog recebe.
        Já o Webmaster Tools é para acompanhar a indexação de seu blog/site junto ao Google.

        Bom… isso a grosso modo. São ferramentas bem mais completas e complexas que isso.

        Responder

  5. me digam uma coisa…
    quando o wordpress oferece que você compre o domínio (deixar de ser exemplo.wordpress.com para ser exemplo.com) isso me dará direito a customizar as páginas adicionando o código do Analytics ou eu preciso também comprar o Custom CSS?
    Alguém sabe uma alternativa?

    obrigada

    Responder

  6. Engraçado, o Google Analytics pede para que o código seja inserido antes do fechamento do head.

    Eu fiz assim e não antes dou dps de body, como recomendado no artigo, posso ter algum problema?

    Verifiquei agora e está funcionando.

    Grande abraço.

    Responder

  7. Bom dia,
    Uso apenas o wordpress.com e vi que o wordpress.org seria a versão instalável (no computador) do wordpress. No momento pretendo apenas inserir o google analytics e o google adsense. Como na versão do WP.org precisa de serviço de hospedagem, uma forma mais simples para mim seria comprar a ferramenta CSS do WP.com para inserir os códigos do Analytics e do Adsense? E está a opção de customizar o código fonte no WP.com?

    Obrigado.

    Responder

  8. Marcos,

    Só me esclarece por favor, só é possível instalar o Google Analytics na versão paga do wordpress certo? E para conseguir alterar o código fonte, também preciso adquirir a versão paga do Custom CSS? Uso a versão gratuita do wordpress e não consigo instalar o Google Analytics.

    Grata!

    Responder

  9. Pessoal, vejam se podem me ajudar, estou instalando o analytics no meu site, aí eu estou lá colando no wordpress e quando eu colo o código, diz assim:

    Você precisa ceder permissão de escrita para este arquivo para poder salvar suas alterações. Consulte o Codex para mais informação.

    O que faço?

    Responder

  10. Como consigo colocar o código do analytics no meu wordpress? tá aparecendo ”Você precisa ceder permissão de escrita para este arquivo para poder salvar suas alterações. Consulte o Codex para mais informação.”

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.