Como usar Texto Âncora em seu Blog: Anchor Text

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muitos blogueiros desconhecem a importância de otimizar os links que aparecem dentro de seus artigos, integrados ao conteúdo e acabam perdendo boa indexação no Google. Os Textos Âncoras (anchor text) são a forma mais natural de indicar um link integrado naturalmente ao conteúdo do post, ajudando a gerar relevância para o artigo e dizendo ao Google a que se refere exatamente aquela informação indicada. Saber usar os Textos Âncoras melhorar a navegabilidade do seu blog e é uma técnica de SEO muito importante.

Identificar os Textos Âncoras (anchor text) é muito fácil e todos sabemos do que se trata. Ao longo de um texto que publicamos no Blog podemos indicar links diretamente nas palavras chave ou expressões chave mais importantes. É comum fazermos isso quando queremos citar o título de um artigo e basta a pessoa clicar no título para ser direcionada. É como usar links que apontam para dentro ou fora do seu Blog:

Nesse trecho inicial do artigo você viu isso funcionando duas vezes: uma onde lincamos “palavras chave e expressões chave” para indicar onde você pode ler mais sobre aquele assunto; e outra no título do artigo sobre links internos e externos.

Qualidade dos links e conteúdo

Saber criar bons textos âncora para o seu blog é uma técnica de SEO aplicável para melhorar a qualidade e relevância de um conteúdo, indicando ao Google o que e como algum link deve ser seguido e como isso integra o seu blog. É uma prática que é ensinada no Guia do Google para Iniciantes em Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (arquivo PDF).

E mais recentemente a Google atualizou o algoritmo para determinar a relevância e qualidade desse tipo de link integrado ao conteúdo, justamente para melhorar a interpretação desse tipo de prática:

Better interpretation and use of anchor text. We’ve improved systems we use to interpret and use anchor text, and determine how relevant a given anchor might be for a given query and website.” (em Inside Search)

Numa tradução livre, seria:

Melhor interpretação e uso de Texto Âncora. Nos melhoramos o sistema que usamos para interpretar e usar texto âncora, determinando quão relevante uma âncora pode ser para uma pesquisa ou site.

Se a Google está se preocupando em interpretar melhor esses links dados dentro dos textos, buscando uma maior relevância, somos obrigados a trabalhar melhor nossa forma de usá-los. Lembrando que não pode haver exageros na otimização, mas deve ser algo natural dentro de seu texto e suas práticas no Blog.

Como usar Texto Âncora (Anchor Text) no Blog

Não há segredo nessa prática e todos nós já sabemos como adicionar links num trecho de texto ou em palavras dentro dos textos de nossos blogs. Quem usa o Blogger ou o WordPress nem mesmo precisa usa o código HTML na hora de criar os links, já que há botões no editor de texto que fazem esse trabalho.

É preciso observar alguns pontos no código para saber usar bem esse recurso. O código HTML para criar links (textos âncoras) é mais ou menos assim:

<a href=”http://www.EndereçoURL.com” title=”Descrição do link”>Texto Âncora</a>

Para não precisar escrever tudo isso diretamente no código, os editores de texto para seu Blog já fazem isso quando você clica no botão para criar um novo link.

No Blogger basta clicar no botão “Link” e na janela que abrir adicionar o endereço desejado para onde o link irá apontar:

O problema do Blogger é que, para adicionar a Tag Title será preciso ir no botão HTML do editor de postagens para adicionar manualmente, pois não dá pra fazer pela tela padrão. (abaixo explico do que se trata essa tag)

Já no WordPress.org o procedimento é mais completo e permite adicionar a Tag Title diretamente pela tela de criação de links. você clica no botão que tem o desenho de uma pequena corrente para criar o link:

É importante observar alguns detalhes no hora de criar um Texto Âncora eficiente dentro de seus artigos:

Texto âncora exato =O texto que será adicionado o link deve conter palavras exatas com relação do link ou ao conteúdo para onde aponta. É muito ruim âncoras do tipo “Clique aqui” que não dizem nada sobre para onde vão ou qual o tipo de conteúdo, mesmo que esteja implícito.

Palavras chave =Use palavras chave para criar os Textos Âncoras de forma a otimizar marcadores e tags de dentro do seu blog. É bom que essas palavras também estejam presentes na estrutura do link.

