Como usar o Windows Live Writer com o WordPress.org: Tutorial completo e definitivo

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

wordpress-WLWPublicar de forma profissional em um blog não diz respeito apenas à qualidade dos textos, mas também à forma como fazemos. Se você tem um blog no WordPress.org, com certeza usa o painel padrão para escrever seus posts, mas nesse tutorial vou ensinar como usar o Windows Live Writer (WLW), um poderoso e gratuito editor de posts para blog. Vou mostrar o processo completo de configuração, inclusive como corrigir alguns erros.

Se você ainda não conhece o Windows Live Writer, está perdendo tempo. Veja aqui o que já publicamos sobre esse editor de blogs:

Para quem ciou um blog no WordPress.org (com hospedagem e domínio próprios), a configuração do WLW é bem simples e começa pelo painel de controle de seu blog. Esse tutorial é longo e bem detalhado, por isso siga cada passo para que tudo funcione perfeitamente.

1. Configurando o Painel do WordPress

Abra o painel de seu blog no WordPress normalmente. Então clique no menu “Configurações” ~> “Escrita”. Nesse passo daremos as permissões de acesso:

config-escrita-wordpress

Na página que abriu, role e procure pelo item “Publicação remota” e marque a opção que diz “Ativar os protocolos de publicação XML-RPC do WordPress, Movable Type, MetaWeblog e Blogger“, exatamente como na imagem abaixo:

ativar-XML-RPC-wordpress-WLW

Então role até o final e salve essa modificação clicando no botão “Salvar alterações”.

2. Configurando o Windows Live Writer para seu blog

Agora vamos ao editor Windows Live Writer para configurar sua conta. Claro que você precisa já ter o programa (que é totalmente gratuito) instalado em seu PC.

Ao adicionar uma conta de blog, pode clicar no menu ou no botão para tal, aparecerá uma janela como a que segue na imagem. então marque a opção “Outro serviço de blog”:

add-blog-wp-wlw-01

Clique em próximo para você adicionar os dados de seu blog.

add-blog-wp-wlw-02

Nesse ponto coloque o endereço real de seu blog, o mesmo que as pessoas digitam para acessar sua página. Então coloque os dados de seu painel do WordPress, nome de usuário e senha, exatamente como você acessa seu painel. Outra vez clique em “Próximo”.

Agora começa o processo de configuração automática de seu blog no WLW.

add-blog-wp-wlw-03

Se tudo terminar bem e nenhum erro surgir, você terá de adicionar um nome para esse blog e já pode escrever seus artigos diretamente em seu blog a partir do Windows Live Writer.

3. Corrigir erro XmlRpc server: Resposta de Servidor Inválida

Pode acontecer de o processo ser interrompido por conta de um erro de acesso ao seu blog. Será uma janela como essa da imagem abaixo:

add-blog-wp-wlw-04-erro

 

Esse erro dá como inválida a resposta do servidor de seu blog do WordPress, chamado aqui de “XmlRpc server”.

Para corrigir isso você terá que acessar seus arquivos de configuração via FTP. Na pasta onde está instalado seu blog WordPress, procure pela seguinte pasta: “wp-includes” e procure pelo arquivo “class-IXR.php”.

Você terá que abrir esse arquivo em seu computador para editar uma linha dele. Pode abrir até no Bloco de notas.

Procure pela linha que contenha:

$length = strlen($xml);

E troque por:

$length = strlen($xml)+3;

É uma mudança bem sutil, mas significativa. Agora é só voltar ao início desse tutorial e refazer os passos que tudo funcionará bem.

Mais tutoriais para o WordPress e Windows Live Writer:

.

12 Comentários

  1. Pingback: 15 temas de layout grátis para WordPress 3.0 – Theme | [ Ferramentas Blog ]

  2. Olá parebésn pelo artigo. A muito tempo venho tentando postar meus artigos com o Windows Livre Writer, porem sem sucesso. Já li N tutorias, com dicas e truques, porem nada nunciona, já entre em contrato do o suporte do provendor onde meu blog esta hospedado e nada foi feito para sanar meu problema.
    att

    Responder

    • O problema do Sandro pode ser o de muitos e aconteceu comigo também. Atenção: Agora não vejo o tema de edição mas consigo postar. Se você não se importar com isso faça a configuração.

      Não conseguia de jeito nenhum. No meu caso, resolvi da seguinte maneira:

      1.Fiz toda a configuração ensinada aqui pelo grande [Ferramentas Blog]
      2. O problema estava na configuração do WLWriter. Colocava os dados conforme acima a nada. O erro estava no campo do Endereço de postagem remota (onde aparece algo como http://…/xmlrpc.php), coloque
      http://www.seudominio.com/xmlrpc.php

      Depois de trocentas tentativas, inclusive encaminhando para o endereço do arquivo no servidor, consegui!

      Espero ter ajudado.

      Responder

  3. Uma luz!
    Não precisei utilizar a segunda opção mas uma vez tentei usar o wlw em um blog e desisti por não conseguir de jeito nenhum.
    Se tivesse visto este post antes talvez o projeto tivesse ido pra frente. rsrsr

    Responder

  4. Boa noite,

    No meu caso, tive que escolher o tipo de blog WordPress 2.2+ e alterar a URL, para [link suprimido].

    Estava fazendo pela categoria de blog WordPress, e por isso, mesmo alterando o codigo descrito no tutorial, ainda dava o erro.

    Agora estou com o tema atualizado, e ja estou postando.

    Obrigado.

    Responder

  5. Olá Marcos,

    Parabéns pelo seu post! Procurei muito por esta solução. Quando migrei meu blog de um serviço de hospedagem no exterior para um brasileiro passei a ter este problema e não consegui achar algo por muito tempo.

    Acho que vale acrescentar que o Word 2013 (ainda em preview) tem um template de post de blog (Você pode escolher isto quando cria um documento) e que também publica direto no blog. Estou no momento avaliando se ele substituirá o Live Writter (que é bom também).

    No Word também não funcionava, e após as mudanças que fiz passou a funcionar bem.

    Obrigado,

    Igor.

    Responder

  6. Cara ja no meu caso, nunca consegui, vi este post na esperança, mais ainda nada. Se alguem me ajudar eu agradeço. no meu caso aparece a janela para eu selecionar o tipo de blog, ai eu seleciona WP e emaixo para eu colocar o: xmlrpc.php. ai eu fico. Nao passo daí, tentei o exemplo de um que comentou e nao da certo.
    O meu nao aparece a janela para marcar como mostra no tutorial acima. O que faço.
    Preciso de ajuda. meu site é novo, comecei agora [link suprimido]

    Responder

  7. Boa tarde MArcos , tentei de tudo conforme descreve acima , mas não deu meu servidor a host gator me enviou algumas linha mas tb nao encontrei segue abaixo o enviado:
    OBS: Caso utilize a plataforma Windows e após a instalação não consiga adicionar seu Blog ao Windows Live Writer, mesmo após atualizar seu Blog, acesse seu gerenciador de arquivos e na pasta que instalou o Blog, realize o seguinte procedimento:

    1. Abra o arquivo class-IXR.php (dentro de “wp-includes”)

    2. Localize a linha $length = strlen(org.apache.velocity.tools.generic.XmlTool@4d8e0b7d);

    3. Substitua por $length = strlen(org.apache.velocity.tools.generic.XmlTool@4d8e0b7d)+3;

    4. Salve o arquivo, subindo novamente para sua hospedagem.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.