Como voltar a URL do Blogger para o padrão “blogspot.com” sem o país

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Agora os blogs no Blogger têm um endereço URL específico para cada país, o que mudou por redirecionamento para todos os blogs que não usam domínio próprio. Assim o endereço do seu blog é forçado para http://NOMEdoBLOG.blogspot.com.br. Esse final “.br” afetou o funcionamento de alguns recursos do Blog e até afetou o SEO fazendo blogs perderem visitas. É possível evitar essa migração e manter o endereço do seu blog como era antes, apenas http://NOMEdoBLOG.blogspot.com fazendo tudo voltar ao normal.

Para quem não se inteirou da novidade, recomendo que leia sobre a mudança que o Blogger está fazendo em todos os endereços que blogs que usam a URL padrão e gratuita do serviço. Isso vem desde Março/2012 e muita gente não gostou:

Isto é um redirecionamento automático que, mesmo digitando o endereço sem o “.br” no final, o visitante é levado para a nova URL. O que sabemos é que isso afetou negativamente muitos blogs, fazendo parar de funcionar alguns gadgets (elementos de página), principalmente o recurso de “Artigos Relacionados com imagens“, piorou a indexação de muitos blogs nos resultados do Google e até fez perder receita nos ganhos com o AdSense.

Mas é possível reverter isso.

Voltar para a URL padrão do Blogger

Para voltar à URL padrão do Blogger, bloqueando o redirecionamento automático e seu blog continuar funcionando sem essa novidade, basta adicionar um pequeno trecho de código que para o redirecionamento e mantém o visitante no endereço antigo e normal.

Em meus testes isso não afeta o funcionamento do Blog e os recursos que estavam dando erro voltaram a funcionar sem problemas. Também não tive problemas de indexação.

Abra o painel do seu blog no Blogger, clique no menu “Modelo” e em seguida no botão “Editar HTML” para abrir o código fonte do seu blog.

Dentro do código fonte do seu blog, procure pela seguinte linha:

<head>

Imediatamente ABAIXO dela, cole o seguinte trecho, sem modificar nada:

<script type="text/javascript">
var blog = document.location.hostname;
var slug = document.location.pathname;
var ctld = blog.substr(blog.lastIndexOf("."));
if (ctld != ".com") {
var ncr = "http://" + blog.substr(0, blog.indexOf("."));
ncr += ".blogspot.com/ncr" + slug;
window.location.replace(ncr);}
</script>

Salve o modelo e abra o seu blog para ver o resultado. O esperado é que o Blog não abra mais com o endereço terminado em “.br”. Se preferir, esse trecho de código também pode ser colocada dentro de um gadget do tipo “HTML/JavaScript”.

Você pode ver funcionando em um de meus blogs de teste: http://testandobloggerfb.blogspot.com/. Note que o endereço dele não será redirecionado, mantendo a URL padrão do Blogger.

Isso bastará para que seu blog volte a funcionar como antes.

Se este primeiro não funcionar, tente o seguinte código – mas não use os dois ao mesmo tempo. Por isso é recomendável que você teste antes de aplicar em seu blog principal:

<script type='text/javascript'>
if ((window.location.href.toString().indexOf('.com.br/'))>'1') {
window.location.href =window.location.href.toString().replace('.blogspot.com.br/','.blogspot.com/ncr/');
}
</script>

Salve e veja se funcionou.

Depois comente abaixo dizendo qual dos dois códigos funcionou melhor em seu blog.

.

68 Comentários

    • Anderson,
      Obrigado por avisar.
      Já corrigi o problema. Estava usando a versão do código que só funciona no Google Chrome. Agora já corrigi inclusive no código do artigo e funcionará para todos os navegadores.

      Responder

        • No caso, Diana,
          Teríamos que adicionar um trecho para substituir também o final para “.jp” e para cada outro país. Isso ficaria muito grande no código, então deve-se priorizar o país de onde mais se recebe visitas.

          Responder

  1. Pingback: Gadget de Artigos Relacionados com imagens para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  2. Muito bom, funcionou pefeitamente nos navegadores; Mozilla 12.0[The best], Chrome 18.0, Comet Bird 11.0 e a porcaria do Explorer 9.0

    Minha dúvida é a seguinte; meu blog tem domínio próprio, e sendo assim, essa mudança do Blogger afetaria o SEO e/ou visitas que seriam através feitas por buscadores?

    Abç!

    Responder

  3. Marcos,
    só uma adenda ao seu artigo, o redereccionamento ocorre por país do visitante, ou seja, no meu caso sendo de Portugal esse codigo não vai funcionar porque só funciona para visitantes do Brasil.
    Publiquei um artigo sobre isso meu blogue com uma solução criada pelo Emilio Cobos.

    Espero que ajude.

