Como usar o atributo Title nos links e imagens do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Existem pequenos detalhes importantes de SEO que podem fazer toda a diferença a longo prazo e garantir melhor posicionamento nos resultados das buscas, atraindo mais visitas para seu blog. Esses detalhes são especialmente importantes para nós que usamos o Blogger e temos pouca mobilidade na hora de aplicar as técnicas de SEO. Vejamos agora o atributo “title” dos links e imagens.

Existem muitas técnicas de SEO pra blogs e sites, mas o mais básico e importante é sempre cuidar primeiro do conteúdo de seu blog:

 

Depois desse passo os detalhes pode ajudar muito a melhorar suas chances nos resultados.

 

Um link é composto de um pequeno código HTML bem básico. Você o usa em palavras ou frases ao longo do texto para que o visitante clique e seja direcionado para outra página. Que fica assim:

 

<a href=”Endereço_de_destino_do_link”>Palavra ou frase linkada</a>

 

Que sendo aplicada ficaria assim, por exemplo:

 

<a href=”https://ferramentasblog.com/”>Ferramentas Blog</a>

 

E o resultado seria:

 

Ferramentas Blog

 

Ok! Isso é o básico do básico e todos já sabemos como usar. Mas entram aqui alguns detalhes, chamados de atributos ou tags, que incrementam a informação do link.

 

Ao criar um link em palavras ou frases ao longo de um post, por exemplo, o melhor é que as palavras que serão linkadas tenham a ver com o conteúdo de destino do link, como fiz no exemplo.

 

Não use coisas do tipo “clique aqui” ou “gostou veja mais” e palavras que não exemplifiquem o conteúdo para onde será direcionado o link, por mais obvio que já esteja no texto.

 

E temos as imagens também. Imagens só pessoas que conseguem ler e entender. Os mecanismos de busca e seus robôs não sabem “ver” o que tem representado numa imagem. Por isso mesmo os atributos e tags se fazem ainda mais importantes na hora de construir um link.

 

Como criar um atributo “Title” nos links

Tão simples quanto criar um link é adicionar o código de atributo “Title”. Sempre que você adicionar um novo link ao longo de seu blog, seja onde for, vá ao código HTML daquele link e adicione o seguinte, como no exemplo abaixo:

 

<a href=”URL_de_destino” title=”Descrição, palavras-chave ou frase”>

Palavra ou frase linkada</a>

 

Usando o modelo do início desse tutorial, o link do meu blog poderia ser algo como:

 

<a href=”https://ferramentasblog.com/” title=”Ferramentas Blog”>

Ferramentas Blog</a>

 

E o resultado é o mesmo. Mas quando você coloca o mouse por cima, aparecerá o título que adicionei.

 

Ferramentas Blog

 

Esse título adicionado é muito útil e importante para imagens, pois ajuda no rastreamento do link ali adicionado e indica mais informações para o visitante que passar o mouse sobre ela.

 

Técnicas de SEO para imagens são muito úteis e você deve observar isso com muito cuidado. Aqui tem mais detalhes para imagens:

 

Mais artigos sobre SEO para Blogs:

.

4 Comentários

  1. Marcos entendo profundamente a importância do "title" nas imagens mas quanto aos link fiquei em dúvida, qual a vantagem sobre os mecanismos de busca mediante a um link incorporado de tal forma ?

    Responder

  2. Abner,
    Eu também não sei se para os links o title faz algum efeito de SEO como no caso das imagens, mas é um complemento para o caso de você poder usar, por exemplo, o título da página para onde será direcionado o link quando esse está numa palavra que não é exatamente o conteúdo.

    Responder

  3. Tinha lido sobre isso, mas foi ótimo vc falar, o problema é a "mão de obra" que parece ser ter esse cuidado com as imagens dos posts…mas imagino que depois de um tempo colocar "title" torne-se até automático.

    Ótimo post!

    Responder

  4. Tenho trabalhado para melhorar meu blog e os resultados que tenho tido são graças ao Ferramentas Blog, muito obrigado Marcos, cada vez que visito este blog aprendo algo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.