Relação com o conteúdo =Só crie Textos Âncoras que tenha relação direta com o conteúdo do artigo em questão, com palavras chave bem escolhidas e bem distribuídas ao longo do conteúdo de forma que seja relevante e coerente para quem lê.

Links exatos =como já disse, crie links exatos, que apontem diretamente para um conteúdo específico, bem relacionado e contextualizado com o assunto. De preferência links exatos com texto exato do título para onde apontam.

Tag Title = Não é extremamente importante usar isso e normalmente é uma repetição de palavras. O que está no texto âncora está na tag Title. Essa tag é importante para a acessibilidade da página, pois muitas pessoas que não enxergam bem ou tem algum nível de deficiência, navagem usando aplicativos que leem o conteúdo para elas. O Google gosta de acessibilidade.

Seguindo esses passos recorrentemente em seu blog, sempre que for usar ou indicar um novo link, suas chances de ser considerado de forma mais relevante e útil para o Google é maior. Torna o seu blog mais navegável e fácil de interagir pelo público leitor e mantém uma estrutura coerente no código fonte do seu Blog. São fatores importantes para melhorar o SEO do seu Blog.

Isso não vai afetar diretamente o ranking do seu Blog no Google, nem fazer que seu conteúdo se posicione melhor da noite para o dia. Essa é uma das práticas recomendadas dentre as dezenas que existem. É sempre bom estudar e aprender mais sobre práticas de SEO que tornam o seu blog mais amigável ao Google. A soma desses fatores, a médio/longo prazo, melhorarão suas chances de aparecer nos resultados.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

19 Comentários

  1. Olá Marcos, parabéns pelo post, sempre bem explicativo e de fácil entendimento, vou aplicar as dicas nas postagem do meu blog. E depois ver os resultados nos motores de busca.

    Responder

  2. Parabéns Marcos Lemos, como sempre um ótimo post, é sempre importante lembrar das principais técnicas de SEO para que a um médio/longo prazo tenhamos um blog mais amigável ao Google.

    Responder

  3. Interessante o artigo Marcos!
    O desafio fica por conta de se atenta para cada um desses detalhes né… Mas é isso aí, estamos no mundo SEO rsrsrs…

    Responder

  4. Olá Marcos. Quando temos um blog em início de atividade é muito mais complicado inserir textos âncoras, devido ao pequeno número de post para assim o fazer. Mas tenho visto muitos blogueiros utilizando esta técnica e afirmando que o google têm melhorado os seus percentuais referentes à taxa de rejeição e à relevância.

    Esta é realmente uma boa técnica de SEO e deve ajudar a melhorar bastante os nossos posicionamentos no motores de busca. A medida que eu for escrevendo mais posts, certamente utilizarei esta técnica.

    Obrigado pela dica e boas postagens!!!

    Responder

  5. São excelentes dicas Marcos, sem contar também que aumenta as page-views e diminui rejeição por fazer o leitor abrir aquele determinado link em Texto Âncora. Em meus artigos sempre utilizo essa técnica, pois sei a importância que ela traz para nossos blogs. Abraço.

    Responder

      • Se não me engano, o que ele quis saber foi se existe um plugin que detecte uma determinada palavra chave em um texto, faça uma busca no bando de dados por um post que contenha aquela palavra chave, e assim linkar para tal post naquela palavra chave.

        Por exemplo, fiz um post a dois meses com o titulo “Como ganhar dinheiro.”

        E hoje fiz um post no qual no corpo do post contém as palavras chave “como ganhar dinheiro”, e então o plugin linkaria essas palavras chave para o post com o titulo “Como ganhar dinheiro.”

        Responder

  6. É uma técnica, ao meu ver, básica, que todo blogueiro(etc) deveria saber.

    A Tag Title tem uma grande importância, tanto para os usuários comuns, como para os usuários que usam aplicativos para ler o texto, como por exemplo, colocar uma curta descrição dizendo para onde o link vai levar, apesar de parece lógico, em muitas ocasiões temos que clicar pra saber exatamente onde vai dar.

    Parabéns pelo post =)

    Responder

  7. Pingback: 7 DICAS EFICAZES PARA OTIMIZAR SEU BLOG | Ganhar Dinheiro

  8. Olá Marcos,
    Parabéns pelo artigo, sua explicação é muito didática. Estou começando a aprender sobre SEO e estava procurando saber o que é texto âncora e estava difícil encontrar alguém falando de forma simples de se entender. Obrigado pelo artigo, me ajudou muito.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.