    Abraço. 🙂

    Responder

  4. Olá Marcos.Eu morro de medo de mudar algo no HTML do meu blog(dá p/ perceber q sou bem leiga no assunto rsrsrsr)Aí coloquei o código q vc forneceu, no gaget HTML java script e deu certo o br se foi.Agora uma pergunta q não quer calar e as pessoas q conheceram meu blog dps do br(inclusive em algumas marcas de fotos(de meus trabalhos de artesanato) coloquei o br)essas pessoas não vão encontrar meu blog?Obrigada por suas dicas, gosto de seu blog pq vc ajuda quem sabe muito e tb quem sabe muito pouco como eu.Bjs

    Responder

  5. Muito boa a dica. Realmente, a mudança do blogger de adicionar o .br influenciou na indexação.

    Já fiz a mudança e ficou ótimo.

    Obrigado e parabéns pela iniciativa de compartilhar.

    Responder

  6. Olá Marcos,descobrí sua postagem através da Inês.Gostaria de saber se o fato de eu não conseguir postar comentários em blogs que não tem janelinha pop up tem a ver com esta mudança.Isso está me tirando do sério porque já pesquisei,participei de fóruns e nada,ninguém tem a resposta,já desisti do meu blog 2 por isso e não gostaria de desistir do Blog 1 que gosto muito,obrigada!

    Responder

      • Hum então tá Marcos!
        De qualquer forma obrigada,fiz todo o processo,deu certo,agora vou tentar comentar de novo em blogs que sigo,se der certo vou comunica-lo.Algumas amigas estão com o mesmo problema,já tentei o fórum do Blogger,mas não me responderam,enfim…
        Obrigada!

        Responder

      • Então Marcos… uma coisa que eu notei foi que em sites que divulgam links, os que tem o sistema de captar as imagens que tem nos posts, com a mudança, eles não ‘enxergam’ mais as imagens. No Clic Mais ,por exemplo, que capta as imagens que a gente tem no post pra gente escolher qual usar, tirando o br as imagens não aparecem de jeito nenhum. Foi só refazer pra br que ele as enxergou novamente.

        Responder

  7. Não entendi muito bem. Se o endereço normal redireciona (Ex: Se eu digito .com ele redireciona para .com.br) como eu posso perder visitas com isso? Acho que mudar para o padrão .com é só por uma questão estética mesmo, se supostamente você digitar errado “.com” você não vai para uma página errada ou que não existe, você vai para o endereço certo .com.br. Honestamente não consigo ver como alguém pode perder tráfego com isso.

    Responder

    • Lukas,
      Perde-se visitas porque se perde indexação no Google. O Google vê os dois endereços e considera conteúdo duplicado. Esse foi um erro da equipe do Blogger que, aparentemente, eles ainda não corrigiram. O sistema de redirecionamento está prejudicando o SEO do Blog.
      Se a pessoa visita o seu blog digitando diretamente o endereço, realmente não afeta em nada. O problema é que a grande massa de visitas vêem do Google.

      Responder

  8. Boa tarde Marcos, obrigado pela ajuda e todo seu trabalho, gostaria de saber se existe solução do problema para quem tem dominio próprio e sumiu os Artigos Relacionados ! Não entendo o que aconteceu, ja tentei tanta coisa…

    No aguardo,
    Att,
    Erison

    Responder

  9. Obrigada pelas respostas Marcos.Eu sou muito medrosa para intervir no HTML rsrsrsr, então coloquei como vc tb sugeriu por gadget e deu certo.Estou avisando tb meus seguidores.E direcionando eles para o seu blog como já te disse.Bjs um bom fim de semana e fique com DEUS

    Responder

  10. Olá, Marcos…

    Obrigado pela dica!!! Você, como sempre, facilitando a vida dos blogueiros… =)

    Uma dúvida: devido às mudanças do Blogger, não corre o risco de posteriormente a equipe do Blogger bloquear esse código? e os links terminados em “.com.br” serão redirecionados normalmente para “.com”?

    Desde já agradeço,

    Abraços…

    by, Charles Júnior.

    Responder

  11. Marcos, me desculpe o incômodo…

    Tenho outra dúvida: eu posso cadastrar dois sitemaps diferentes para meu blog, no Ferramentas para Webmaster/Google? Por exemplo: um sitemap terminado em “.com.br” e outro somente em “.com”? Seria correto fazer isso ou meu blog corre o risco de ser punido pelo Google?

    Abraços…

    by, Charles Júnior.

    Responder

    • Charles,
      Não. Nunca registre 2 sitemaps, pois isso gera conteúdo duplicado. Faça o envio de apenas um segundo o endereço principal do seu blog, de preferência só o “…blogspot.com”.

      Responder

  12. Olá Marcos, muitas pessoas dos comentários acima dize que fez e funcionou certinho, porém em quatro dessas, visitei o site e continua aparecendo .br e não carrega a pagina. Quando a pagina está carregando, ela volta tudo novamente, ou seja ela nunca termina de carregar. Inclusive o seu blog de testes.

    Não sei se isso é questão de navegador, eu uso a última versão do Google Chrome.

    Os sites que vi com esses problemas foram:
    caonossodecadadia.blogspot.com.br; wwwmyblogpinturaarte.blogspot.com.br; ocportugal.blogspot.com.br; maisartesanatoecia.blogspot.com.br

    Responder

  13. Boa noite! O código funcionou perfeeitamente. Parabéns. Agora eu gostaria de saber se não problema nesta adição e se as ferramentas vão funcionar perfeitamente. Obrigado!

    Responder

    • Samuel,
      Como está dito no artigo, não há problema nem risco nessa mudança e ela é justamente para voltar o Blogger para o padrão, inclusive para que seus recursos afetados pela mudança voltem a funcionar.

      Responder

  14. Olá querido Marcos,

    Como sempre você ilumina nossos caminhos. Eu tenho grande tráfico de fora do Brasil e com o .br eu achei realmente que caiu um pouco as visitas. Sua solução é perfeita.

    Peace Upon You!
    Sucesso

    Responder

  15. Olá, Você botou no código pra substituir pra blogspot.com… Eu posso colocar para substituir pra .com? Se sim, eu vou colocar no meu blog =)

    Responder

    • Xande,
      Não. Para fazer isso que você quer é preciso registrar um domínio próprio. Isso é um outro procedimento. Pesquisa aqui no meu blog “como usar domínio próprio no Blogger” para saber o que você tem que fazer.

      Responder

  16. Tenho certeza que muita gente estava esperando por um tutorial do tipo. Grande parde dos blogueiros que usam o subdomínio disponibilizado pelo blogger, não gostaram da mudança do endereço. Porém o código que você disponiblizou faz com que o blog redirecione várias vezes, o que pode irritar o leitor.

    Responder

  17. Olá Marcos, utilizei o código, e tá beleza. Percebi que de uns 3 dias pra cá meu tráfego orgânico caiu exponencialmente, e fiquei com a dúvida se esta alteração poderia interferir nisso?

    Responder

    • Douglas,
      eu meus blogs eu não tive esse problema.
      É bom rever seu sitemap. Além disso, na nova atualização do algoritmo do Google, muita gente vem perdendo posição.
      Precisa ver seus dados estatísticos, palavras chave e outros detalhes para ter certeza dos motivos.

      Responder

      • Olá. Cara revi tudo e fiz os testes, no meu caso realmente o código acabou interferindo nas visitas orgânicas. Hoje resolvi testar retirando o código, e quase que instantaneamente os tráfego orgânico começou a se recuperar. Foi como se no período eu estivesse invisível ao google.

        Responder

  18. Marcos se eu quiser registrar o domínio do blog que tirei o br, preciso retirar o código que foi colocado? Eu retirei o código acima, que tinha colocado no HTML do blog, mas o br não voltou continua .com.
    Obrigada.

    Responder

    • Sara,
      Isso não tem como. É o próprio sistema do Blogger que detecta a origem da visita e toca para a extensão do país.
      Quando acesso o seu blog como http:// cavalomeu. blogspot .com ele vira automaticamente http:// cavalomeu. blogspot. com.br
      É o Blogger quem detecta onde está o visitante e abre o caminho específico.

      Responder

  19. Marcos, estou com uma grande dúvida, veja se pode me ajudar por favor… No caso quando eu for passar o link de meu blog qual a maneira correta para que fique indexado ao google, eu coloco o blogspot.com ou o blogspot.com.br, pois digitando o blogspot.com também direciona para o blogspot.com.br, mais quando pesquiso no google as paginas de qualquer blogger todos estão com o direcionamento blogspot.com e você indo no seu painel do blogger nas configurações vai estar lá o domínio http://www.nomedoblog.blogspot.com, dai minha grande dúvida, na indexação existe diferença nas terminação? pois meus links estão como blogspot.com, isso me afetará? Como meu site é para o brasil devo a partir de agora divulgar meus links como blosgpot.com.br

    Desculpa por essa enorme pergunta, mais estou com essa dificuldade.

    Parabéns pelo seu maravilhoso blog, sem comentários, um dos melhores que conheci da net, se não o melhor, continue com esse maravilho projeto.

    Responder

  20. Muito útil essa dica. Eu coloquei um site no ar, no Blogger, e mandei sitemap apenas com blogspot.com… depois percebi que tbm estava indexando com o blogspot.com.br. Obrigado por compartilhar a informação!

    Responder

  21. Eu coloquei um template novo que já trazia esta função, assim que você digita com BR e muda para COM… isso vai atrapalhar meu SEO?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.